Total de visualizações de página

quarta-feira, 6 de maio de 2015

DÁ UM TEMPO, SOLIDÃO!


                                                  imagem extraída da internet

Na verdade a solidão não está sozinha... Ela sempre está acompanhada pela saudade e lembranças que insistem em bater na porta do seu coração sem avisar e quando menos se espera [Eita danadinha né?]. Na solidão temos definitivamente a companhia do amor que ficou quando o amado se foi.
A solidão tem espaço, quando mesmo aceitando que as coisas não dariam certo,  ainda não liberamos a desistência “dessas coisas” ou quando apesar de tudo ainda passa pela nossa cabeça uma montanha de “se”  “talvez” e “quando” que provocam ondas de possibilidades, de apego, e de quereres ao que já não é.
Ahhhhh... A solidão dói sim! Ela é alicerçada na tristeza e melancolia, que devagarzinho vai corroendo nossos ânimos e nos estagnando a vida. Não se deve permitir que ela escravize nossa alegria, nossos sonhos, nosso futuro. E aí, é uma questão de vivê-la, senti-la, acarinhá-la e gozá-la e depois como uma vadia qualquer colocá-la porta à fora.
Quem deixa ela tomar espaço no seu cotidiano, na sua cama, nos seus relacionamentos e nos recônditos da sua alma, já foi enterrado respirando ainda. Esse torna-se uma pessoa com um véu sobre o olhar, um gosto de fel na língua e uma carranca no sorriso... Solidão mata em vida!
As companhias que a solidão cativa[saudade e lembranças] gera um outro tipo de solidão: Solidão de si mesmo! O “eu” vai sendo anulado pelos sentimentos de tristeza e aí nem contigo estará mais, e o vazio que fica dentro dessa carcaça “inhaquenta” provoca a falta de amor próprio! E daí? E daí, se nem seu “eu” te suporta, que dirá os outros... Quem gosta de amargor é comedor de jiló!
Da solidão ninguém está livre! Ela é como uma nuvem que paira sobre o infinito da nossa alma, mas que deve ser soprada pelo vendo da alegria e do renovo, pois a vida é muito curta e não vale ficar de “boca aberta” olhando a dita nuvem e esperando que ela se desfaça quando bem quiser...
Marly Bastos

19 comentários:

  1. Bom dia minha bochechinha rosada!!!!!!!
    Muito linda essa menina !!!!!
    Cada visita que te faço,fico te admirando mais o tamanho da sua inteligência,tens o poder de me cativar com teus escritos...
    Vc me passou uma mensagem muito linda sobre a solidão,coisas que nunca tinha imaginado,
    "...a solidão não está sozinha... Ela sempre está acompanhada pela saudade e lembranças que insistem em bater na porta do seu coração sem avisar e quando menos se espera..."
    Meditei muito sobre a solidão e nunca tinha entendido,hoje vc me deu uma grande aula e,vejo que a solidão nunca se viu sozinha...
    bjssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Marli, estou cá pensando nesse seu texto... não terá a solidão, como sua mais fiel companheira a depressão? Aí é algo químico, e o que resolve é medicação, primeiramente.
    Gostei!

    Beijo grande!
    Tais

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marly, ótima definição de solidão, "o amor que fica quando o amor se vai". É preciso voltar ao equilíbrio para não deixar que o sentimento de solidão predomine e nos impeça de aproveitar outros prazeres da vida capazes de nos fazer superar tal sentimento. Adorei a escolha da música, cantei muito na adolescência (e ainda canto de vez em quando).
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Marly. É isso mesmo, não podemos nos tornar refénsa da solidão, que quando instalada, demora demais a partir.
    Abrigá-la no peito não é saudável, sentir-se só, certa hora todos se sentem e é inevitável não se submeter à ela quando o nosso amado parte, quando insistimos na relação que vemos falida.
    Talvez até haja como voltar a ficar bem, mas no momento, viver a tristeza, a ausência é normal, o que não é como você bem disse, é permitir que ela faça parte da nossa rotina!
    Linda, adorei!
    Beijos na alma e fique na paz!

    ResponderExcluir
  5. Oi Lili,

    Tudo bem? Penso que a solidão é muito associada a dor, abandono ou sofrimento. Só que as vezes ela está ali porque nos sentimos incomodados com o ambiente que nos rodeia. E em quase 99% da questão, depende de nós, seja em procurar novos amores, amigos, empregos, lugares. Deus deveria ter nós dado um anticorpo como exitem para doenças e viroses. Mas como não há, é tentar e tentar.

    Beijos e vou te passar no emial o que pensei.

    Lu

    ResponderExcluir
  6. Ai miga querida, a pior solidão que ainda vejo é a solidão a dois, quando não existe amor de uma das partes, ou quando nenhuma. Quando se está na solidão e se é livre, sabemos que em qualquer momento esse espaço pode ser invadido e uma nova história escrita. Mas quando a liberdade não existe e nos sentimos morrendo e vendo a outra pessoa morrer bem ao nosso lado é bem mais complicado pois muitos casais se arrastam por um motivo ou outro numa solidão a dois, apenas se arrastando e vegetando sem viver intensamente cada um sua vida. ótimo assunto e muito bom texto. Amei...bjim.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Marly.
    Creio que a solidão pode sim fazer um mal danado a qualquer pessoa, se ela assim permitir.
    Invariavelmente, passaremos por situações ruins na vida, que nos abalarão e nos entristecerão; o que fará a diferença nestas horas é a forma como iremos encarar isso.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi Marly
    Quem gosta de amargor é comedor de jiló? kkkkkkk. Eu gosto de jiló, nem por isso gosto de coisas amargas. Uma vez eu vi um filme antigo do Sherlock Holmes jovem, no qual ele dizia que a coisa que ele tinha mais medo era de ficar sozinho, eu também era jovem na época, aquilo me marcou. Tenho muito medo de ficar só, não me vejo só, é uma coisa que terei que aprender, terei que aprender a trabalhar comigo mesma, porque uma hora ou outra a solidão bate a nossa porta. Linda crônica!
    Bjão queridona. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  9. Solidão é tudo isso mesmo Ly, mas olha soprar ela com o vento da alegria e do renovo é muiiitooooo difícil cara! Essa gansa desembestada entra sem convite e só vai quando nos permitimos habitar de novo..Duro é achar quem nos habite caramba!! Gr. Bjuuuuuuuuuuuuuuuuuu e xÔ solidão FDQ!

    ResponderExcluir
  10. Ah, Marly, eu confesso que vejo algo de poético na solidão, viu... Já me considerei uma mulher solitária, hj vivo cercada por filho, namarido, amigos etc, mas a alma solitária insiste em falar mais alto.
    Deve ser da natureza, da essência.

    Um bjo, querida.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite flor,
    adoro a solidão
    quando para descansar
    de tudo, corpo e mente.
    Mas um Amigo disse assim:
    Quande estiveres se sentindo
    sozinha, pegue o metro no horário
    de pico e desça na praça da Sé, pronto
    nunca mais sentindo-se sozinha...rsrs
    O mais triste de ser só, é sentir-se
    sempre sozinha, mesmo com muitas pessoas
    ao seu redor, isso é triste demais!
    Eu ja me senti assim, muitas vezes...Mas
    fazer o que ne? Viver sozinha ou não, eis
    a questão, mas VIVER! Abraços carinhosos

    ResponderExcluir

  12. Como estava um pouco afastada estou tentando voltar aos poucos
    novamente tentando digerir o desconforto que estou passando no momento.
    Eu não posso parar muito menos desistir de lutar como sempre fiz.
    E a amizade nos da força sempre para continuar nossa jornada.
    Nessa rapida visite convido você a ler minha postagem
    também dizer se gostou do novo visual da nossa Viagem.
    Linda noite beijos no coração,Evanir.

    ResponderExcluir
  13. A solidão vai se alimentando dos nossos dias,,,da nossa paz,,,da nossa vida,,,e por fim,,,saudade não tem juízo...e por isso dói tanto...beijos querida e um dia cheio de flores e poesias pra ti...

    ResponderExcluir
  14. Oi Marly,

    Mais um texto brilhante e expressivo.
    Solidão é uma palavra ampla, vasta e agonizante. Ela vai dilacerando, pouco a pouco, nossas vidas e nossas mentes.
    Seu "eu-lírico" vive muito do e no passado e do desejo do regresso. Se partiu, se assim o quis e ainda não voltou, então não era pra você.
    Alguém está esperando por você em algum lugar. Vá, caminhe em direção a uma nova vida, com amor e lírios no olhar.

    Escutei o vídeo, que acompanha a sequência de seu pensamento em texto. Toda a gente quer ser feliz e amada.
    É um direito do ser humano, não se nega.

    Beijos da Luz.

    ResponderExcluir
  15. Marlyzinha, seu texto me fez lembrar da poesia do amado Neruda onde ele fala que saudade é a solidão acompanhada! E não é!?!?! Contudo, penso que a solidão pode ser vista por diferentes aspectos. Há aquela solidão necessária, aquela quando a gente necessita que aconteça. Eu sou assim, por vezes necessito dessa danada. Contudo, aquela solidão que vem acompanhada com a dor e saudade, penso que é cruel!

    bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  16. Olá!Bom dia!
    Marly!
    "arrebentou" nesse texto...te lendo comprovo o que Henri Lacordaire dizia:"É a solidão que inspira os poetas, cria os artistas e anima o gênio."
    e eu penso que a solidão só é sentida quando nosso coração e nossa alma estão vazias...
    Podemos ter ao nosso lado milhões de pessoas a nos cativarem, mas de nada importará, se dentre essa infinidade de pessoas não estiver uma afinidade.. e nunca acredite que tudo é pra sempre...
    Obrigado!
    Boa sexta feira!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Pois é Marly, confesso que já deixei a solidão tomar conta de mim... não foi fácil expulsar a vadia pra fora (aliás, adorei a expressão), mas amor próprio vem em primeiro lugar.
    Gostei muito do seu ponto de vista, e é totalmente verdadeiro. E é nessa solidão que queremos que nossos sonhos sejam nossa realidade, sem ao menos fazer nada, simplesmente 'trocar' de mundo. Mas não é assim, afinal a vida, apesar de bela, é severa. E se você não for severo consigo, vai apanhar até parar de respirar (porque morto já está).
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  18. Esse trio: solidão, saudade e lembrança, machuca qualquer um.
    Bjux

    ResponderExcluir
  19. Marly, que bom ver que está em sua linda casa! Penso que a solidão é como aqueles vampiros de filmes, que só podem entrar se foram convidados (rss). Não acompanha o estar só, que ocorre por opção, mas o estar só dependente de algo ou alguém. Melancolia, saudade... todos temos o direito de sentir. Mas não por tempo indeterminado, ou abriremos a porta para o vampiro. Grande beijo!

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]