Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ANJOS DA PENA

           Adoro quando consigo provocar o meio sorriso nos lábios de quem me lê. Ou quando notam minha sensibilidade, pois a beleza está além dos olhos de quem vê, como também está na alma de quem sente. Para mim, sensibilidade é transformar em arte o caminhar de uma mulher empurrando o carrinho do supermercado, transformar a expressão de dúvida feminina ao ler o rótulo de um enlatado, em poesia; captar a sensualidade no escolher de um maracujá... É admirável a arte de poetizar as minúcias femininas sem parecer vulgar ou sedutor barato.
          Admiro a leveza da escrita, o drama poético, o humor da crônica e o louco que a escreve... Admiro a escrita, humorada, sensual,  poética, ou mesmo quase profana, sem perceber, sem querer...
          O bom do escrever é exatamente quem lê se sentir personagem da leitura que faz. O escritor é um retratista gráfico, e quando é capaz de transladar o leitor para suas imagens gravilhadas, é porque  ele tem na alma o sublime dom da comunicação através do sonho e da fantasia. Ele é capaz de dar asas imaginárias ao leitor.
          O Dom de emocionar é dado ao escritor. Ele escreve coisas que nos tocam a alma, nos enchem de certezas, nos fazem sentir que não somos únicos com certos sentimentos. A saudade do texto é a mesma que me invade quando o leio, a alegria, a emoção, a tristeza que faz a lágrima rolar... Encanta-me quem pode emocionar através da escrita, ou de igual forma divertir.
          Quando eu era criança ficava imaginando como era o ser fantástico que escrevia o que me encantava, até que um dia fui premiada com o projeto “Escritor e Leitor” e pude conhecer alguns escritores brasilienses, e sinceramente me pareceram anjos não com penas, mas “Anjos da Pena”, que enchiam as  páginas dos livros com histórias que me faziam viajar sem sair do lugar. Ainda viajo, quando me deparo com boas obras, aquelas escritas com a alma, que vai decifrando fatos, traçando sonhos, creditando experiências, retratando vidas e sentimentos.
Marly Bastos

25 comentários:

  1. También a mí me causa una enorme alegría que quien me lea sienta alguna emoción, cualquiera, pero que sea afectado de alguna manera por lo que salió de la mente y la imaginación. Gracias por tener un espacio tan interesante, que seguiré leyendo despacio.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  2. Interessante,
    você se tornou aquilo que admiravas, uma excelente escritora, ou melhor, anjo de pena.
    Admiro teu talento 'de montão'.
    Ótima quinta-feira para você!

    ResponderExcluir
  3. E quem escreve assim, prende quem está deste lado.
    Belas palavras Marly!

    ResponderExcluir
  4. Marly ...profundo!
    Voce é como alguns desses escritores que citou.
    Que bom que ainda existem alguns capazes de emocionar, e nos transportar pro mundo de sonhos e fantasias, ou dentro da realidade nos levar pra dentro de nós, ao ponto de fazermos uma reflexão da vida, como fiz lendo seu texto anterior.
    (parece que me leu)

    Lindo texto, como tudo que escreve.

    ResponderExcluir
  5. Só é escritor quem consegue emocionar o leitor.
    O teu texto é uma excelente reflexão. Gostei muito.
    Beijos, querida amiga Marly.

    ResponderExcluir
  6. Marli..vc é linda!!

    E escreve lindamente. Admiro muito vc e outros amigos escritores que eu visito!!!

    Me encanta o dom de colocar as palavras de maneira qur toca nosso coração..as vezes pelo amor, pelo lirismo, as vzes pela sedução, as vezes pela mensagem escondida entre as palavras..

    Parabéns pelo seu DOM. Que Deus o conserve sempre, porque vc merece!!

    ResponderExcluir
  7. [MAAAAAAAAA estou quase acreditando que sou linda:)! Tenho me olhado em todos o ângulos e ainda não achei aquele que seus olhos veem, mas vou achar... E quanto à Escrita, estou aprendendo a escrever, e me sinto muito feliz quando gostam do que coloco em forma gráfica.]

    ResponderExcluir
  8. Sorri e fiquei encantado!
    Você consegue, sabe?!
    Sabe emocionar... sabe do que fala!
    Sente-se que sente...!
    Liiindo!

    ResponderExcluir
  9. Pois é...Ler não é só "passar os olhos", é entrar em sintonia com quem escreve, partilhar a paixão pelas letrinhas, pelas ideias e emoções que as palavras de um podem despertar no outro.

    Compartilhar um escrito é comungar desse amor que só quem escreve e lê com a alma, entende.

    Muito linda essa expressão "anjos da pena", querida. Gostei demais.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  10. Minha menina,
    Voltando a Barcelona eu li seu post ( sim, você viajava conmigo ) e pensei que você não é linda, não, é lindissima, inteligente, perspicaz e fofinha…fofa…fofinha :) Suas letras são suas asas e nós somos afortunados porque temos o privilegio de disfrutar de seu vôo.
    Gracias por tu valiosa amistad. Eres linda y eres única. Un beso y un abrazo asíííííí de grandes.
    Beijos refrescantes pra você. (Eu sé, o verão e desesperante!!!!)

    ResponderExcluir
  11. Parabéns, querida Marly, voce sabe prender a atenção do leitor. Beijos mil!

    ResponderExcluir
  12. Oi Marly,

    O ato de escrever é a nossa forma de expressar ao menos uma faceta do que somos.
    Se conseguirmos tocar alguém, instigando, emocionando, alertando, alentando, alegrando, enfim, despertando emoções através dessa leitura, isso nos completa, nos estimula.
    Quantas vezes tivemos nos livros um companheiro que nos abria a porta dos sonhos, das emoções e o quanto isso nos fez bem.....
    Você foi muito feliz ao chamar os escritores que nos tocam de “anjos da pena”.
    Eles o são.

    bjos

    ResponderExcluir
  13. Oi minha querida amiga. O anônimo sou eu, Germano, o pai do Bolinha,kkkk. Que bom estar aqui novamente. A campanha é nossa e quanto mais gente nela melhor né... Lindo teu texto, você realmente esta cada dia melhor. Espero amiga um dia passar na tua cidade e poder bater um papo legal. Um grande beijo. Tenha um ótimo final de semana. FIQUE COM DEUS
    Clemente Germano e BOLINHA.

    ResponderExcluir
  14. BOA NOITE MINHA BOCHECHINHA ROSADA! QUASE BONECA,BONEQUINHA LINDA...
    MENINA ESSA FORMA GRÁFICA É O QUE ME ENCANTA E ENCANTA TANTA GENTE...SUA FORMA DE ESCREVER CATIVA NÓS LEITORES...E NÃO TEM COMO NÃO TIRAR O CHAPÉU PRÁ VC ...
    BJSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  15. Admirável a sua postagem. Também me emociono com a arte em geral, me emociona a projeção da alma artística, quando você consegue tocar alguém com a sua a arte, é quando a arte passa a ser genuína. Também sou de Brasília, cidade cheiaaa de escritores anônimos.

    ResponderExcluir
  16. Marly, tem um selo no blog dos carinhos recebidos no artes e escritas esperando por você. Um abraço pelo texto, Yayá.

    ResponderExcluir
  17. O meio riso, é o que mais sente. Esse meio riso é o que faz presente o autor(a), e nós, leitores, gostamos e vivemos o inteiro, desse meio riso que nos faz bem.
    Gosto de pensar, que toda a semana um meio riso,eu vou ter.
    Beijo no coração.

    ResponderExcluir
  18. Escrever é pensar com a pena e o papel.
    É tornar os monólogos em diálogos.
    É mover-se com quem lê e colocar-se à escuta das suas reacções nos seus leitores.

    ResponderExcluir
  19. Encantada com seu post, Marly.Os bons escritores realmente são anjos que nos levam junto em seus voos...

    Beijos, querida.

    ResponderExcluir
  20. A beleza está sempre na alma, nos sonhos, quando conseguimos roubar,,,vamos por assim dizer, um sorriso de um leitor,,,é o mais puro sinal de que conseguimos passar a mensagem,,,seja qual for a forma que ela foi entendida...grande beijo de bom final de semana pra ti querida.

    ResponderExcluir
  21. Querida amiga
    Hoje eu vim pensando um pouquinho em meu sonho
    por favor clique no Link

    http://www.mariaalicecerqueira.com/2011/08/prezado-amigo-leitor-e-seguidor-me.html

    Muito obriga de coração

    abraço amigo
    atenciosamente Maria Alice

    ResponderExcluir
  22. Marly, queridaaaaaa!

    Tudo aquilo que a gente escreve, fala, e faz com a força do nosso interior é verdadeiro e lindo! A gente aprende a enxergar tudo isso com aqueles olhinhos de quem ama...

    Tua escrita é tão bela!
    Adoro vir aqui!

    Beijos...
    http://cynthiadayanne.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. "Se não podem me ler; que eu me leia; que conheça os sobressaltos que interpõe esta ponte, e se ela não existir, que eu seja o engenheiro sagaz; determinado a cumprir com o meu objetivo, seja lá, onde estiver as ferramentas que preciso ainda encontrar para beijar os pés de Clarice Lispector; limpando o chão pelo qual passou Machado de Assis; lendo e aprendendo com o tão polêmico Nietzsche... Ah, Senhor, protetor dos novos e loucos autores, que esta chuva que refrescou a luta árdua de tantos molhe o meu telhado a ponto de encontrar a humildade necessária que não me fará algoz de minhas próprias ambições..."

    Meu nome é Adriana, é um prazer conhecer seu blog; sou poeta, escritora, e Gostaria de lhe convidar a conhecer o meu espaço; todo mês você terá uma chance de ganhar livros sorteados entre os seguidores do meu blog. Esta é uma iniciativa privada para incentivar os novos autores que são considerados anônimos no mercado literário; para participar, siga o blog e deixe um comentário -"quero participar da promoção dos novos autores!" Nossos grandes incentivadores são vocês!

    ResponderExcluir
  24. Bom dia, amiga.Saudades.Que o seu dia seja lindo e de paz!
    Bem, achei muito interessante o texto, e realmente o escritor é tudo isso, e quem lê, o espectador de ilusões e verdades.Muito bom!
    Gostaria de te pedir que voltasse a escrever as suas poesias, que me deixavam sem ter o que dizer, a não ser: MARAVILHOSA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Rsrsrs!
    Beijo grande, e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  25. Minha Anjinha da Pena
    Vc é destaque nacional, minha linda, nada de pertencer somente ao quadro lterário brasiliense só não, viu!!!
    Quer coisa mais incrível do que:
    "Para mim, sensibilidade é transformar em arte o caminhar de uma mulher empurrando o carrinho do supermercado, transformar a expressão de dúvida feminina ao ler o rótulo de um enlatado, em poesia; captar a sensualidade no escolher de um maracujá... É admirável a arte de poetizar as minúcias femininas sem parecer vulgar ou sedutor barato".
    Você é o máximo, como escritora, poetisa, amiga, mãe, etc, etc.... E é por isso e outras milhões de coisas mais que também te amo!
    Marly, você arrancou umas duas dúzias de lágrimas minhas hj lá no Amadeirado. Obrigada, por hoje e por todos os dias. Ser sua amiga é algo de insuperável para mim!Bjkas com muito carinho e amor!

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]