Total de visualizações de página

sábado, 11 de fevereiro de 2012

A MULHER E O CAVALHEIRISMO.



           
      Mulher é um pluriverso! É o ser mais proeminente da Natureza, isso é fato! Ela é formada por força e fragilidade. Ela é dual, é policotômica. Como diz a música do Wando, “ela é raio, estrela e luar”.  É menina e mulher, é filha e mãe, é amante e governanta... !Ela é um ser totalmente capaz, e luta por seus direitos (só que muitas vezes de maneira equivocada), usa-se muita disputa, em uma causa que por natureza é ganha, afinal somos seres iguais, e ocupar um lugar no espaço é somente uma questão de posição e não de imposição. E nessa "guerra", conforme ganhamos a luta por igualdade, perdemos nossa posição diferenciada quanto “sexo frágil”.
            As mulheres avançaram tanto nestas últimas décadas e foram encharcadas com informações e fórmulas sobre como estar nesta competição entre sexo que agora sentem a linha tênue que divide as “igualdades”, sentem-se desamparadas, esquecidas e pouco conquistadas. Reclamam da ala masculina, mas será que essa corrida pela igualdade não tenha causado no homem essa falta de cavalheirismo?
            A linha entre os sentidos ficou fragilizada e com certos nós difíceis de desatar. Hoje vemos os homens correrem nessa “linha bamba”, buscando equilibrar a posição de gentlemen, todavia pisam sem jeito nos nós e a prática de certas gentilezas ficam fora do contexto, e inclusive alguns argumentam que se abrem a porta, elas dizem que não precisa fazer isso, pois não são aleijadas; se fazem um jantar com luz de velas e flores, são meio efeminados; se beijam a mãos são caretas; se dão flores é um conquistador barato; se dão presentes, estão querendo comprar...  Às vezes, nós sexo frágil e enigmático, passamos sim do limite, deixando o sexo forte totalmente inseguro e incerto em como agir.
Apesar de todas as mudanças pelas quais as mulheres passaram, é notório que ela espera sim cavalheirismo, amizade, tratamento diferenciado (nenhuma mulher quer ser tratada como o amigo). Há também que dizer que por causa dessas mudanças os homens relaxaram no quesito gentilezas, acomodou-se, não se sente desafiado a seduzir e conquistar com aquelas delicadezas que são bem vindas. Acham que o ato sexual, uma boa pegada é suficiente...  Acredito que cavalheirismo não é só praticar uma ação, mas sobre tudo compreender uma mulher, entrar no seu mundo, desvendar suas “neuras” e até mesmo aceitar um não como resposta com dignidade e não sair por aí detonando àquela que não o quis.
            Atenção, carinho, surpresa, respeito, educação, espaço e outras gentilezas e valores são importantes entre pessoas que se relacionam, tanto de um lado quando do outro. Mulheres adoram gentilezas e isso nada tem a ver com capacidade! Abrimos um sorriso quando abrem as portas e fazem “aquele maravilhoso gesto” para passarmos primeiro, é claro que se estivermos sozinhas, as abrimos sem problemas. Sentimo-nos o máximo quando carregam nossos pacotes e até colocamos nas mãos deles sem que percebam...
Temos que aprender a ser simplesmente mulher, pois aí reside a graça dessa ambigüidade toda, de nos fazermos desejar pelo que somos quanto gênero: Feminino! Isso não quer dizer que precisa ser uma “fresca” e sim aceitar que os homens precisam se sentir úteis e protetores, pois assim é a natureza.
            A feminilidade diante deles tem que ser provocada constantemente, para que eles não se acomodem e se por acaso acomodar, não podemos reclamar, pois somos responsáveis por isso, através do nosso medo de parecermos frágeis, dependentes, imaturas e fracas.
            Do meu ponto de vista, Deus fez o homem e a mulher dotados de inteligência e capacidades intelectuais idênticas, todavia a forma de processar tudo isso é diferente e precisa ser entendida. Eles têm força física e nós temos força emocional. Eles são razão e nós emoção. Eles são protetores e nós carentes dessa proteção... Portanto que abram todas as portas, que tenham ataque de ciúmes, que carreguem as malas, que resolvam assuntos pesados, que paguem a conta do restaurante, que coloquem o paletó nos nossos ombros e fiquem no frio, que dêem o braço para não desequilibrarmos nos saltos! Que nos tratem como princesas, como rainha ou como dama apenas, mas que sejam cavalheiros e nós simplesmente mulheres. 

               Que voltem os tempos antigos, que volte a moda antiga! Para isso é só afofarmos o pé do acelerador, dar passagem ao “brutamonte”, que na verdade é um gentleman assustado e não sabe mais como agir com esse novo perfil da mulher moderna e super independente

26 comentários:

  1. maravilhoso teu ponto de vista Marly, mas dizer na minha opinião que tanto homens como mulheres, existe de tudo e não são todos iguais!

    Bjs!!!

    Rui

    ResponderExcluir
  2. Eu acho essa guerra dos sexos uma idiotice. Claro que a mulher tem e merece direitos, mas daí criar uma batalha, quem é melhor, quem é pior, quem mente mais, quem pode mais, o homem ou a mulher, é exagero. Homem precisa de mulher e mulher precisa de homem e ponto final. Sempre que a mulher deixou de ser ela mesma para se igualar ao homem, ela deixou de ser feminina, acessível, afável. Isso tudo criou certa barreira ao homem. Gosto de mulheres femininas, não feministas. Parabéns, xexudinha. Ah e seu cabelo está ótimoooooo. Beijão

    ResponderExcluir
  3. Mais um texto brilhante, Marly. Não demora muito e, as mulheres, estarão se gladiando entre elas, em todas as esferas. No mercado de trabalho, por exemplo, já é fato.
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  4. querida amiga,
    no tempo das urgências e das vertigens, há valores que se perdem. na relação entre seres, de todos o respeito é o mais valioso. a melhor forma de mostrar o quão especial o outro se faz em nós é tratá-lo [e fazê-lo sentir-se] como árvore robusta e sã em floresta de pequenos arbustos.
    um beijinho!

    ResponderExcluir
  5. É verdade querida,que voltem os tempos antigos,rsss!
    Amada passando aqui nesta data tão especial,pois hj é meu niver,pra desejar-lhe um fimde semana abençoado,bjus e fica com Deus *-*

    ResponderExcluir
  6. Oi lindinha!
    Passando aqui pra deseja-la um fim de semana abençoado,bjus querida e fica com Deus *-*

    ResponderExcluir
  7. Aplausos!!!
    Esse equilíbrio tão sonhado entre o que se busca e o que se encontra é o dilema gostoso da vida real e dos relacionamentos amorosos. O ideal é o homem não confundir gentileza com fraqueza[por isso camuflá-la]. Ser gentil - do tipo sincero, claro - não tem nada de covardia, medo, submissão. É força, ainda que com seu lado delicado à mostra e nós adoramos!


    Nem principes, nem sapos ....queremos doses de delicadezas diarias.


    Suuuper sábado pra vc.


    beijao

    ResponderExcluir
  8. Olá, Marly! Gostei muito do seu blog: essência e conteúdo na medida certa. Parabéns pelo excelente trabalho. Quando tiver um "tempinho", apareça no meu pequeno espaço; terei o maior prazer em recebê-la. Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Marly, sou antiquada, desatualizada, careta... amo a delicadeza e a boa educação entre os seres humanos, independentemente do sexo. Gosto de abrir portas e que estas sejam abertas para mim, de dar passagem e que me facilitem a passagem, de receber e dar presentes. Gosto! Gosto de tratar bem os outros. Gosto de ética, de respeitar as prioridades quer sejam minhas ou não. Gosto.
    Gosto do teu texto.
    Gosto de ti.
    Beijo da Nina

    ResponderExcluir
  10. Oi Marly,

    Excelente análise! Penso que é uma luta desigual, mas hoje temos maiores chances de sairmos não tão ilesas, mas humanas.

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  11. Marly, super de acordo contigo! Igualdade de direito não é igualdade de atitude, homens tem características que os tornam atraentes justamente porque são assim, diferente de nós. Viva as gentilezas masculinas e as delicadezas femininas! Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Que texto especial MARLY!
    As mulheres resume Em : Tudo de bom!!
    recém cheguei e já estou adorando seu trabalho. PARABÉNS!!

    ResponderExcluir
  13. Minha querida

    Um texto muito reflexivo e verdadeiro e por mais voltas que lhe demos, homem e mulher serão sempre diferentes, nem melhor nem pior um ou outra...apenas diferentes.

    Deixo um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  14. Olá!Bom dia!
    Outro belo texto!
    Penso que igualdade de direito não é igualdade de atitudes. Os homens tem suas características, e as mulheres as suas. É lógico, que neste Mundo globalizado e competitivo, houve várias transformações nas características de cada um. Notadamente nas mulheres! Mais independente. Porém,continuam sensíveis e isto faz uma diferença nesta "queda de braço"!
    Bom domingo
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  15. Sobre a questão do cavalheirismo,
    lembrei que uma frase (ditado? piada?)
    que ouvi certa vez:
    "O homem quando abre a porta do carro
    para uma mulher entrar,
    um dos dois é novo!"
    (obviamente que não é o motorista;
    ou o carro ou a conquista rs)

    ResponderExcluir
  16. Plenamente de acordo contigo-....sejamos princesas...façamos eles se sentirem homens...e...nós agradecemos....
    m beijo com muito carinho, BS

    ResponderExcluir
  17. Marli!!minha linda...quanta doçura e beleza para nos descrever dentro deste contexto tão complexo e ambivalente.
    Voce nasceu para ser escritora.
    Pensa...
    Um fim de semana maravilhoso querida.
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Ai amiga, vc já disse tudo em seu texto, minhas palavras nem fariam diferença....srsrsrsr....mas estamos cada dia mais masculinizadas em nossos atos. Essa de dividirem sempre a despesa de uma casa então é um saco.Eu creio que o varão cabe a ele o sustento bruto e o da mulher seria mais ou menos o complemento. A cada dia assumimos a despesa bruta e eles o complemento...odeio isso...e me faz entender que não precisamos de um varão em nossa casa pois aprendemos a arcar com as despesas sozinhas. Eles querem também direitos iguais mas a maioria não ajuda nos afazeres domésticos. Odeio dizer isso, mas prefiro estar só então e ter apenas um namorado.

    ResponderExcluir
  19. Mais um excelente o texto, Marly.

    Penso que essa "briga", entre o que se quer e o que se tem, terá ainda muitos capítulos... rs

    Beijinhos e boa semana.

    ResponderExcluir
  20. Gostei desta forma de ver a diferença!
    E gostei de dizeres que o essencial deve ser mantido... extirpado dos exageros masculinos que não têm alguma razão de ser!
    Continua ssim feminina que eu gosto tanto!!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  21. Marly, muito inteligente esta sua postagem. Olhando para o lado do homem, posso dizer que ele se sente inseguro por ser cavalheiro. Todas as mulheres que conheço dizem gostar do cavalheirismo, contudo é de um cavalheirismo imaginado por elas. O que sai um pouco do padrão delas já cria uma situação até desagradável para o homem. Muitas vezes vi perguntarem se fulano não era homossexual porque saíram, o fulano foi bastante gentil e até respeitou a moça. Conclusão, é meio efeminado! Isso ocorre geralmente com as mulheres mais jovens. As de meia idade são mais inteligentes. Curtem um cavalheirismo, agradecem, colaboram, adoram ganhar flores e sabem o significado de serem tratadas como princesas. Enfim, acho que o feminismo deixou o homem de brio um pouco precavido. Passou a tratar as mulheres como se fossem colegas de trabalho. Até as piadas e as brincadeiras passaram a ser inconvenientes. Na realidade, acho que o que está em baixa é a educação, tanto do homem quanto da mulher.
    Doce beijo no coração.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  22. flores e beijos para ti mulher divina

    poeta de alma iluminada

    cuidate

    beijos!!

    ResponderExcluir
  23. Olá Marly,

    Ainda prefiro os homens à moda antiga. Creio que houve certo exagero no movimento feminista, que culminou com mais ônus para as mulheres. Os homens se retraíram e deixaram de lado o que mais nos encanta e que está implícito em suas atitudes de cavalheirismo, de cuidado e de proteção. Somos fortes, mas frágeis.

    Também li a crônica sobre os homens (seres tão simples). Bem espirituosa e repleta de verdades.

    Parabéns! Excelentes crônicas!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Me desculpe a franqueza, não li todo o texto nem os comentários. Já tenho um opinião formada a respeito e ninguem neste mundo vau mudar.

    As mulheres buscaram a igualdade e encontaram uma maior desigualdade com uma carga de responsabilidade muito maior.

    Abandonaram seus lares, seus filhos e deram liberdade total ao homem.

    Eles filha aproveitaram e estão se esbaldando.

    Agora é tarde para chorar...rs... ñ dá nem para administrar o prejuizo.

    Retroceder? Eles jamais aceitarão.

    Abraço

    ResponderExcluir
  25. Aclim,
    Em palavras mais brandas, foi exatamente o que eu disse "usa-se muita disputa, em uma causa que por natureza é ganha, afinal somos seres iguais, e ocupar um lugar no espaço é somente uma questão de posição e não de imposição. E nessa "guerra", conforme ganhamos a luta por igualdade, perdemos nossa posição diferenciada quanto “sexo frágil”."
    Mas eu acredito que ainda existem cavalheiros e existem mulheres que sabem ser femininas. Como existem mulheres e mulheres, existem homens e homens.
    Eu confesso que tenho jornada dupla, mas não abro mão da minha feminilidade. E nem do meu lar e nem dos meus filhos. Quem faz isso é mulher de cabeça oca. E eu me recuso a falar delas...

    ResponderExcluir
  26. A Olá, para lhe desejar um
    Feliz Dia dos Namorados
    http://nsm07.casimages.com/img/2012/02/10/1202100632341250289420436.gif

    beijos
    Chris

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]