Total de visualizações de página

sábado, 2 de julho de 2011

PRETENCIOSAMENTE EU



Já notaram que eu não sou uma Marly qualquer né? Meu nome é com y pra começar. Chique né? Mas não é só isso, depois vem Benedita(arcaico eu sei, e quando criança e adolescente, odiava o professor pra sempre, quando dizia meu nome composto, na hora da chamada). Mas pense bem, quem no mundo inteiro iria fazer uma combinação horrorosa dessa no nome de uma filha? Só meus pais mesmo... Por uma época pensei que fosse até adotada, pois achava que pais de verdade não colocariam tal nome numa filha, sangue do sangue deles. Sou filha deles sim, meu sangue é B+ igualzinho do meu pai e dos meus 5 irmãos. Pode parecer impossível, mas eles acharam esse nome bonito e cheio de significados...
Sinto muito xarás, mas MARLY não significa nada, ou quase nada. É apenas uma variante de Maria, Marie, Mary, Merlyn, Marley... Marly!(na verdade, deveria ser pronunciado como uma palavra paroxítona). Agora vem a melhor parte: BENEDITA[permitam-me  : Aff], mas tem um lindo significado: “bene”àbem; “dita”àfalada=ou seja, “aquela que é bem falada”.  Tudo bem, podia até ser apenas Marly, ou mesmo Benedita, mas essa composição é... Melhor “xapralá.”
Eu sei que o nome não me deixa mais feia. Que história é essa de “mais feia”? Melhor dizer que ele não me deixa menos bela (haja modéstia!), e eu até já me acostumei com ele, afinal já  o carrego a bem mais de 40 anos. Quarenta??? Quarenta não, eu disse “bem mais de quarenta ... Sei que não parece, mas são os cremes antirrugas que uso, e uns tempos desses fiz um peelling a laser, rejuvenesci uns 15 anos (vai sonhando, Marcelina...)
Sou muito teimosa, e isso é um defeito horrível quando se trata de reconhecer os erros. Tem vezes que fico vermelha de vergonha, pois sei que estou errada e bato pé firme nas minhas idéias e convicções. Coloco culpa no meu signo astral, pois carneiro é bicho cabeçudo, cabeça dura... Mas, dizem também que pessoas sob o signo de Áries é criativa, amorosa, boa amante, líder... E algumas coisinhas ruins que melhor nem citar. Tudo culpa desse cabeçudo!
Aos meus filhos eu tenho o amor incondicional. Como toda mãe coruja os acho os mais lindos do mundo. Você sabe a história da coruja? Não? Então vou contar, pois hoje estou toda prosa, e nada verso. Bem...
A Dona Coruja precisava procurar alimento para seu filhote e teria que se ausentar do ninho. Ela temia isso, pois havia um gavião que não tinha piedade, dava fome e ele traçava os filhotes indefesos. Mas  Dona Coruja era amicíssima do Seu Gavião e foi até ele pedir que não comesse sua cria. Seu Gavião prometeu de pé junto que não tocaria no filho dela, mas que precisava saber qual deles era o seu filho e ela disse: ” Meu filhote, Seu Gavião é a coisinha mais linda que o senhor jamais viu, mimoso, lindinho, um encanto igual não conheço. Então, assim que o senhor o vir, vai saber que é o meu.” Trato feito, o Seu Gavião não tocaria no bebe da coruja e ela foi embora tranqüila. Bateu a fome no gavião e ele saiu a procura da caça e achou. Era uma coisa esquisita, parecia um bicho, parecia um pássaro... Olhos esbugalhados, depenado e disforme! Pensou: “ Com certeza essa coisa horrenda não é o filho da Dona Coruja.” E comeu tranqüilo “a coisa”. A tardinha veio Dona Coruja chorando e dizendo que havia confiado nele para não tocar no seu filhote e ele o havia comido. O senhor Gavião então disse:  “Dona Coruja, a senhora disse que era o mais lindo da floresta e eu comi o mais feio que já vi por aqui. Sinto muito se não falou direito como seu filho era...” Assim, sou eu, assim somos nós todas mães corujas. Mas sinceramente, os meus filhos são os mais lindos do mundo! Rsrsrsrs
Enfim, eu sou Marly Benedita,  filha legítima dos meus pais (apesar do nome que me deram), sou mãe, mulher, filha, irmã e amiga e como notaram, extremamente modesta. Formada em Letras, pós graduada em Direito Educacional e quase mestra em psicanálise. Sou feminina e um pouco feminista(quase sempre a mulher tem razão). Sou boa professora, embora os alunos sempre me acharam meio “sargentão”; sem nenhuma pretensão sou poetisa, e cronista pra aliviar a alma. Prosa? Gosto de todo jeito, mas a melhor é  aquela leve,  que a gente a tece em rodas de amigos, tomando um cafezinho fresco. Como é bom jogar palavreados ao vento! São como bolhas de sabão assopradas por crianças, e que vão colorindo o ar em contato com os raios solares.
Sou indignada com as injustiças sociais, com a política podre e com gente sem senso de humor. Sou também viciada em Rivotril, em café e chocolate amargo. Minha fruta predileta é a melancia, talvez por ser grande, e dar pra dividir com todos, ou talvez por ser docinha e vermelha como é um cadinho de paixão.  Eu sou assim, calma como um lago ao luar e com pensamentos que “quicam” como a bola no pé de um craque em “embaixadinhas”.  Por isso, digo que sou meio on-off. Penso tudo e não penso nada e outras vezes, do nada eu penso tudo.
PS : Texto biográfico... Alguém me disse que para estarmos com o ciclo completo deveríamos escrever nossa biografia. Assim, deixo a minha como legado à humanidade blogosferial. Se bem que longe de mim encerrar meu ciclo agora, ainda quero virar o velocímetro.

Eu por mim mesma, Marly Bastos


35 comentários:

  1. Pois eu amei vê-la Marly, com ou sem Benedita. Os nomes são uma carga, quando nos incomodam. Mas só o fazem até a adolescência. Depois , estão tão colados em nós que até nos esquecemos deles. Nesse nosso mundo especial, você é a mulher inteligente que nos mostra belos escritos e que tem um lado cômico extremamente agradável. É a amiga que temos prazer em receber e visitar.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto biográfico!
    Foi muito bom conhecê-la mais um pouquinho!

    Domingo todo blue pra ti!

    ResponderExcluir
  3. Agradável surpresa este teu texto. Soube-me bem lê-lo e ficar-te a conhecer um pouco melhor. Talvez o nome não seja uma combinação perfeita, mas o talento que tens, e que talvez em parte também o devas aos teus pais, a mim basta-me e saio daqui plenamente satisfeito por cá ter vindo hoje.

    Abraço grande

    Runa

    ResponderExcluir
  4. A sério... eu acreditei em tudo, menos numa coisa!!!
    Aquela história dos quarenta e tais anos é que eu não engulo!
    Desculpa lá!!!!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Marly querida,
    Amei este texto biográfico. Foi ótimo conhecê-la um pouco melhor. Já tinha visto o suficiente para achar você uma mulher encantadora.
    Acho você uma amigona, apesar de conhecê-la apenas virtualmente. Vejo em você excelentes qualidades. É uma mulher inteligente, sensível e linda.
    Amo passar por aqui.
    Desejo-lhe um maravilhoso fds.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Voce é uma mistura fina. rs
    Tem de tudo um pouco e muito mais!
    Prazer todo meu ter a oportunidade de me alegrar com sua presença aqui nesse mundinho.
    E sempre que venho aqui, sorrio!! rs
    Pior foi lembrar que quando criança, o nome não era muito "minha cruz". Mas poxa vida o cabelo de pico...affff...Não entendia, pq só eu se meus outros cinco irmãos tinham cabelos lindos.rs (ainda bem que hoje em dia tudo é mais fácil, chapinha nele e tá domado) rs

    Beijao Marly, você é ótima com qualquer nome.rs
    Bom fds querida sempre com esse bom humor danado de bão! ehehe

    ResponderExcluir
  7. Marly, com Ypsilone,
    Adorei saber um monte de coisas suas (não sou encherida não, vice?). Mas, a gente se sente mais próxima. Uma hora vou lançar a minha também. Só que a sua foi escrita por uma "bendita" de uma mulher talentosa, que além de poeta, tem um senso de humor aguçadísssimo. Minha avó materna, que eu amava de paixão, se chamava Benedita, mas nós a chamávamos de Dita, minha vovó, Dita, que era muito fofa, uma mulher adorável.
    Amei, Marly Benedita, você é mesmo tudo de bom. Bjkas com muito carinhoe um lindo domingo!

    ResponderExcluir
  8. Adorei saber que seu nome é Marly Benedita! Amiga minha avó se chamava Sofia e durantre seus oitenta e sete anos de vida repudiou seu nome. Queria que ela hoje estivesse e viva e visse quantas Sofias estão senso registradas pelo mundo afora! Lendo sua biografia senti-me privilegiada em saber tantas coisas sobre você. Te admiro mais ainda! Beijinhos.

    ResponderExcluir
  9. ah, mas o significado é bem mais abrangente do que "aquela que é bem falada".

    Benedicta significa bendita, louvada, abençoada... e mais, o diminutivo de Benedicto(a) é Bento(a), ou seja teus pais é tão teus pais que a abençoaram até no nome qdo nasceu...rs

    Quanto ao primeiro nome e suas variantes, nem vou falar nada porque adoro o nome Maria...sou apaixonada por esse nome... só Maria, sem nenhum composto, e será o nome da minha filha, se Deus assim permitir que eu tenha.

    Marlyzinha, adorei conhecer um pouco mais de ti...mas estou certa que essa biografia é o resumo do resumo da ópera...
    Uma mulher tão intensa e sensível como tu (que deixa transparecer isso nos teus textos e poesias) tem muuuuuuuito mais pra nos contar!
    e eu estarei aqui, adorando ler-te!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  10. Marly..adoro Marly Benedita, serafina, Carolina, Sebastiana..seja qual fosse o seu segundo nome..eu gostaria do mesmo jeito.
    Adivinha porque sou a Ma? por que uma mãe colocaria de Fatima como segundo nome? nome de Santa, que de santa so tenho e jeito. A MArly minha irmã é de Lourdes..nome de Sta. A MArlene..minha irmã.. é Aparecida..de Santa.. Ja a Mirtes..deu sorte a danada.. é mais bonitinha.. é Mirtes Simone, a moderinha..ai qu raiva..rsrs
    Mas assim.. meu e-mail? mdfbf.blogspot.com
    Quero saber deste peeling que rejuvenesse 15 anos.
    Se me rejuvenescer 5 ja ta bom..pq com meus tratamentos ja rejuvenessi 10.
    Viva a Sta drmatologia.
    Do e-mail é sério..com endereço do mdico e td..rs
    Coloquei um video de musica angolana pra enfeitar meu peixinho.se vc quiser dar uma espiadinha..
    Adorei a historia da coruja.
    Ainda bem que não sou mão corja..longe disso.
    Adorei sua biografia viu Marly Benetita..
    Mas vou te chamar de Ma.
    Bjkas
    Ma

    ResponderExcluir
  11. Adorei saber mais de vc por vc mesma. Amei tua biografia querida.
    Um beijo grande no coração

    ResponderExcluir
  12. Ufa!!!!! rsrs Que linda!!!

    O que dizer mediante tanta coisa boa? Nada! Apreciar, no minimo... Marly Benedita, linda flor do açafrão!!! (açafrão por ser de um 'amarelinho' bem discreto... rsrs)
    Pois bem, parabéns pelo texto e por ser tudo que és!

    bjssss da sua fã e leitora...

    Catita

    ResponderExcluir
  13. :-) Adorei o texto! E seu nome é lindo, Marly criou significado apartir de agora. Se Maria significa "senhora soberana" etc e tal... Marly significa mulher soberana moderna, bonita,justa e bem humorada. E por isso mesmo tinha que ser Benedita por todos...Outro nome forte para uma pessoa abençoada! :-) Bjs! A.

    ResponderExcluir
  14. Querida Marly aqui o primeiro pois me inspirou ler sobre voce, tenh aum linda noite, beijos !!!

    Ben e Dita

    Menina travessa de Águas Claras
    Que vive descalça dos requintes
    Adoro teu olhar, é um brinde
    E a cada palavra tua em mim revive
    O sabor de olhar tua boca carnuda
    Descompromissada com o espelho
    Pois na realidade sabe ser bonita
    E tem asas na mente onde sonha
    É Ben(e)(dita) não arcaico
    É sim muito bem escrita, tua historia
    É B+ consangüínea dos irmãos é pai
    Então o nome xaprálá, voce é linda sim
    E goze como puder de tudo que tem
    Desta modéstia de mulher inteira
    Dessa coragem de uma brasileira
    Eu adoro você por ser presente
    E a cada dia me acostumo em ler
    E saber que essa mocinha é mãe
    Agora entendo toda a tua beleza
    Pois já realizou a maternidade
    E tem na prole a tua eternidade

    Ulisses Reis®
    02/07/2011

    Pata Marly Ben. Bastos

    ResponderExcluir
  15. Querida amiga boa noite
    Vim pedir o seu votinho para a minha poesia
    Precisamos
    Link da votação

    http://ostra-da-poesia-as-perolas.blogspot.com/

    para que o voto seja valido se votar no moral da poesia que fica abaixo das poesias, precisa fazer seu comentario deixar seu nome e seu link
    desde ja lhe agradeço de tudo o coração
    Tenha um lindo final de semana
    Maria Alice
    Bom dia amiga, vim agradecer a voce por sua linda presença no meu cantinho e fazer parte dos meus 200 seguidores! Venha pegar o selinho dos 200 seguidores que eu fiz com muito carinho. Tenha um lindo dia
    Abraço amigo!
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  16. Agora sabemos um pouco mais de você através da sua autobiografia ironizada. Você colocou emoções ao falar de você e tudo de bom para você, mas sendo sua amiga digo: resista aos vícios. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  17. Vejo uma peculiaridade em teu que condiz com a vastidão e a profundidade de tua sensibilidade: trazes o 'mar' em teu nome, Mar + ly. Isso é encantador.

    ResponderExcluir
  18. Obrigada por dividir conosco sua história, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Marly! Bem vinda ao PROSOPOÉTICA!
    Sim! Moldar, não mudar, é o caminho! Rssss...
    Porque senão, seremos eternos mutantes! ;)))) E terminaremos não sendo (nem) nós mesmos!
    Abração e volte SEMPRE!

    ResponderExcluir
  20. Marly, que seja você, sempre, assim, PRETENCIOSAMENTE!!!
    Adoro seu jeito de ser.
    Um grande abraço e um excelente domingo.
    Obrigada pelo seu carinho e atenção, minha amiga!!!!

    ResponderExcluir
  21. Bendita Marly!!!!
    Completei agorinha 600 amigos lá no Amadeirado e você é minha super parceira. Te espero lá pra vc ler o texto e pegar o selinho (claro, se quiser, fique bem à vontade).
    Te amo, minha amiga!!!! Bjkas e um domingo abençoado!!!!

    ResponderExcluir
  22. És linda com y ou com Benedita,,,o que importa é a alma que carregas...grande beijo de boa semana pra ti querida.

    ResponderExcluir
  23. Olá Marly. Adorei conhecer um pouco mais de você e da forma como escreve a seu respeito. Beijos e ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  24. Nome feio?
    Que nada, eu conheço pessoas com os nomes mais esquisitos da face da terra.
    Marly, com todo o respeito, eu já te achava gata, no papel de parede do seu blog, esta foto que postou agora, mostra que na verdade você é uma GATONA!
    Definitivamente, você é uma combinação rara de mulher bonita, e super inteligênte.
    E pode ficar lisonjeada, pois você tem todo direito, pois como não bastasse, todos estes atributos, sinto em você, uma pessoa humilde e verdadeira.
    Sinceramente, todas estas qualidades internas, se refletem na sua aparência externa, fato!
    Eu juro que achava que você tinha no máximo uns 29 anos .
    Você é como aquele ator Mel Gibson, não envelhece nunca , então acho que a tua música tema é: "FOREVER YOUNG, I WANT TO BE FOREVER YOUNG!"
    Beijos e abraços fraternos, desejo que inicie a semana com toda a sua beleza , irradiando a tua essência!
    NAMASTÊ!

    ResponderExcluir
  25. Ao lê-la percebo que teu nome lhe pesa, mas isso é uma coisa íntima, porque quem tu passas pra mim é muito maior que o simples e bonito nome. Há gente de nomes lindos e que nada trazem de dentro pra fora, ao contrário de ti. Saber mais de vc foi te sentir mais perto. Bj

    ResponderExcluir
  26. a bola desliza sob os pés do craque e a torcida, aqui, vibra com as jogadas de belo efeito na primeira pessoa :)
    beijos, marly benedita!

    ResponderExcluir
  27. Muy bonito lo que escribes, es un grato pasar por tu casa,
    que tengas una buena semana.
    un abrazo.

    ResponderExcluir
  28. Oi Marly, adorei a sua visitinha, da próxima vez que passar por lá não esqueça de me adicionar. =) assim vc não esquece de voltar...
    Ótima semana.
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Marly,
    Seu nome não é um problema!
    Conocí una mujer que se llamaba Eris, pero su nombre completo era Eristoprania. Ainda hoje eu não encontro o significado! Además, ella no tenía unos ojos tan profundos como los suyos.
    Mi madre decía: las madres tienen dos corazones en vez de dos pupilas.
    Por isso eu era bonito demais!
    Beijos e Boa noite.

    ResponderExcluir
  30. Marly, precisamos estar bem com o que somos. Creio que essa seja a busca verdadeira, e o resto, bem, o resto é ledo engano...
    Tem mais, adoro quando você chega em meu blog e derrama um pouco do seu espírito fabuloso. Fico rindo e com vontade de te ver de verdade, talvez para atestar que realmente existe [pisco].
    Pra você eu conto: Só fiz as duas postagens por ter me proposto a atualizar toda sexta ou sábado. Não tinha o que falar. Lembrei do fato que me fez pensar. Então fiz o texto. Aconteceu duas vezes. Coincidência que muito gostei. Eu me emociono com os comentários. De algum modo somos todos muito parecidos. Acho isso fantástico.
    E pode deixar que trarei comigo algum trocado para o caso de virar uma trilogia o fato. [sorrio]
    Beijo e uma linda semana pra você que tanto gosto!

    ResponderExcluir
  31. Ah, isso já aconteceu comigo...rs Uma loucura...rs
    Mas estou aqui para dividir a minha alegria... Obrigada!
    100 seguidores...Como gratidão e com muito carinho fiz um selinho comemorativo...=)
    Passe quando quiser e puder para pegar o que já é seu...<3
    Bjs e boa semana.

    ResponderExcluir
  32. Muito prazer em conhecê-la.
    Tenha uma linda semana
    Bjux

    ResponderExcluir
  33. Amigaaa vc teu nomi vc é lindaaa chiquerrima...uma linda semana com toda sorte de benção !

    ResponderExcluir
  34. Você não é uma Marly qualquer como vc mesmo disse...é uma Marly especial...que fez a própria biografia...é corajosa...é maravilhosa!


    deixo pra vc o meu carinho...

    Zil

    ResponderExcluir
  35. Ahh amiga, o que dizer depois disso tudo, né! Que você é adorável, percebo isso pelo jeitinho que sempre me tratou. E agora entao depois de ler essa narrativa, sairei daqui gostando ainda mais!

    Tão bom quando nos conhecemos tão bem a ponto de nos descrever sem muitos esforços, como fez, parabéns lindona!

    Olha, e teu peeling eu já tinha ouvido falar através da Ma, juro que se estivesse por perto, ia querer conhecer!!!!!

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]