Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de maio de 2011

SARGENTO SOARES "JURUNA"


Qualquer semelhança pode não ser mera coincidência...

Quando um cabo por incompetência ou inaptidão não consegue a promoção para sargento através de provas, é promovido por antiguidade, ou seja, espera o tempo passar sem se esforçar e ganha a divisa de presente e passam a serem chamados pejorativamente de “sargento juruna.”  Esse apelido tem a ver  com o deputado Juruna. Lembra dele? Por que o apelido? Pense um pouco e vai achar a resposta...

Sargento Soares, era um juruna! Não sabia ler quase nada, era ríspido e queria impor autoridade pela opressão e no grito. Ele lavava a viatura, enquanto os soldados faziam o relatório. Era uma troca justa, já que ele não sabia escrever, mas assinava... Que confiança ele tinha nos seus soldados!

Certa vez o sargento Soares foi chamado para resolver um problema de abuso “quase” sexual num ônibus. O motorista acionou a polícia assim que a morenaça gritou que alguém pegou nas faces sul dela e queria que fosse achado o responsável, já que ela só tinha sentido a mão boba, e tinha várias caras suspeitas.

A viatura veio fazendo todo barulho possível, tirando todo mundo da reta. O sargento entra no ônibus e grita:
- Sai todo mundo, que a gente vai resolver isso lá fora!

Os passageiros descem apressados, mas fica um quietinho no banco, com olhos arregalados olhando para o sargento que continuava gritando. O sargento vira pra ele e grita:
- Tu é surdo? Mandei descê!

O homem responde com voz meio estrangulada:
- É que eu sou paraplégico...

O sargento Soares ficou possesso de raiva:
- E eu lá quero saber o que tu é homem? Aqui comigo num tem essa história de que sou isso ou aquilo não! Todo mundo debaixo da lei. Desce!

O soldado vendo a confusão, fala para o sargento:
- Desculpe-me senhor, mas é que ele é paralítico, não consegue andar...

O sargento mais brando:
- Ah bom! Então pode ficar! Era só me falar que era paralítico e eu entendia, mas vem com essa história de cargo, de que sou isso ou aquilo, aí me enfureço...

Ah, o caso da face sul da morena não foi resolvida, já que não conseguiram provar nada. E o ônibus seguiu para seu destino: o terminal.
...          ...          ... 
O sargento Soares, foi chamado para resolver um problema de briga num bar em um bairro por aqui. Disseram que era urgente, ou uma turma matava a outra. O sargento foi sozinho, já que os soldados estavam ocupados em uma ronda e ele estava tirando um cochilo... De lá do endereço, ele passa rádio dizendo que não havia sinal de briga, pois estava em frente ao “Forró do Gerson” e estava tudo fechado e por isso não precisava de reforços.

Passado meia hora, o dono do bar liga desesperado, dizendo que já havia uns 10 feridos e nem sinal de polícia. Outra patrulha sai para atender a ocorrência e dão de cara com a viatura do sargento Soares em frente a uma casa que trabalha com “Forro de Gesso”... A briga era num bar um pouco mais abaixo, na mesma rua...


Mas gente, qualquer um poderia se confundir! Afinal, é quase a mesma coisa: forró do Gerson, com forro de gesso... 
Sic, sic, sic!
Ainda bem que as coisas estão mudando dentro da Polícia Militar!

Marly Bastos

10 comentários:

  1. He he, Marly. Quem disse que Marly não faz postagens de humor? Gostei demais. Olha, realmente está mudando,mas com certeza tinha muitas histórias assim mesmo. Vou te contar uma rápida. Tem uma nuvem muuto temida na aviação chamada CB (como uma sigla Cumulus nimBus). UM ex governador de Mg estava no aeroporto impaciente porque seu jatinho não decolava. Ele foi até a cabine do piloto e perguntou. "Ô comandante, que atraso é esse?". O piloto educadamente respondeu. "Excia, não podemos. Tem um CB atrapalhando". O governador gritou: O quê? Quem ele pensa que é? Manda prender esse cabo"; rs rs beijos, Marly. Viu? No alto escalão também tem.

    ResponderExcluir
  2. RS,RS.RS.RS.
    A SITUAÇÃO DENTRO DA POLÍCIA PODE ESTAR MUDANDO, MAS É PRECISO MUITO AINDA PARA FICAR SATISFATÓRIA.
    E, PODE ACREDITAR, AINDA HÁ MUITOS JURUNAS POR AÍ.
    BITOCA.

    ResponderExcluir
  3. Poxa Marly! adorei!
    Deis muita risada e vc costura muito bem a narrativa maravilhoso!
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  4. Marly, que ótimo texto! Não dizem que, ao vermos uma tartaruga na árvore, devemos ficar quietos porque não sabemos quem a colocou lá?
    Espero, realmente, que haja mudanças por aí , de forma a evitar que despreparados exerçam funções que não lhe são adequadas. Esse é um sério problema com o qual nos deparamos frequentemente.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a narrativa, Marlly-zinha (minha melhor amiga em Curitiba chamava-se Marlly...).

    Quanto ao texto, sao tantas "coincidências" em muitos casos que vemos, que logo nao terá mais ficção, será somente realidade (qualquer semelhança pode ser mera coincidência).

    ResponderExcluir
  6. Oi querida Marly,

    Acho que ainda temos muito Jurunas por ai...

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  7. Marly
    Adorei o seu talento para a crônica comédia. Morri de rir. E como a Cris do Cafofo on line, disse, "logo nao terá mais ficção, será somente realidade (qualquer semelhança pode ser mera coincidência)".
    Ótimo texto. Bjkas com muito carinho!

    ResponderExcluir
  8. Boa essa,,,,vamos esperando por melhoras né? grande beijo de bom final de semana pra ti querida amiga.

    ResponderExcluir
  9. Ótimo "causo" da vida real..rs
    Beijokas kerida e bom fds pra voce!!

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]