Total de visualizações de página

domingo, 4 de janeiro de 2015

TELA DA VIDA

           

Não sei... Tenho chorado por pouco, sofrido por menos e sentido por demais. O que me deixa assim, eu não sei, talvez sejam os problemas do dia-a-dia, a falta de perspectiva na minha vida. Acho que tenho deixado de sonhar os meus sonhos e sonhado os sonhos dos outros. Tenho vivido de expectativas e frustrações, de indagações para perguntas que não tem respostas. Em todos esses meus anos de existência, poucas coisas guardo no baú da saudade ( segredos, desejos, decepções, traumas e algumas alegrias que decidi não repartir).

Recordo os caminhos de longe, e acho tão longe os caminhos de perto! Descobri que os espaços abertos da infância, não podem ser devolvidos. Os sonhos eram pequenos e simples, mas não tinham limites, eu os criava e recriava. Era autora e atora da minha história... Não tinha autonomia para quase nada, mas era dona de mim, dona da minha matéria-prima frágil, mas virgem... Intocada pelos dissabores da vida! Hoje tenho autonomia, mas sou escrava das convenções, conceitos, rótulos, imagens, palavras, juízos e definições, que bloqueiam os sentimentos e interferem nos relacionamentos verdadeiros...

Fico pensando o quando nos mascaramos para nos defendermos da matéria fosca que a vida traz... Sinto que estou deixando a vida escorrer por entre os dedos do tempo, enquanto ela devia jorrar como manancial precioso, cortando a história, fazendo trilheiros, abençoando as vidas por onde passar. 

Sinto saudades! Dos tempos de aventura, dos tempos de fantasia, dos tempos de paraíso, dos tempos da inocência, dos tempos da adolescência e da falta de consciência. Sinto saudade do colorido aguçado das coisas. Ainda há um lugar vazio, onde foi me roubado um beijo, e uma desordem por um tufão de emoções em minha vida. Eu na verdade queria ser recriada, ir me fazendo criança, trocando a experiência pela infância, o trabalho pela brincadeira, a realidade pelos contos de fadas. Trocava o galopar do cavalo alado capitalista, pelo cavalo-de-pau tão fraco quanto minhas perninhas de outrora. 

Vou vagando e divagando ao longo da minha vida e quando faço isso, acabo na escrita e... Escrevo poemas sim! E em alguns sinto que nem tudo está perdido, pois ainda me perco e me acho neles... Não sei se não sei o que sinto. Às vezes sinto que minto pra mim mesma. Fujo do doce amargo das frias conclusões, dos turbilhões que a tela irreal tece da vida. 

Preciso repintar minha história, colocar em evidência as relíquias reprimidas e buscar a mulher em mim, que me foi dada de presente, para amar e para viver de amor. Sem deixar-me abater pelas horas que partiram a vida em sonhos e transformaram meus sonhos, em realidade nua e crua...

Marly Bastos

41 comentários:

  1. Nossa! li num fôlego só. Quem não teve uma crise existencial que atire a primeira palavra.
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  2. Oi Ma...Fica assim não viu?

    Ja passei por isso.. e sou testemunha...passa.

    Vc é linda, talentosa e amada. Amada pelos seus amigos, que deixaram lindos comentários em meu blog.
    obrigada por ceder a sua poesia e o seu talento, que emoldurou tão lindamente a minha postagem.

    Viver não é para qualquer um não..viver é para os guerreiros. E sei que vc é uma guerreira. E linda!
    Bj
    Ma

    ResponderExcluir
  3. Bom dia
    Para tudo temos um tempo próprio e esse tempo deve ser vivido conscientemente.
    Ficaria mal um adulto viver num pensamento de criança ou vice-versa. Os nossos comportamentos devem ver-se pela luz daquilo que somos e do ambiente que nos rodeia.
    Muitas vezes temos de sorrir sem ter vontade e falar quando queremos e amamos o silêncio.

    A vida vai-nos ensinando.
    É bom ser criança, jovem ou adulto. Cada idade as suas coisas e os seus problemas, nunca os juntar todos numa época só.

    Ame, ame muito e liberte-se de fantasias

    ResponderExcluir
  4. Eu reconheço muitos dos sentimentos que suas palavras refletem. Pode parecer contraditório, mas a falta de autonomia no passado era uma garantia de liberdade interior. Às vezes, ser independente também significa ter que deixar o nosso cavalo-de-pau, e isso dói ainda que seja inevitável.
    Às vezes a gente se tornar uma fonte onde ous outros bebem, com os olhos fechados para não ver a água, às vezes é bom para fechar a torneira para matar a nossa sede própria. Você sabe, Marly, você pode.
    (Lembre a palavra “baldear” :) )
    Beijos, de muitas cores pra você e bom dia de domingo.
    ps.Adorei a sua foto.

    ResponderExcluir
  5. Fases... fases essas que por vezes passamos nessa nossa trajetória.. o importante é tirar as coisas boas que ela nos proporciona.. um reencontro com nós mesmas e a busca por novos caminhos e pontos primordiais que devem ser resgatados.. que muitas vezes deixamos de lado e nos vem essa sensação de abandono da vida.

    Beijoquinhas super em seu coração Marly!

    ResponderExcluir
  6. Dizem: "a vida é cor que a gente pinta", como se não houvesse pessoas e situações que insistem em borrar de cinza nossos dias....

    tem dias que parece que a gente carrega todo o peso do mundo nas costas né Marlyzinha... ficamos melancólicos, nostálgicos, questionadores, querendo achar respostas pra perguntas que nem sabemos direito o por quê de querermos saber...

    tem dias que sinto exatamente assim como descreveu...me li por inteiro nessas linhas...

    adorei o final!!
    "Preciso repintar minha história, colocar em evidência as relíquias reprimidas e buscar a mulher em mim, que me foi dada de presente, para amar e para viver de amor."

    é esse pensamento que me move!

    Um beijo, Marlyzinha!!
    Bom domingo pra ti!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia,Marly!!

    É o Paulo tem razão...tenho uma todo ano, quando minha alma sabe que preciso mudar e conscientemente ainda não fiz nada...Acontece...e passa.
    Quem sou eu para dar conselhos...mas um incentivo,podê?! Não se deixe dominar por esta sensação, acredite que pode mudar e siga o impulso, ouse, és uma mulher determinada...vai ver precisa de novos sonhos que lhe tragam esperança e vontade de realizar...Já falei demais...desculpe! Tomara que, isso tudo passe e fique bem!
    beijos!!Bom domingo!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia querida,

    Que texto é esse????? Simplesmente maravilhoso...
    Me vi em um montão de cenas... incrível o poder de ter tanta gente que passa pelas mesmas coisas que a gente né????
    Lindo sua forma de demostrar fragilidade e força...
    Mas "pra mim".... nome entender acho que você já respondeu a todas suas indagações aqui mesmo no texto querida Marly...

    "Preciso repintar minha história, colocar em evidência as relíquias reprimidas e buscar a mulher em mim, que me foi dada de presente, para amar e para viver de amor. Sem deixar-me abater pelas horas que partiram a vida em sonhos e transformaram meus sonhos, em realidade nua e crua..."

    E eu tenho certeza que você já encontrou essa mulher... Só não se deu conta ainda... E tenho uma notícia bombástica pra você: ELA SEMPRE ESTEVE AI MEU BEM...

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  9. Mas isso é "poesia a galope".
    Que lindo!

    Adorei mesmo, viu!
    Abração.

    ResponderExcluir
  10. oi Marly,

    na tela da vida,
    é melhor
    pintar uma linda paisagem,
    cheia de vida e cheia de cores,
    pois as nuvens e tempestades,
    virão mesmo,
    é da natureza,
    é necessário,
    e assim vamos tentando equilibrar sonho e realidade...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Penso que todos nós passamos por conflitos e crises...grande beijo de linda semana pra ti amiga.

    ResponderExcluir
  12. "Hoje tenho autonomia, mas sou escrava das convenções, conceitos, rótulos, imagens, palavras, juízos e definições, que bloqueiam os sentimentos e interferem nos relacionamentos verdadeiros..."

    Olha Marly, acho que esse trecho resume o post inteirinho, sabia? E é justamente sobre esse ponto de vista que venho há algum tempo lutando, enfrentando e tentando dar uma rasteira. Nos aprisionamos demais nas convenções humanas e idiotas e deixamos de gozar o que nos é devido.
    "Ando tão à flor da pele que até um beijo de novela me faz chorar..." Já ouviu esse verso numa canção? Pois é, lembrei dele ao ler o início do post. Quero que você rasgue as cortinas, ponha os muros abaixo, rompa os lacres e vá ser feliz, com todas as dores, e sabores que a vida tem pra dar. Adoro este lugar. Sempre aprendo [e reflito] algo de bom quando te faço uma visita, rsrs Beijo, querida!

    ResponderExcluir
  13. Marly,querida, visita o blog da Sibele. O último post dela está lindo e vibrante. Passa lá! Vale a pena dar uma conferida. Beijão!

    http://jornalistanofuturo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde, Marly.Sinceramente eu AMEI o que escreveu.Um auto-retrato de todas as épocas.
    Gosto muito do jeito como você escreve, e me identifiquei bastante nesse em particular.
    Bem, quem já não se sentiu em uma etapa da vida, vivendo "os sonhos dos outros"? É como se a nossa existência tivesse que passar por tais provas, para ver o que faríamos com esse aprendizado.
    No entanto, eu sei que em meio a esses conflitos, sempre haverá a força que nos conduzirá ao esclarecimento.Parabéns!Você não está sozinha nessa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Um beijo, e fique com Deus!
    OBS:a sua profundidade causa arrepios do bem!

    ResponderExcluir
  15. Achei impressionante este teu depoimento. Que veio lá do fundo de ti... E percebo-te muito bem. Vive um dia de cada vez e persegue os teus sonhos. Mesmo os mais utópicos... porque a felicidade e até a realização pessoal não está na chegada, mas sim no caminho para lá chegar.
    Querida amiga Marly, tem um bom resto de domingo e uma boa semana.
    Beijo solidário.

    ResponderExcluir
  16. Oi querida...

    mais uma vez eu posso dizer que vi minha identidade dentro do seu texto...

    acho que nem preciso dizer mais nada...pq compreendo vc demais......

    deixo pra vc meu carinho e admiração grande MULHER!

    Zil

    ResponderExcluir
  17. ...profundo!

    Amei o texto, quem nunca sentiu tudo isso?
    Affff..todos penso eu, mas difícil é ter coragem de admitir.
    E voce foi verdadeira com voce messma. Penso que esse é o primeiro passo pra gente enfrentar a vida, as crises, a aceitação.
    Tenho aprendido isso.
    Beijossssssssssssss

    ResponderExcluir
  18. Nossa li a sua historia e pensei estar lendo a minha.
    As vezes vivemos de uma forma tao monotona que esquecemos de viver de verdade, de sermos nos, de acreditarmos que podemos ser felizes, de buscarmos a linda mulher que esta dentro de nos, como vc disse.
    Acorde pensando que a cada dia Deus nos da uma folha em branco para que possamos começar um novo dia de forma diferente, para que possamos pintar um novo começo de uma linda historia.

    Boa semana linda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Gostei da sua "confissão". Não há pecados nela, mas vida e consciência. São instantes em que as respostas não chegam e , se acaso aparecem, não nos satisfazem. Passamos todos por isso. Há épocas em que não vemos horizontes e tentamos nos abrigar no passado. Mas o presente sempre retorna e uma reflexão, como a sua, pode funcionar como um empurrão, mostrando que a luz , mesmo encoberta, existe.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Olá Marly. Todos nós passamos por crises na vida. O importante você já fez: questionar os motivos e traçar uma meta no sentido de repintar tudo com as cores do arco-íris. Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Marly, minha amiga do coração
    Acho que todos nós estamos suscetíveis a essas "baixas". Ontem mesmo, eu estava hiper pensativa, aborrecida com algumas coisas que não deveriam me afetar. Mas é como vc disse, estamos amarrados a tantos nós, que às vezes nos sentimos sufocadas, sem espontaneidade, querendo nostalgicamente resgatar aquela criança lá de trás, que está presa no nosso passado. Mas, penso que é aí que está o "pulo do gato". Essa é a sinalização de que vc deve sacudir essa poeira e reconhecer que o que está em baixo desse pó superficial, é uma guerreira, vitoriosa, com uma filha linda, já com o canudo da pós-graduação acenando de pertinho pra você... Cara, além do mais vc tem esse baita talento, essa ginga, bom humor, inteligência e alegria pra manter todos ao seu lado, te amando muito. Adivinha porque? O que nós, cá de fora vemos em você, é essa pessoa incrível que num domingo chato, insosso, de Faustão e Fantástico, se dá ao direito de sentir somente uma leve tristeza.
    Minha linda Marly, vc é exemplo pra mim e pra muitas outras pessoas!! Creia em mim!Fique bem, te amo muito! Bjkas e uma semana de muito alto astral!

    ResponderExcluir
  22. O texto é lindo.
    Isso são fases da vida...e estamos aqui para superar a cada cicatriz, nos recriar cada dificuldade.

    BJs

    ResponderExcluir
  23. Marly,

    os momentos da nossa vida, muitas vezes, ou quase sempre, insistem em nos ocupar daquilo que chamamos recordar, relembrar, vir outra vez à realidade. sabemos que uns são bons, mas regra geral são os maus que prevaleçem. contudo, referes no teu post os momentos lindos de criança, e porque não divagas neles e vives, ainda, essa criança que há em ti onde tudo é um começo?
    desafia-te, faz uma loucura de criança, de preferência uma que tenhas experimentado e, ainda hoje, te faça sorrir.
    não esqueças que a vida são momentos, e este em que te encontras... não tem futuro.

    bjnho

    ResponderExcluir
  24. Olá, Marly! A grande maioria tem marcas da vida. Muitas vezes é necessário que olhemos pra nós mesmos e nos ecaremos de frente com nossa realidade. Dificil sim! Más temos que seguir e o passado não tem volta. O Mestre disse: Erga-te e EU TE Ajudarei.. Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  25. Seu texto nos reflete e nos deixa sempre a pensar;somos todoos iguais e passamos por todas essas fases...e somos fortes o suficiente para vencermos...
    Bjssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  26. MARLY UM LINDO DIA QUERIDA!!!
    SUAS LINHAS PARECE UM GRANDE DESABAFO

    ResponderExcluir
  27. Minha querida

    Desculpe adentrar assim, mas gostei muito deste texto e de tudo o que li...escrito com os dedos da alma.
    Tomei a liberdade de seguir, para voltar mais vezes.

    Um beijinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  28. Uma bela segunda feira e uma otima semana pra ti amiga...beijos e beijos.

    ResponderExcluir
  29. Puxa,Marly, que texto é esse? Lindo demais e uma grande reflexão sobre si mesma.Uma repintura às vezes é necessária sim, mas não pense que é só você,eu também tenho andado com saudades de mim,apesar de que ando muito feliz ultimamente e você sabe o porquê. Você sempre amável e doce nos seus comentários. Pois é, sou canhoto sim igual a você, mais um detalhe em comum entre a gente. Gosto disso. Sempre leio seus comentários no meu blog duas vezes,pois vêm cheios de ternura. Obrigado por tudo.Beijão e linda semana.

    ResponderExcluir
  30. Voltei rs rs. Sobre o vermelho fiz mesmo de propósito para aparecer mais um pouquinho, então tinha que fazer diferente, né? Beijossssss

    ResponderExcluir
  31. Que Deus abençoe você
    e a mim também.
    Que a nossa amizade tão linda
    nunca chegue ao Fim.
    Que a paz que trago no
    peito seja cada dia maior.
    Que sinceridade seja
    minha maior virtude
    Que o amor que sinto no coração
    seja tão grande
    o maior que uma pessoa pode ter.
    Que sua semana seja uma
    benção Divina.
    Com carinho beijos no coração,,Evanir..

    ResponderExcluir
  32. hsauhs...blog mara....ameiiiiiiii
    hehe

    tenha uma ótima semaninha!

    seguindo vc..

    ResponderExcluir
  33. Querida Marly, mais dia menos dia, verás que esse sentimento de inqueietação e frustação desaparece sen te dares conta disso. Todo o ser humano, ( uns mais do que outros), em sua vida se sentiu assim. A tua extrema sensibilidade, é notória em teu texto( desabafo),faz com que sintas um vazio dentro de ti...seja saudade do tempo da infância ou seja a estranha sensação de falta de motivação como se um cansaço interior tomasse conta de ti. Acredita, minha querida, que já passei por isso inúmeras vezes e levanto-me de imediato para não cair em depressão. És linda e jovem, tens a vida à tua frente para viver.O facto de teres a coragem de escrever este maravilhoso texto,uma reflexão sobre ti mesma, mostra quanta força existe em ti.Não é qualquer um que, escreve com a tua transparência, os seus sentimentos.Nós só crescemos interiormente, quando somos donos dessa tua coragem. Pelo belo texto, pela tua coragem, pelas tuas saudades, pelas tuas frustações e pelo que de bom a vida te reserva, envio-te um grande abraço e uma vénia merecida.
    Bjito em teu coração. Quando voltar ao teu blog, vou ver uma foto de uma cara linda a sorrir:)

    ResponderExcluir
  34. Normalmente nao sei o que dizer em posts assim, porque é muito complicado esse sentir de pessoa pra pessoa. Até porque nao sei se escreveu hoje, ou ontem, e se é a protagonista. No meu blog nem tudo é verdade e nem tudo é mentira rs
    Mas se por acaso for você, Marlyzinha, acho uma delícia poder ler teus desabafos e assim ver que nao sou a única em questionar, só que eu sou o tipo que fico na minha, nao me exponho nem pra ninguém e nem no blog. Por isso achei bonito e legal essa iniciativa, essa vontade de escancarar sem vergonha o que te passou por esse determinado momento.
    Sinta-se abracada, doce amiga!

    ResponderExcluir
  35. Já lhe disse o qto me identifico aqui, mas não me lembro de ter lhe contado minha estória pra resumí-la aqui de forma brilhante!!! Marly felizes nós que conseguimos ainda chorar e matar um leão por dia pra ser Feliz, tem gente que não consegue mais, simplesmente desiste.
    Bj flor

    ResponderExcluir
  36. Oh minha linda!
    As vezes comungo esse mesmo estado de espírito que vc descreveu com muita sensibilidade.
    Mas tenho certeza de que só ficou a beleza das tuas palavras, a tristeza já foi embora. E nesse momento só ficaram o seu jeito doce e alegre que encanta a todos.
    beijo grande.

    ResponderExcluir
  37. Desculpe, mas preciso muito discordar em "Tela Da Vida". As convenções são mesmo sufocantes, mas sonhos nascem em qualquer lugar. Nascem em forma de flor em campo aberto, nascem em forma de matinhos que se atrevem a lançar folhinhas na fresta da calçada, e nascem até na forma de bolor nos lugares mais reclusos e mal ventilados. Acredite sempre. E tem mais, a escrita não é qualquer coisa não, ela é uma dádiva que está a serviço dos de alma vasta. Continue escrevendo, mas traga sonhos para o papel também, linda. Desculpe mesmo. Fiquei com muita vontade de saber feliz pelo quanto você me alegra com sua atenção aos meus textos. Beijos! Uma semana mágica pra você!

    ResponderExcluir
  38. Querida Marly,
    Nossa vida é assim, com altos e baixos. Às vezes, em breves momentos, esta melancolia nos acomete,mas passa, como tudo passa.
    Na avaliação geral, vamos concluir que até hoje os ganhos foram maiores. Cada fase de nossa vida vem com alegrias e tristezas. E vamos passando, vencendo obstáculos e sentindo saudades.
    Na poesia, está toda força que um poeta precisa para atravessar as ondas mais altas da vida.
    Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  39. Oi Marly, eu devorei esse texto de uma forma,como eu estivesse dentro desse texto, e essa fosse a minha história. O melhor texto pra mim, é aquele que te ler, em vez de vc o ler. me sinto assim também... Sinto saudades! Dos tempos de aventura, dos tempos de fantasia, dos tempos de paraíso, dos tempos da inocência, dos tempos da adolescência e da falta de consciência. Sinto saudade do colorido aguçado das coisas. Ainda há um lugar vazio, onde foi me roubado um beijo, e uma desordem por um tufão de emoções em minha vida. Eu na verdade queria ser recriada, ir me fazendo criança, trocando a experiência pela infância, o trabalho pela brincadeira, a realidade pelos contos de fadas. essa melancolia as vezes me pega, mas logo passa, e a vida segue. Gosto muito de ler o que você escreve. Um beijo no coração e ótima semana.

    ResponderExcluir
  40. Menina linda,

    Simplesmente viva e faça o que tiver vontade... pq se não fizer isso, vão falar mal de vc do mesmo jeiro... O mundo é cruel, então o segredo é relaxar e gozar...

    Abraços

    Alexandre
    http://soupretomassoulimpinho.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  41. Marly(com Y),apesar do nome diferente,como você afirma os sentimentos,em determinadas fases da vida,se assemelham...também já vivi esta fase,de achar que estava representando um papel que não era meu,num palco pertencente a outra pessoa...de estar desvivendo,de querer abandonar a máscara,de voltar no tempo e ter meus sonhos de volta.
    Passou,como tudo passa(olha o clichê!!!)e hoje me sinto bem,dona de minha vida???,não sei,mas sei que nada é irremediável,até o pior sofrimento passa...
    Vou sortear um pensamento para você,como se eu fosse a dona de um realejo e,você,linda jovem a perguntar de sua "sorte".
    "O MOMENTO REQUER CORAGEM PARA ENFRENTAR O DESCONHECIDO QUE LHE ACENA COM NOVAS CHANCES.MAS,PARA ENCARÁ-LAS,VOCÊ DEVE SE LIVRAR DO EXCESSO DE BAGAGEM.O PASSADO QUE FIQUE NO SEU LUGAR."
    Bjssssss,Leninha

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]