Total de visualizações de página

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

MATURIDADE

             Conforme o passar do tempo, um círculo de criaturas se fecha em nossa volta, esperando absorver pedacinhos da dita “maturidade” adquirida não com os anos e sim com as vivências, já que conheço quem viveu 70 anos e tem a imaturidade dos 12 anos e outros de 20 anos que tem a maturidade dos 40 anos. Há pessoas que não amadurecem, apenas envelhecem.
            A maturidade humana é difícil de definir, pois é alicerçada na subjetividade. Creio que poderia usar a analogia com as frutas.  Elas verdes não são gostosas. O morango é ácido, a melancia insossa, e a pera é dura. Agora essas frutas maduras ...! Apetitosas, suculentas, doces! Assim somos nós se imaturos “ácidos e duros”, se já alcançando a maturidade, “doces, flexíveis, temperados...”
           Maturidade, é ter uma visão do mundo que extrapola o limite e o centro do eu; é ter amplitude e expansão da alma; é adquirir flexibilidade social; é gerar atitudes de aconchego. Não é que necessariamente devemos ser sábios na maturidade, mas às vezes ter uma palavra certa, um gesto exato, uma atitude norteada para com aqueles que carecem. É enfim, tirar os olhos do próprio umbigo e sair da questão “do que eu ganho com  isso?” E voltar-se para outra questão “como posso contribuir e ajudar?”
           A abençoada cegueira da juventude, aos poucos se vai embora, e com ela o egoísmo, as atitudes levianas e decepcionantes. Os olhos se abrem para a compreensão de que não adianta chorar o passado; nem cair na desilusão; ou tampouco perder o ânimo de envelhecer jovem e chegar ao fim da linha com uma reserva de amor, com a lucidez aguçada ao menos na alma, sem ser engodado pela amargura.
         Existe um espaço de tempo para que o amadurecimento pleno aconteça, variando de tempo para tempo quando se trata do amadurecimento subjetivo, pois vai depender das experiências que cada indivíduo teve, e como ele absorveu essa vivência.
         Creio que estou amadurecendo, embora para a plenitude ainda falta muito. Acho que todos nós chegamos ao fim da linha com a sensação de que ainda não somos “fruta madura no ponto... “

Marly Bastos

12 comentários:

  1. Acho que passamos a vida inteira vivendo esse ciclo de amadurecimento, Marly.
    Quando achamos que apredemos td sobre alguma coisa... Vem a vida e te esfrega na cara que vc nem terminou de ler a primeira página!

    Adorei seu post... Faz pensar! :0

    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. O melhor então, é poder viver ao nosso ponto em cada fase...
    Um lindo texto!

    Um Beijo lindona.

    ResponderExcluir
  3. Por mais que a gente pense que um dia estaremos prontos...a vida sempre nos surpreende, e amadurecer deve ser isso, aprender com cada situação.
    Bjinhos kerida amei o texto!

    ResponderExcluir
  4. A maturidade pra mim, consiste em nao cometer os mesmos erros e aprender com eles...
    Nos todos os dias aprendemos algo novo, a vida é esse eterno ciclo de aprendizagem.
    Uma ótima quarta-feira pra vc, milhoes de sorrisos :)

    ResponderExcluir
  5. Minha querida

    Quanta verdade neste texto, realmente com o passar do tempo as nossas prioridades mudam muito.

    Deixo um beijinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  6. Oi Marly, que belo esse texto. Eu estou tentando sempre amaducer mais e mais com minhas atitudes e a forma de ver melhor a vida... Amaducer nunca é demais nessa vida. Conforme o tempo passa e você vai amaducendo, a gente presta mais atenção no que as pessoas dizem do que as fazem. Na juventude aprendemos muito, mas na maturidade é que compreendemos tão bem aquele passado. Eu discordo de uma frase que diz que "amaducer é quase que morrer". Mas concordo plenamente com (Charles Chaplin). Uma pessoa pode ter uma infância triste e mesmo assim chegar a ser muito feliz na maturidade.. Da mesma forma pode nascer num berço de ouro e sentir-se enjaulada pelo resto da vida. Parabéns pelo texto, gosto de te ler. Você tem muita sabedoria quando escreve. Beijos e ótima tarde.

    Smareis

    ResponderExcluir
  7. Falando em frutas, acho que estou ficando docinha. Ao menos tenho trabalhado pra isso...rs

    Concordo contigo : idade cronológica não é sinônimo de maturidade.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Dio Cristo!!! Beringela com alface??? Mas pra que que serve esse?????
    Ui!

    O meu, pelo menos, tem um gostinho tri bom, viu?
    ;-)
    Bjs flor!

    ResponderExcluir
  9. Querida Marly, incrível, mas eu estava pensando em escrever algo parecido. Como as voltas que se dá para não crescer, amadurecer. São várias as tentativas de se evitar isso, como usar de certos artifícios para sanar qualquer dor, qualquer perda. Não vejo outra alternativa para amadurecer, se não a vivência das nossas perdas conscientes. Que seria o enfraquecimento dos egos inflados, os orgulhos, as raivas, as culpas. Quando paramos de responsabilizar outros pelas nossos atos, assumimos as causas dos desfechos dos acontecimentos mergulhando dentro de nós mesmos, podendo até doer muito, acredito ser o único caminho para amadurecermos, evoluirmos.

    Parabéns pelo texto, gostei tanto que o compartilhei no meu Face. Talvez você com suas palavras, escreveu tudo o que eu queria escrever.

    Beijos.
    Helio

    ResponderExcluir
  10. Com nossa sede de conhecimento e diante de tantas experiências novas para se vivenciar, sempre estaremos aprendendo. Alguns, nessa aprendizagem, estarão alcançando a maturidade. Os que já a possuem terão maior oportunidade de realizações.
    A MATURIDADE, como bem mencionou, nada tem a ver com a idade. Chega-se a ela pelo histórico de vida, pelas experiências acumuladas, pela abertura que se possa ter para o mundo e com sabedoria (que alguns nunca chegam a obter).

    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Quer coisa mais cativante do que delicadeza? Não acho que exista.

    Muito obrigada por passar lá e me fazer companhia no último dia de agosto, Marly. Me senti melhor já que sou péssima em despedidas...rs

    Trouxe flores pra ti. Pode colocar na janela pra primavera, que não tarda, sentir-se bem-vinda.

    ;)

    Um beijo, querida.

    ResponderExcluir
  12. A vida é uma surpresa diária, feita de escolhas.

    A boa índole prevalece, espero.

    Abraço

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]