Total de visualizações de página

domingo, 25 de novembro de 2012

RESENHA DE "11 NOITES INSONES."


Eu li “11 noites insones” do escritor Christian v. Louis e me surpreendi com a história e me comovi com a intensidade dada aos personagens. 

Eu carreguei o livro por mais de uma semana na bolsa e não tive oportunidade para lê-lo, pois como é um livro de 85 páginas eu queria fazer a leitura de uma vez só. E fiz! Quando se começa a ler, não se quer parar mais. 

Cada noite insone que lia, queria ler outra e só parei quando li até a última página. Não dá pra parar, pois a história te prende do início ao fim. 

Os personagens tão cheios de defeitos! Tantas bagagens emocionais que eles carregam, onde o preconceito é o tema central; onde a rejeição forma características marcantes em “Gerard” e a partir daí o autor, traça a história com uma pitada generosa de mistério, segredos, sentimentos escondidos e até libidinosos... Laura uma mulher tão frustrada diante das circunstâncias, Sarah tão jovem e impetuosa, Richard tão egoísta e Gerard tão estranho na aparência e tão estranho no ninho... 

Com os acontecimentos, os personagens se tornam mais carregados de lirismo, mais despidos nos sentimentos, mas humanos e mais firmes. Eu apaixonei-me pelos personagens, cada um com suas peculiaridades, seus dramas e claro, suas virtudes. Personagens mais que humanos, gente como a gente, cheia de picuinhas, medos e intromissões. Pessoas que no afã da discussão diziam coisas que os faziam se arrepender mais na frente e pedir desculpas. 

Enfim, uma história que começa rasa e cheia de pequenos dramas, mas que termina numa profundidade lírica que me arrancou lágrimas!

                                                                     Marly Bastos

23 comentários:

  1. Oi querida Marly, mas que interessante a descrição que fez, muito pertinente e que dá vontade de ler JÁ rs!

    Gosto de dicas assim, com "susntança"rsrs nas páginas, sabe? E qdo a gente não consegue parar de ler, é pq a coisa é "ÓTEMA"!

    Valeu a dica, moça , Obrigada.

    Blogada cultural by Marly Bastos
    bj da Lu , lindeza:D

    ResponderExcluir
  2. Marly, muito interessante esse seu relato. Uma pessoa inteligente e sensível como você, dizendo tudo isso sobre o livro, vai ser impossível não ler. Muito legal.
    Doces beijos
    Manoel

    ResponderExcluir
  3. Eu conheci o Christian através do blog recentemente, mas já gostei da maneira como ele escreve.
    E agora lendo a tua resenha e a boa indicação vou organizar as finanças porque quero ler e preferencialmente assim como você: totalmente envolvida que não se consegue largar!
    Adorei saber mais sobre o livro. Beijo

    ResponderExcluir
  4. Que lindo, Marly! O meu livro chegará em breve... sua resenha me deixou com mais vontade ainda de lê-lo. O Chris tem essa facilidade em nos deixar grudados em seus escritos. Gosto muito...

    bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  5. Marly, a sua capacidade de avaliação merece credibilidade. Não li, mas a forma como retratou a obra me trouxe curiosidade. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Minha querida Marly,

    Depois de ler esta resenha tão bem feita, o jeito é pedir de "Papai Noel", no caso o "Filho Noel", que sempre me dá livros de presente,

    Adorei o que escreveu, amiga!

    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  7. Nossa, aguçou minha curiosa e me deu vontade de ler.

    Beijos meus, e uma super semana Marly

    ResponderExcluir
  8. Olá Marly!
    Do jeito que você retratou fiquei curiosa, vou comprar e ler, depois lhe conto...bjs

    ResponderExcluir
  9. parece bacana
    espero que nao seja um 50 tonz de cinza da vida

    ResponderExcluir
  10. Marly, nunca tinha lido nenhuma resenha sua, no entanto, muito provavelmente esta é a resenha feita ao 11 NOITES INSONES que tenha captado melhor a sua essência, ou seja, o que eu realmente me dedico a transmitir em meus livros: a realidade.
    Por mais que ocorram fatos que pareçam "surreais", todos os meus escritos são calcados no que ocorre em nossas vidas, tento tornar os personagens pessoas de carne e osso como nós (tal como conferiu em Kevin e agora, em Gerard e os demais personagens), não apenas obras de ficção feitas para vender. Quero que o leitor leia e pense: "Isto poderá acontecer ou realmente aconteceu comigo".
    Que não conhece alguém como Laura, Sarah, Richard e até mesmo, Gerard?
    Descobri que além de excelente contista / cronista / poetisa, também é uma grande resenhista. Meus muitos parabéns.
    Fiquei muito satisfeito com o modo que conduziu a sua experiência na leitura de minha obra, isto, para um autor, vale muito mais do que os prêmios, concursos ou qualquer coisa que lhe traga "status". Isto é a compensação que recebemos das noites insones (sim, realmente as 11 noites insones e seus intervalos) as quais um autor dedica para criar seu livro.
    Muito obrigado, valeu mesmo por ter resenhado de modo tão detalhista minha obra, faz com que sinta orgulho do meu trabalho e principalmente, dos leitores que estão recebendo-o em suas mãos.


    => CLIQUE => ESCRITOS LISÉRGICOS...

    ResponderExcluir
  11. Como é bom chegar ao fim de um livro e poder dizer que gostou. Isso nem sempre acontece. Muitos beijos, Marly!

    ResponderExcluir
  12. Olá Marly, já li esta obra e me atrevi a deixar minhas impressões, não sou boa em resenhas, conto tão somente como a história me tocou.
    Realmente 11 Noites Insones é tudo isso que você falou. Eu me envolvi completamente e assim como você, totalmente envolvida e maravilhada, não pude segurar as lágrimas ao terminar a última página.
    Sou uma grande admiradora deste jovem talento que tem o dom de nos deixar assim apaixonadas por sua escrita.
    Parabéns pela linda resenha.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  13. Esta anotado a dica Srta, fiquei curioso! abraços

    ResponderExcluir
  14. Sempre o bom receber feedback de livros, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  15. Eu li o Onze Noites Insones há um tempo atrás, e concordo com sua resenha. Um livro surpreendente mesmo!

    ResponderExcluir
  16. Olá, Marly.
    Ainda não li o livro do amigo Christian, que é provavelmente o adolescente mais adulto que conheço, mas tenho certeza de que a leitura é profunda e enriquecedora.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Marly
    que bela resenhista que temos aqui!Eu sou péssimo para passar as minhas impressões sobre os livros que eu leio,e vc fez isso muito bem.
    Quanto á ler o livro, estou esperando meu parceiro me dar um de presente de Natal.
    Parabéns viu?
    Obrigado!
    ótima quinta feira!
    Beijos
    ClicAki Blog(IN)FELIZ

    ResponderExcluir

  18. Olá Marly,

    Você também é uma excelente resenhista, hein?
    Fiquei até com vontade de ler o livro.
    Parabéns!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  19. Olá Marly,
    desde que conheci o blog do Christian e seus escritos que já me tomo de vontade em ler 11 Noites Insones, agora mais do que nunca, tua resenha clara e convidativa, me faz providenciar a leitura deste o quanto antes.
    Prazer em conhecê-la.Volto com mais calma pra um papinho, tá?
    Abraços candangos,
    Calu

    ResponderExcluir
  20. Eu li o 11 Noites de uma vez também, levei cerca de 4 horas lendo o texto (sei porque foi fazendo uma viagem ao uma cidade próxima) e também gostei, embora não curta mistérios, achei interessante a proposta de colocar 4 personagens vivendo 11 dias juntos, a intensidade da relação a velocidade do envolvimento e o desfecho que surpreende.

    ResponderExcluir
  21. De uma forma bem interessante, sua resenha contou uma história que parece ser fantástica... já tinha vontade de ler este livro e agora ela só aumento. abraços e tenha um excelente começo de semana.

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]