Total de visualizações de página

sábado, 25 de fevereiro de 2012

APESAR DO NOME... ÚNICA EM CÓDIGO GENÉTICO!

        
  Na inocência dos três anos achei que pudesse escolher meu nome. Não respondia quando me chamavam por Marly, fazia ouvido moco até ouvir o nome que eu tinha eleito como meu. Escolhi um nome que me parecia bonito: Silvia! Quando perguntavam o meu nome eu dizia bem esse mesmo: SILVIA. Isso durou um bocado de tempo, e eu realmente achei que tinha vencido a guerra do nome... Desolada, descobri que perguntavam como me chamavam por brincadeira, por zombaria, pois sabiam que meu verdadeiro nome era Marly Benedita e que esse estava lavrado em cartório. E eu lá sabia o que era cartório?? Nem imaginava que existisse um horrendo papel exibindo esse nome.

Olha, de verdade, não tenho nada contra o Marly e nem contra o Benedita, mas essa junção... Esse nome composto não tem nada a ver com nada! Acho que ninguém no mundo, além de mim chama-se Marly Benedita! Aos  três anos, me senti frustrada, porque não pude ter o nome que queria. Aos cinco anos, era revoltada porque descobri que esse nome estava escrito num papel e que “esse papel era pra sempre”! Odiei minha avó por se chamar Benedita, e meus pais me darem esse bendito nome para homenageá-la. Aos sete anos descobri que o primeiro nome que era “melhorzinho” não significava nada. Era uma variante de Marlene, que é uma variante de Merilin, que é uma variante de Mary que é uma variante de Maria... E Maria não é nada! Apenas um pré-nome vazio de significado. Todos os colegas da classe tinham nomes significativos, menos eu!  Bem, se eu puxasse um pouco pelo Benedita, ia ter um lindo significado, mas fiquei roxa de medo da professora mencionar o bendito... Achei que meus pais eram adotivos. Só podia ser!

Colocar um nome desses numa filha era desumano. Comecei a observar meus irmãos, cada um de uma cor, uns pareciam com minha mãe, outros com meu pai e eu não parecia com nenhum. Era adotiva,  tinha certeza! Essa certeza durou até aos nove ou 10 anos. Descobri que era filha legítima. Herdei a mente fantasiosa do meu avô e pai.

Quer saber como descobri que herdei isso??? Bem, aos 10 anos eu ficava sonhando acordada: Estava num  tribunal, meu pai e minha mãe na frente do juiz tendo que explicar o porquê desse meu nome e eles não conseguiam fazê-lo! É claro que não poderiam jamais explicar esse nome! Como faltava explicação, então prisão perpétua. E eu pedindo clemência por eles ao senhor juiz. Sendo benevolente com quem não deve dó de mim nem um pouquinho. Descobri que era uma garota má. Ficar fantasiando a prisão dos pais era pecado. Pedi perdão pra Deus. E continuei com meu nome... Marly Benedita!

A luz no fim do túnel acendeu quando eu tinha 17 anos: Ia casar e  assim mudar meu nome. No dia do casamento descobri que não poderia tirar o Benedita, pois esse era nome próprio. Quase desisti do casamento. Casei assim mesmo.

A vida passou, acomodou.  Criei e recriei meus conceitos. Os anos dourados me ensinaram que a gente faz o nome. Marly pode ser um nome sem significação, mas eu sou a Marly, e eu significo muito para muitos. E Benedita é arcaico, velho, ultrapassado, mas é com orgulho que homenageio minha avó com ele! Uma centenária com  mente lúcida, mulher vivida e experimentada . Bem dita é ela no meio da parentela, que teve o privilégio de contemplar a sua quarta geração!

Muito prazer! Eu sou a Marly Benedita (Única em código genético, e provavelmente única no nome)

Marly Bastos

26 comentários:

  1. Marly és sempre linda

    teu nome é Amor Marly

    beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Marly, rs...rs. A gente quando criança coloca um monte de coisas na cabeça e o pior é que ninguém entende o nosso drama. Minha história é menos criativa que a sua porque sempre fui conformista, mas veja bem o meu nome: Manoel Eduardo. Até hoje só conheci um com o mesmo nome, e para atrapalhar as coisas, trabalhamos juntos e nossas mesas de trabalho eram lado a lado.
    Complicado isso na minha cabeça, rs...rs.
    Doces beijos compartilhados.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  3. srrrsr

    LI SUA CRONICA SORRINDO!!

    VOCE TEM O NOME DA MINHA IRMÃ....E O SEGUNDO NOME DELA TAMBÉM É DE SANTA. MARLI DE LOURDES.

    O MEU SEGUNDO NOME TAMBÉM TEM NOME DE SANTA...
    MAS NÃO CONTO PRA NÃO PERDER O CHARME...

    AH..SE EU PUDESSE ESCOLHER....MEU NOME SERIA SILVIA TAMBÉM. ( AH......EU TB JA MENTI QUE CHAMAVA SILVIA, SO QUE JA ERA ADOLECENTE ).

    TA VENDO? VC NÃO TA SOZINHA.....

    E VC É LINDA......BEIJOS

    ResponderExcluir
  4. Marly, pessoalmente, adoro BENEDITA! Acho medieval, romântico, carregado de sugestões.
    Uma amiga minha teve uma menina a quem chamou Benedita. Ela é linda, loira, de cabelos aos cachos, uma princesa.
    O nome não é bonito nem feio, o nome é a luva da pessoa que o usa.
    Beijos, Nina

    ResponderExcluir
  5. Mas será a Benedita!!!rs.Minha amiga, como você pode observar, meus pais me batizaram com o nome de Antonio Rubilar. E de sobrenome, Valente.No tempo de escola, quando havia as "extintas" chamadas de presença, as professoras quando chamavam pelo meu nome, os coleguinhas de turma(geralmente os mais velhos) tiravam o maior sarro. Rubilar? Mas de onde minha mãe tirara a ideia desse nome, pensava eu...Com o tempo, a gente acaba se acostumando. Mas o seu ainda(guardadas as proporções) é um nome forte.Bonito até, olhando por uma outra ótica.E o que não dizer então do piauense Um Dois Três de Oliveira Quatro? Bem, na minha visão, o mais importante não é o nome de uma pessoa, e sim os bons predicados e qualidades que a acompanham.E você, com certeza os tem.Fique com Deus!Um bjo amigo!Rubi Valente.

    ResponderExcluir
  6. Você é única e provou isto a todos aos três anos de idade!
    Que linda a sua reconciliação com o nome que homenageia a bela mulher que descreve, sua avó! parabéns às duas!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. MArly, enquanto lia seu texto me lembrei de um poema que sempre trabalho com meus pequenos:

    [...]Foi meu pai que decidiu
    que o meu nome fosse aquele
    isso só seria justo
    se eu escolhesse
    o nome dele.

    Quando eu tiver um filho,
    não vou pôr nome nenhum.
    Quando ele for bem grande,
    ele que procure um!
    (Pedro Bandeira)

    rsrsrsrsrs...

    Mas, o importante é que vc aprendeu a amá-lo. Como sempre falo para meus alunos, o nome da gente pode até ser igual a de outra pessoa, mas não importa ele é só nosso. Podem haver várias Joicys, mas igual a mim, não! Pois o que faz o nome é o dono dele. Vc é a Marly Benedita, dona de um charme e de uma simpatia sem igual!!! E seu nome tem uma beleza, visse? Acho que isso se dá pq já gosto de vc tantãozão, sua linda!!!

    Ahhh, o blogger está de sacanagem comigo. Não está mostrando a atualização. MAs, tem postagem novinha lá, viu?
    bjks

    ResponderExcluir
  8. Querida Marly,

    Logo no início do seu texto, comecei a lembrar porque odiava o meu sobrenome, pois Luciana Santa Rita não combinava com os sobrenomes de amigas que, em geral, eram italianos. Odiava quando eliminavam o nome e só me chamavam de Santa Rita. Mas, agora gosto dele e só digo isso porque vejo nele até um brilho quando junto ao sotaque nordestino.

    Seu nome é diferente e seu, sempre.

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  9. DE ORIGEM GREGA o significado do nome Marli: BOSQUE DE ÁRVORES FRUTÍFERAS.
    JÁ BENEDITA: SIGNIFICA.... ABENÇOADA, LOUVADA.
    MARLI QUERIDA...Quando seus pais escolheram seu nome...eles o impregnaram de sentimentos positivos ...e isso é o que de mais valioso vc tem.Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  10. Oi querida amiga Marly BENEDITA, boa madrugada. Sempre achei teu nome bacana, embora não soubesse do Benedita, mas sem dúvida uma grande homenagem a uma pessoa batalhadora e uma grande mulher. Eu sou CLEMENTE GERMANO, em homenagem ao meu avó materno, CLEMENTE, e ao avó paterno, GERMANO... coisas de nossos pais que adoravam homenagear seus pais... ainda bem... Eu bem que poderia ser um GÉFIÇÃO da vida né... Adoro ler teus textos e já estava com saudades de ver essas tuas carinhas cheias de graça... um beijão amiga, um ótimo domingo, FIQUE COM DEUS. Te adoro, muito.

    ResponderExcluir
  11. Ri um bocado, viu? Estou rindo ainda. Mas rindo de sua "bobeirinha", claro que era criança e não gostou do nome. Piois te conto rapidinho a história do meu nome. Meu pai era fanático com política (argh) e queria colocar meu nome: Getúlio. Felizmente, minha mãe que quase não abria a boca, deu o grito. "Esse nome feio não. Vamos colocar: Carlos". Escapei, né? Carlos é um nome simpático. Voltando aoseu, eu acho bonito "Marly", como também "Benedita", que quer dizer bendita, veja que bonito. Assim como Maria que também acho bonito. Beijosssssssssssssss

    ResponderExcluir
  12. Adorei o texto, tão pessoal, mostra um bocado quem é a Marly. Beijão Linda

    ResponderExcluir
  13. Precisaste de te aceitar e de reconhecer que os nomes são uma formalidade apenas!
    Precisaste ver quão bonita era(e é) a tua avó.
    E finalmente encontraste-te... reconciliada contigo.
    Um beijo muito grande.
    És uma mulher muito bonita... em muitos sentidos!

    ResponderExcluir
  14. Marly é um nome bonito e acompanhado de Benedita, fica que nem uma luva na mão...

    Bj

    ResponderExcluir
  15. Oi Marly!
    Meu segundo nome é Lourdes,assim mesmo,nasci no mês de maio,mês de nossa senhora de Lourdes,Maristela porque minha mãe adorava Jucelino o presidente na época ele tinha 2 filhas uma se chamava Maristela(estrela do mar).O nome muitas vezes não nos agrada,mas como você disse somos únicas.
    Grande abraço
    se cuida

    ResponderExcluir
  16. Marly, querida, particularmente acho Benedita lindo demais!
    Marly é bonito, mas Benedita é sublime!
    Acho que o nome não pode ser considerado bonito ou feio. Ele carrega vários significados que precisam identificar a pessoa que o carrega.
    E, no seu caso, Benedita é perfeito!
    bjs querida!

    ResponderExcluir
  17. Olá Marly!

    Gostei de sua declaração, está vendo no fim de tudo valeu a pena homenagear sua avó.

    Bom, quanto ao meu nome, Anselmo, eu também já passei por várias fases de aceitação, quando criança eu notara que o nome Anselmo não era comum como os dos meus colegas, geralmente chamados de João Vítor, Bruno, Eduardo, Ricardo e etc. Mas acontece que com tempo eu acostumei-me com o meu nome e hoje posso dizer que gosto dele, exatamente por ele não ser comum. Eu não gostaria de ter um nome comum tais como os mencionados acima.

    Enfim, para mim também não importa como as pessoas são chamadas, o que realmente importa é a essência de cada um, enquanto nomes são apenas nomes.

    Beijos a até mais...

    Anselmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Benedita é lindo! Significa bendita, benta, abençoada. Quer melhor
      ? Só mesmo o meu : Sandra de Jesus :))

      Excluir
  18. Minha bochechinha rosada !
    Todos já deram seu parecer sobre seu nome.Eu tenho uma outra história.Vejo que quando criavas nomes em cima do seu,não era pq vc não gostava do seu nome e sim,já era a revelação de uma futura escritora,Uma criança de pouca idade não sabe o que quer dizer nome bonito,Sua revelação como criativa das palavras nascia sempre quando querias trocar de nome...por isso que hj vc escreve como ninguém,por isso que crias qualquer texto com tanta facilidade.Minha querida vc é simplismente uma fada das letras...
    Bjs de boa noite!

    ResponderExcluir
  19. Este texto está mais para Marly do que para os outros nomes citados acima.

    Sei o que digo acredite.

    Abraço Benedita

    ResponderExcluir
  20. Única, sempre será. E descobriu isso com algumas considerações feitas após o entendimento de que um nome não significa nada, pois o valor está em quem responde por ele. Tenho uma prima de nome Marly, com um sobrenome pomposo. E quando se casou, adotou o do marido, "horrível".
    E é a mesma Marly, bela, alegre e bem disposta.
    Até para narrar um fato desses, você sabe envolvê-lo com esse seu jeito especial de colocar as palavras no papel. E viva a MARLY, cheia de charme e autenticidade.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Bom é viver de bem consigo mesma e isso você conseguiu. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  22. sabemos que há nomes bonitos, outros feios, e outros (que são os nossos) com os quais, no seu caso, temos uma péssima relação de adoração.

    Marly,
    os nomes têm um significado que os eleva. pode não ser para nós, mas é-o, ou foi, para os seus pais. isso merece, apenas, a nossa aceitação e a Marly acabou, agora, por nos dizer porque o aceita, tão bem.

    o seu coração fala mais alto e o seu nome é uma homenagem à sua avó querida.




    a...té

    ResponderExcluir
  23. sabemos que há nomes bonitos, outros feios, e outros (que são os nossos) com os quais, no seu caso, temos uma péssima relação de adoração.

    Marly,
    os nomes têm um significado que os eleva. pode não ser para nós, mas é-o, ou foi, para os seus pais. isso merece, apenas, a nossa aceitação e a Marly acabou, agora, por nos dizer porque o aceita, tão bem.

    o seu coração fala mais alto e o seu nome é uma homenagem à sua avó querida.




    a...té

    ResponderExcluir
  24. Wuuaaaaaa.. your blog very attractive n interesting, i love it...

    Come and see my simple blog too if u have time..

    Herry-tan.blogspot.com, but i still new member on blogspot, thks..

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]