Total de visualizações de página

domingo, 25 de agosto de 2013

UM CERTO OLHAR MAIS APURADO

                                            Foto da Web

Certas reflexões são como uma bússola que levam nossas lembranças ou mesmo nossas esperanças para várias direções... E nesses momentos necessitamos de uma dose de humildade e contrição, pois não há como desengavetar sentimentos arraigados na alma, sem reconhecermos que podemos ser melhores do que temos sido; que optar por mudanças vai fazer toda diferença (embora às vezes resistimos à essas mudanças); e que toda flexibilidade dos nossos sentidos fazem-se necessários para metamorfosearmos os sentimentos, pensamentos, e conhecimentos até o fim da nossa vida. 

Roberto Shinyashiki diz que "Na simplicidade aprendemos que reconhecer um erro não nos diminui, mas nos engrandece, e que as pessoas não existem para nos admirar, mas para compartilhar conosco a beleza da existência." Com o tempo descobrimos que a sabedoria na maioria das vezes está em calar e não em deslancharmos nossas verborragias e ações como demonstrações de "sabidices". Descobrimos que pedir perdão, abre portas já fechadas, que um elogio refrigera a alma de quem o ouve e engrandece quem o lança. Com o tempo tentamos fazer as coisas de maneira diferente, embora nem sempre conseguimos, pois a nossa natureza é por si mesma malévola, e nos pegamos em flagrante às vezes , fazendo exatamente aquilo que condenamos. 

Reflexões que atingem nossos sentimentos deixam nossa alma assim nua e exposta. Descobrimos que somos feitos também de inveja, raiva, contendas, revoltas, murmurações... Descobrimos que magoamos pessoas, e de alguma forma, com consciência que fazíamos isso (mas, era o melhor pra nós...). O início de tudo é nos perdoarmos, pois quando erramos, raramente o fazemos por gosto, e sim por desconhecimento ou falta de discernimento...

Por vezes é necessário fazer essa viagem inusitada para dentro de nós mesmos, reconhecendo nossos erros, pecados, enganos e desenganos. Na vida é natural cair, mas é essencial levantar sempre, sacudir a poeira e dar a volta por cima. É necessário coragem para fazer uma retrospectiva, aonde vêm à tona muitas revelações, dando-nos entendimento que para sermos um pouco melhores, temos que efetivarmos verdadeiras mudanças e desafiá-las a se desinstalarem da nossa existência, pois somente assim podemos vencer o jogo da vida e essa natureza tão (des) humana que temos.

Marly Bastos

13 comentários:

  1. Boa noite Marly.. interessante postagem.. devemos fazer essa reflexão toda a noite antes de colocarmos a cabeça no travesseiro.. aos poucos estou tentando fazer e dar alguns passos.. e a frase que me mostra muito...
    se queres crescer diminua-te.. muito a meditar nela.. bjs linda noite

    ResponderExcluir
  2. Todas essas verdades eu tento vivenciar, ainda assim não me torno um ser humilde. Continuo querendo aparecer, sem o devido merecimento. Meu beijo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Marly.
    Bela reflexão; acredito que é muito fácil para qualquer um de nós entrarmos em uma bolha (a chamada "zona de conforto") e não mais sairmos dela durante o resto da vida.
    O que acontece é que, no decorrer de nossa existência, somos obrigados a confrontar problemas que não conseguiríamos resolver se não estivermos dispostos a crescermos sempre.
    Ou seja, mudar não é fácil e nem desejável na maioria das vezes, mas é algo que temos de fazer, nem que seja pelas pessoas que amamos, e não por nós mesmos.
    Obrigado pela visita e espero que tenhas uma excelente semana, Marly.

    ResponderExcluir
  4. Marly, erramos, erramos e tornamos a errar. Mas é importante que nos perdoemos porque todos os seres humanos são falíveis. Certas emoções, ainda que não belas, nos consomem em determinados momentos. Percebo que vamos aprendendo a perdoar, tanto os que nos ferem quanto a nós mesmos. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Olá!!!, Deus te abençoe e tenha uma semana vitoriosa,amiga mensagen linda amei,
    o seu blog é maravilhoso continue assim, S-U-C-E-S-S-O
    Já estou te seguindo, aguardo a retribuição.
    Canal de youtube: http://www.youtube.com/NekitaReis
    Fanpage: https://www.facebook.com/pages/Batom-Vermelho/490453494347852?ref=ts&fref=ts
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Marly
    Excelente texto. Refletir e mudar, não significa fraqueza, e sim sabedoria.
    Bjux

    ResponderExcluir
  7. Marly, ótimas divagações...esse perdão a si próprio é sempre tão difícil e tão necessário...
    Fico pensando também nessa coisa de falarmos sobre o que sabemos ou enxergamos, tenho sempre o receio de me tornar esse tipo de pessoa que "fala demais por não ter nada a dizer", quando muitas vezes o silêncio é o melhor sinal de sabedoria.
    Me fez pensar...
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Ótimo texto.
    É da natureza humana essa diversidade toda.
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  9. Olá Boa noite
    Marly
    Bela reflexão...
    ...temos algumas percepções... calar ou falar,perdoar ou não... que achamos que é a certa. Ainda bem que crescemos e mudamos de opinião. Já dizia Raul: “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo.”... e o assunto sobre autoconhecimento é amplo e complexo, principalmente por envolver aspectos inconscientes, e justamente, porque nos falta esse olhar mais apurado. E, assim, vamos afogando-nos mais e mais em falsas palavras, em falsas atitudes, em falsos sentimentos. Não porque sejamos pessoas mentirosas, mas apenas porque nos perdemos de nós mesmos e já não sabemos onde está a nossa brandura. Por isso,entendo, e é importante salientar que, para mudar isso, requer muito diálogo interno, seja para identificar nossas crenças, as máscaras que foram criadas para nos proteger, para depois, sim, conseguirmos encontrar nosso verdadeiro eu, aquilo que somos em essência...Mas para atingirmos este estágio é preciso comprometimento em querer realmente se conhecer, sem medos, resistências, boicotes. Enfim, o autoconhecimento é a base primordial para alcançarmos a verdadeira sabedoria. E quanto mais descobrimos sobre nós mesmos, percebemos o quanto ainda temos a descobrir!...
    Obrigado pelo carinho da visita
    Bela semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Marly, estou seguindo e perseguindo você por e-mail. Estou morrendo de saudades da doce amiga do coração.
    Um doce beijo,

    Manoel - Blog do Óbvio
    http://manofernandes.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Marly, tudo bem?
    Excelente reflexão!
    Se a gente olhar para dentro de nós mesmos com todo cuidado e carinho (e calma para não se assustar... :), vamos ver que tem um montão de coisas que precisamos mudar, aperfeiçoar, reciclar, enfim, somos seres imperfeitos e todos temos nossas fragilidades, erros e errinhos que nem sempre precisam ser mudados, mas a consciência de não repeti-los já será grande coisa.
    Difícil se auto-perceber e difícil mudar, mas quando necessário, se faz inevitável.
    Beijão!

    ResponderExcluir

  12. Oi Marly,

    Seu texto está maravilhoso. Somos humanos e, portanto, sujeitos a falhas e erros, ainda que estejamos empenhados em acertar. Às vezes deixamos as emoções gritarem, quando deveriam estar contidas para não ferir. Sentimentos inferiores nos acometem, mesmo quando lutamos contra eles. Mas a proposta de mudar, seguidas de esforços para tal, termina por produzir algum efeito e nos propicia subir mais um degrau em nossa experiência evolutiva.
    Com o tempo aprendemos muito, principalmente a reconhecer que também precisamos nos perdoar para seguir em frente. Todos erramos. É por isso que frequentamos a escola da vida.

    Reflexão excelente, amiga.

    Beijão.

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]