Total de visualizações de página

segunda-feira, 23 de maio de 2011

PARA SEMPRE É QUANTO?


“Para sempre é muito tempo. O tempo não pára! Só a saudade é que faz as coisas pararem no tempo.” (Mário Quintana)

          “Para sempre”. Esses dias alguém me ofereceu algo e eu perguntei se era para sempre e a resposta de pronto foi que sim, desde que esse sempre fosse “todas as vezes que eu quisesse ou pelo tempo que eu quisesse”. Fiquei pensando nesse conceito de “para sempre” que temos, pois nem nossa vida é para sempre, então porque cargas d’água queremos coisas pra sempre?

          “Pra sempre” e eterno... Sempre me pareceu a mesma coisa, mas começo a ver por outro prisma esses dois conceitos. Enquanto o primeiro, tem mais a significação de “em todo o tempo, ou todas as vezes ou mesmo enquanto durar” o segundo tem denotação daquilo que não tem nem início e nem fim. Então, tem coisas que são para sempre e só duram horas, dias, meses ou anos. Eu sou para sempre enquanto vida tiver, depois estarei na eternidade, visto que, ser eterno é atributo exclusivo de Deus. Depois que partir desse “para sempre terrestre”, estarei na eternidade, ou seja, estarei junto com o Eterno. Ficarei para sempre também na memória daqueles que ainda estarão por aqui, e que me amaram tanto quanto eu a eles. 

          Outra coisa que agora me faz ficar aqui “matutando” é o fato de que nunca morrerei. Creio que somos “pra sempre com Deus”, mas há uma outra forma de se imortalizar (ou estar pra sempre). Aquele que escreve se imortaliza no legado que deixa para a posteridade. Há uma frase de Mário Quintana que diz mais ou menos assim: ”se não sou imortal, como é que me lês até hoje?” Enquanto escrevo sou imortal, e depois que morta for, me encontrarão nos meus versos, na minha prosa despretenciosa, nos meus caminhos grafados. Estarei por aqui e ali ainda...

          Fazemos tantos planos para amanhã... Esquecemos que vai já longe o iniciar da partida, e ligeiro se aproxima o ponto de chegada... Caminhamos distraídos, sem notar a que passo vai nossa caminhada. Esquecemos do “sempre”. As vezes ele pode ser curto demais para viver todo planejamento futuro. Deixamos em nome do “sempre” nossa vida escorrer pelos dedos longos de tempo morto. Se realmente soubéssemos quão ligeiro é o sempre, prestaríamos mais atenção no agora, no hoje. Ao menos assim não teríamos a sensação que chegamos em menos que nada...

Marly Bastos

9 comentários:

  1. Marly...vivemos como se fôssemos eternos, ora adiando algo prazeroso, ora deixando um bom plano para depois, mesmo em atos simples como aquele exame de rotina, ou os grandiosos como o amar os que te cercam...
    tantas coisas perdemos deixando o hoje para amanhã...

    Um beijo, minha querida!

    ResponderExcluir
  2. Marly,vim agradecer seu comentário deixado no texto,um momento muito feliz que passei na minha vida que guardo com muito carinho....época que despertei com desenhos mas que hoje não tenho mais me dedicado.....essas pessoas lindas trago até hoje guardadinhos no meu coração....Um lindo dia para você...

    ResponderExcluir
  3. Tem razão, o pra sempre sempre acaba, mas o que se eterniza? Pra mim fica no coração, mesmo depois que partimos, vivemos no coração e na memória de quem nos amou. E essa é melhor forma de sermos lembrados.
    Beijosssssss querida!! Lindo texto!
    Bom diaa!

    ResponderExcluir
  4. Oi, amiga
    Sem querer lançar um clichê, mas já lançando, o eterno é o presente e que tratemos de vivê-lo com intensidade pois o eterno é logo ali...
    Depois de um fim de demana prolongado, retornei cheia de saudades para trocarmos ideias e reflexões. Obrigada por suas idas constantes, gentis e enriquecedoras nos meus cantinhos.
    Beijos e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida poeta! O para sempre pode durar enquanto a chama estiver acesa, ou "sempre" que houver real sentimento VIVO, mas não devemos esquecer de que a natureza nos fez mutantes, ou seja, estamos sempre nos modificando... Pode ser que nossa mudança seja no sentido de perpetuar um sentimento ou, abandoná-lo por não mais nos satisfazer na medida das nossas transformações... A bem da verdade, como dizia Vinícios - "que seja eterno enquanto dure!"

    Beijo grande e continuação de uma linda semana!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Marly. O que torna os momentos eternos não é o tempo que eles duram, mas a intensidade com a que os vivemos. O "pra sempre" físico acho que nem existe, mas o "pra sempre" íntimo, esse sim.
    ///
    Bem você é primeira pessoa que visito hoje. Ri demais sobre seu comentário do texto do Brad,do caso da beleza. E que bom que você é como eu, melhor coisa do mundo é autoestima não é mesmo? Quando rapazinho e até já adulto mesmo, me diziam. "Carlos, você é a única pessoa que 'tira onda' e ninguém fica com raiva, porque você sabe fazer isso, sem arrogância ou antipatia',". ora, eu era apenas um menino bricando... acho que sou um pouquinho ainda, mas me sinto feliz assim e tenho amigos pra todo lado. Ando no meu bairro, como um ídolo, todo mundo quer falar comigo. Adoro isso. Parabéns também pelo seu amor próprio, e claro, além de ser gente boa e bela também. Será que você perdia pra duas também? rs rs beijos.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde querida Marly.

    Adorei o texto, acho que essa coisa de pra sempre é uma coisa bem particular de cada um sabia...
    O meu pra sempre por exemplo, é enquanto estiver te fazendo feliz... Pode parecer pouco, mas é o que melhor cabe pra mim... Porque pra mim felicidade é pra sempre, nem que seja na lembrança, no coração, no pensamento, na memória...


    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  8. Marly,
    Que texto grandioso. Concordo com o seu raciocínio.
    Para estar para sempre neste mundo, plantei uma árvore em nosso "Chalé", já que não vou escrever um livro e nem tive filhos(por opção).
    Eterno é o nosso espírito, somente.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. A alma é eterna, acredito piamente nisso.
    Já na questão de amar para sempre, ficar com você para sempre, aí já nao acredito :-(

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]