Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

SOU UMA SOBREVIVENTE DA MINHA INFÂNCIA!


             Fico pensando: “Meu Deus, eu sou uma sobrevivente da minha infância! Se tivesse nascido nesses tempos atuais e meus mais me criassem como fui criada, eu acho que não tinha passado de um esperma perdido (na camisinha).”
            Hoje na escola teve uma discussão cerrada, pois os sabonetes “Pompom” estavam por  32 dias para a validade vencer,  e houve reunião de quem cuida das crianças de 1 a 4 anos, para saberem o que fariam  com os sabonetes, pois temiam  causar irritações na pele dos meninos... Fiquei pensando, 32 dias pra vencer os sabonetes e estão nesse entojo. Eu nem sabia que sabonete vencia!
            Enquanto discutiam, eu comecei a recordar fatos da minha infância...
            Eu tomava banho com “sabão de bola”, aquele feito com soda caustica e gordura. Diz-se de bola, por que é enrolado com as mãos fazendo uma bola mesmo. Nunca tive alergia, nem irritação e a gente usava enquanto tivesse, quando estava acabando minha mãe fazia mais.
            O vermífugo meu e dos meus irmãos era creolina com leite. Meu pai pingava creolina no copo e espremia as tetas da vaca tirando um leite espumoso. Seria gostoso, se tirasse as gotas da creolina. Eu lembro que arrotava “privada de rodoviária” a manhã toda. Minha mãe, ainda fazia chá de chifre queimado pra extirpar com mais segurança os bichinhos da barriga. Tomei tanto chá de corno sapecado, que hoje se ouço falar nisso fujo como o diabo da cruz. E uma vez por semana ainda tinha que tomar óleo de Rícino para dar um purgante. Coitadinhas das lombrigas, mal chegavam à adolescência e já morriam. Era marcação cerrada!
            E os piolhos? Minha mãe quando via a coceira que a gente de repente arranjava na cabeça, enchia uma bomba (aquelas de lata que fazia fuc- fuc) de "Mafú ou Detefon" (alguém lembra do cheiro?) e esborrifava na nossa cabeça. E ainda mandava ficar no sol pra matar mais depressa os piolhos. Eu confesso que ficava tonta, meio enjoada, mas sobrevivi. Claro, estou aqui né? Linda, corada e cheia de graça...
            Nunca tive cáries quando criança! E pensam que eu gostava de escovar os dentes? Ficava mais de hora escondida debaixo da cantoneira do filtro de água, por preguiça de fazer a higiene bucal. Minhas pernas formigavam e quando saia do esconderijo, ainda era obrigada por minha mãe e escovar os dentes e pentear os cabelos (piolhentos).
            Tomava água direto da bica e minas, andava descalço, comia resina de árvores (que não tinha gosto de nada, mas com certeza era rica em bactérias e micróbios), brincava com ninhadas de ratinhos fofinhos e cor de rosa (não duravam muito e claro era escondido dos meus pais), fazia coleção de lagartas de várias cores, e a gente comia o que achava na frente (se fosse veneno, no máximo tínhamos vomitação, ou seja, colocava tudo pra fora e ficava bem).
            Brincávamos de Tarzan, passando de uma margem a outra do rio agarrados num cipó, quanto mais fundo fosse o local, mais emocionante (detalhe, ninguém sabia nadar... Eu ainda só nado “cachorrinho”). Como é que ninguém morreu afogado, meu Deus?
            Bem, a reunião acabou, anotei na Ata que os sabonetes serão recolhidos da creche, por causa da validade “quase” vencida, onde a equipe chegou a conclusão de que as crianças correm riscos de terem irritações se continuarem a usá-los.
            Acho que essas frágeis crianças deviam tomar a famosa Emulsão Scotch! Aquela mesmo: Com aquele rótulo do homem com o peixe nas costas e logo abaixo dizendo: Óleo de fígado de bacalhau. Vale à pena tentar, pois eu tomei aquilo todos os dias da minha infância (e não podia vomitar, senão tomava de novo), e estou quase na terceira idade e com uma saúde de ferro!
            Enfim, não sei como sobrevivi nesse velho mundo louco (pode ter sido a Emulsão Scotch), e com certeza, os olhos de Deus que não desgrudavam de mim.
                                             Marly Bastos

27 comentários:

  1. Oi Marly

    Sensacional!!!!!
    Eu acho que frescurite faz um mal pior que sabonete pom pom vencido.....rsrsrs
    Ja pensou um menino desses com bicho de pé?
    Morria na hora.... Ele a mãe e a professora!
    Adotri

    bjo procê

    ResponderExcluir
  2. srsrsrs

    Me deleitei de rir aqui...sério!!
    Quanta frescura hoje em dia...

    Acho que temos a msma iade e a mesma origem..rsrs

    Dilicia Mazinha..

    Beijinho...

    ResponderExcluir
  3. Que texto fantástico deveria ser impresso e distribuído nesse Brasil à fora ...
    Me diverti e gostei de imaginar o teu mundo, que é tão parecido ou igual, ao meu.

    Um beijo contente, e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Marly querida,Bom dia!!!
    Custei,mas consegui chegar,ufa!

    Sabe,amiga,também tomei Emulsão de Scott,tomei Calcigenol,Chá de picão,de macaé e vários outros que minha avó preparava e estou aqui com 7.3,muito bem,obrigada...estas crianças não criam anticorpos e com qualquer ventinho,adoecem.
    Poderia ficar horas falando sobre as semelhanças de nossas vidas,mas o relógio me lembra que "já é hora de dormir,não espere mamãe mandar".............................
    Bjsssss e um linndo finde,
    Leninha

    ResponderExcluir
  5. Há um exagero demasiado com determinados cuidados hoje, a ponto de impedirem que o próprio organismo das crianças criem defesas naturais.

    Eu sinto até hoje na boca o gosto da tal Emulsão de Scoth. E ainda faltou você falar de um tal de Uvilon, remédio para vermes que quase matava a gente mais do que os vermes de tão ruim. hahahaha! Minha mãe dava com uma colher e ficava com um chinelo na outra mão para o caso da gente vomitar.rsrs.

    Acho que nem o passado como foi e nem o presente como está. É preciso mais sensatez por parte de alguns pais da nova geração, senão vão ter que colocar seus filhos em verdadeiras redomas de vidro ou plástico (esterilizado, rsrs). Abraços, Marly. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  6. Rsrsrs... ´
    também gostei imenso Marly e também não sabia que o sabonete vencia...
    bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  7. marly, querida amiga,
    fico, por fim, imensamente feliz por poder reencontrar-te nesta blogosfera cada vez mais instável e surpreendente. nos últimos dias o teu blogue desaparecera e qualquer tentava de contacto morria na própria intenção. agora, sim, aqui estás, e com rosto próprio e link acessível.
    quanto ao texto: a admirável agudeza de espírito que sempre te caracteriza. vivemos tempos em que tudo é controlado, vistoriado e aferido, mas vivemos em absoluta amargura e medo. para quê, afinal? porquê, afinal? estou como tu: ainda bem que sobrevivi à minha infância. o mais curioso? tenho uma saudade imensa desses tempos...
    beijinho embrulhado na nostalgia das tuas palavras!

    ResponderExcluir
  8. Minha bochechinha rosada!
    Te amo com todas as letras.Vs me levou num passado tão distante,onde pude reviver meus dias tão parecidos com os seus,sou mudou o Estado e a cidade,mas sei que tudo isso foi vivido num País chamado Brasil...
    Estou de pé te aplaudindo e com vontade de sentar num cantinho só eu e vc para recordarmos mais acontecimentos que a vida nos ofereceu,kkkkkkkkkk
    bjs minha flor de primavera!

    ResponderExcluir
  9. Amiga, boa tarde.Eu adoro você, mas tenho de dizer que foi muito corajosa ao tomar a emulsão.
    Eu acho que eu vomitaria tudo e mais uma vez!Rrsrs.
    Você está certa, hoje em dia as crianças não aguentam nada e nem se expõem, mas devido eu creio, ao cuidado dos pais atuais.
    Antes, a criança era mais livre, e os pais não achavam que ficariam doentes por se expor demais.
    Na selva de pedra de hoje, é assim mesmo.
    Quanto aos piolhos, do cheiro do produto, disso eu lembro bem.
    Certa vez minha mãe raspou a minha cabeça praticamente, e passou um desses produtos brancos.Foi horrível.
    Meus cabelos depois disso, graças à Deus, continuaram lindos!Rrs!
    Um beijo grande e excelente fim de semana!

    ResponderExcluir
  10. Tens toda a razão, Marly!
    Somos uns autênticos sobreviventes!
    Beijinhos.... ó sobrevivente linda!

    ResponderExcluir
  11. Olha, minha querida, que eu sou fresca mas esse negócio de sabonete que vai vencer em 32 dias é o cúmulo!

    E lendo sobre a tua infância, só posso constatar que tu tem o corpo fechado, viu? Te contar que gostava de desafiar o perigo...rs

    Beijos, abraços e muuuuuuito brigadeiro caprichado pra ti nesse fds! Ui!

    =D

    ResponderExcluir
  12. Marly, você me levou de volta à infância. Sei bem o que é isso e estou aqui, bem viva. Nunca soube o que era validade, até os tempos atuais. E vejo as crianças em redomas, adquirindo novos virus a cada dia, se expostas a nossa realidade.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. oi Marly,

    verdade né?
    hoje em dia nem podemos dizer
    que são precauções ou cuidados,
    são um total excesso de frescura,
    que no nosso tempo não existia nada disso,
    e estamos nós aqui até hoje,
    tudo que é exagerado é profundamente irritante,
    o meio termo e o bom censo tem
    minha total admiração...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  14. E vamos dizer a verdade, uma belíssima sobrevivente, e as tuas palavras tem muito da minha vida como criança, somos felizes, tenha uma bela noite, beijos saudadessssssssssssssssssssssss!

    ResponderExcluir
  15. Belíssimo texto, Marly!
    Eu também tenho muitas saudades da minha infância, esse mundo atual é muito confuso e perdido.
    Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  16. olá, Marly. O texto é sério, más não deixa de ser engraçado. Desculpe amiga! Hoje olhando por outro angulo, foram momentos difíceis mais superados. Sobre os sabonetes não passa de frescura! Ainda hoje tem crianças e pessoas que faltam sabonetes e até comida. Tenha um exelente domingo! Bjos com carinho.

    ResponderExcluir
  17. Marly vim aqui através do blog do Lufe! Adorei o texto, sou uma sobrevivente!kkk
    abs
    Jussara

    ResponderExcluir
  18. è verdade...os tempos mudam...
    BShell

    ResponderExcluir
  19. Que maravilhoso, engraçadíssimo Marly

    O que mata é desamor e desequilíbrio.

    pelo visto sua infância foi cheia de "bichinhos", de liberdade e amor. Daí você sobreviveu e muito bem.

    Agora vamos pensar que um dos bebês da creche vive em um lar onde os pais se matam cada um pensando em sua própria felicidade, trabalham loucamente o dia todo e delegam os cuidados do filho a terceiros, enchem o filho do máximo conforto material, mas nunca estão ao lado dele quando precisam, se um dessas criança usa sabonete pom pom vencido, vai ter alergia na certa, isso se não tiver coisa pior.
    Sabonete vencido é um perigo!

    Beijos Marly

    ResponderExcluir
  20. Apesar de parecer meio estranho, era bem mais fácil viver naquela época. (detefon, creolina... rsrs) adorei seu texto! Beijo querida e muitissimo obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  21. AMIGA
    QUE BELA HISTORIA. PARA SER SINCERA QDO FUI CRIANÇA NÃO TINHA ESSA DE VALIDADE DE SABONATE RSRSR. FELIZ DOMINGO PARA VC,
    Linda pessoa!


    Deixe seu brilho iluminar a vida de quem contigo convive.
    Brilho de luz... brilho de amor... de ternura!
    Brilho de quem acolhe, de quem sorri de quem escuta!
    Brilhe na medida certa para iluminar o céu de alguém.

    Beijos no seu lindo ♥

    ResponderExcluir
  22. Ai, menina, agradeço tanto a felicidade que tive na minha infância! O teu texto fez- me lembrar muitas coisas, boas (a marmelada de mango!!!) não tão boas…( o barbeiro… por que ele tinha que corta-me os cabelos daquela maneira!!!) mas todas formam uma parte dum tempo inesquecível e irrecuperável.
    Beijos, cheios de saudades. Uma semana linda pra você :)

    ResponderExcluir
  23. Oi Marly-zinha querida,
    sua danada, o dormir com os galinhos me fez morrer de rir hehe
    Hoje bloguei e nao poderia deixar de vir dar um oi e um beijao em tu!!!!!

    ResponderExcluir
  24. Simplesmente fantástico.
    Pouco mais sabem da vida do que a validade de um sabonete… Nunca experimentaram andar com a cara suja…
    Obrigada pelas palavras que deixou no meu blogue, gostei.
    Se pretender, poderá tornar-se minha seguidora em: http://mais1poema.blogspot.com/. Seja feliz!

    ResponderExcluir
  25. Migaaaaaa que maravilhoso texto. Você é milllllll. é verdade mesmo, como sobrevivemos, acho que agora nossos filhos nessa geração estão sem imunidades... excesso de mimo talvez em todos os sentidos. Fico me perguntando se fosse no passado, os filhos de pobres hoje são alérgicos, cheiinhos de xi liques. Como diz minha filha; não posso nada, tudo faz mal. Talvez eles fossem mais felizes, não teriam brinquedos caros, mas criariam os próprios brinquedos usando assim o poder da criação e inteligencia. Não estariam hoje engessados, maquinados...e profundamentos insatisfeitos e tristes. PARABÉNS QUERIDA, MUITO BOM.

    ResponderExcluir
  26. KKKKKKKKKKkk adorei, minha mãe também vivia assim como você. Pé descalço, já caiu no poço, vivia trepando nos cipós mas ao contrário de você era em floresta mesmo, se caísse adeus a esse mundo, entre outras coisas e eu hoje fui limpar meu rosto com sabonete da pom pom e estou com alergia KKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  27. Hoje pesquisando sobre ankilostomina, lembrei do uvilon, daí fui pesquisar encontrei esse seu artigo, adorei!!! Tirando a preguiça de escovar os dentes, o resto vc estava falando de mim!!! Nossa como era bom o tempo de nossa infância! Costumo dizer que as crianças de hoje não terão o que contar ou recordar no futuro! Porém talvez terão um grave problema, fiquem corcundas de tanto que vivem de cabeças baixas de cara enfiada em uma tela de celular. Parecem uns alienados...
    Beiijos Marly.

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]