Total de visualizações de página

sábado, 11 de agosto de 2012

SINTO-ME ASSIM...



      Não sei... Tenho chorado por pouco, sofrido por menos e sentido por demais. O que me deixa assim, eu não sei, talvez sejam os problemas do dia-a-dia... Tenho vivido de expectativas e frustrações, de indagações para perguntas que não tem respostas. Em todos esses meus anos de existência, poucas coisas guardo no baú das (im)possibilidades [saudades, segredos, desejos, decepções, traumas e algumas alegrias que decidi não repartir).
      Recordo os caminhos de longe, e acho tão longe os caminhos de perto! Descobri que os espaços abertos da infância, nem todo o mundo pode devolvê-los. Os sonhos eram pequenos e simples, mas não tinham limites, eu os criava e recriava. Era autora e atora da minha história... Não tinha autonomia para quase nada, mas era dona de mim, dona da minha matéria-prima frágil, mas virgem... Intocada pelos dissabores da vida! Hoje tenho autonomia, mas sou escrava das convenções, conceitos, rótulos, imagens, palavras, juízos e definições, que bloqueiam os sentimentos e interferem nos relacionamentos verdadeiros...
      Fico pensando o quando nos mascaramos para nos defendermos da matéria fosca que a vida traz... Sinto que estou deixando a vida escorrer por entre os dedos do tempo, enquanto ela devia jorrar como manancial precioso, cortando a história, fazendo trilheiros, abençoando as vidas por onde passar.
      Sinto saudades dos tempos de aventura, dos tempos de fantasia, dos tempos de paraíso, dos tempos da inocência, dos tempos da adolescência e da falta de consciência. Sinto saudade do colorido aguçado das coisas.
      Ainda há um lugar vazio, onde foi me roubado um beijo, e uma desordem por um tufão de emoções em minha vida. Eu na verdade queria ser recriada, ir me fazendo criança, trocando a experiência pela infância, o trabalho pela brincadeira, a realidade pelos contos de fadas. Trocava o galopar do cavalo alado capitalista, pelo cavalo-de-pau tão fraco quanto minhas perninhas de outrora.
      Vou vagando e divagando ao longo da minha vida e quando faço isso, acabo na escrita e... Escrevo poemas sim, pois eles falam de mim e eu deles. Somos parceiros na solidão, camaradas na emoção..! 

 Angústias, dúvidas, tristezas
Ansiedades, desejos e nudezas,
Todo mundo tem
E sabem de onde vêm.
Mesmo no desconsolo da vida,
Sigo em frente, embevecida.
No regresso das minhas emoções,
Onde a vida parece arranhões
Que a poesia não cala,
Pois eu sou, e não sou o que ela fala...
Encontro na vida corrida,  riso e pranto
Formados por encanto e desencanto.
E assim vivo meu delírio, poetando,
Em versos me expressando.
Tudo é sobejo de saudade,
Pedacinho de “desfaço”,
Tiquinho de felicidade.

Marly Bastos

33 comentários:

  1. Marly, miguxa!!!
    A vida é assim mesmo - essas nuances de angústias e depois a serenidade de instantes. Vamos vivendo!!
    Um belo dia a gente descobre que pecorreu tudo o que tinha que percorrer e tá valendo...
    Beijinhos, flor

    ResponderExcluir
  2. Tiquinho de felicidade...
    Marly, tem gente que disfarça tanto que transforma o feio em bonito; a tristeza em felicidade, e acaba tudo tão falso e decepcionante que se perde, não sabendo mais quem é.
    Um beijo grande
    Adorei o bico.

    ResponderExcluir
  3. Ownnn... Sê tá triste amiga? Seja bem vinda a esta tristeza bandida que mata nossa alma sem dó! Não sei, amadurecer é bom, acho que não gostaria de trocar tudo que é pelo que foi não, gostaria sim! rsrsr.. Brincadeiras a parte, não gostaria não... Quando me sinto assim apesar da angustia que me dá, me sinto viva! A ausência de sentimentos me amargura muito mais. A vida nos escorre pelos dedos, isso é involuntário, não temos como impedi-la, devemos acompanhá-la. Nossa autonomia deve produzir em nós sabor pela vida, não se prenda a "convenções, conceitos, rótulos, imagens, palavras, juízos e definições, que bloqueiam os sentimentos e interferem nos relacionamentos verdadeiros..." liberte-se de tudo isso! Nós merecemos viver, vç sabe que falo isso sem qualquer propriedade, conhece minhas frustrações, mas ainda assim preciso desafiá-la a não consentir na sua morte por essas coisas. Injeta vida e coragem nas veias e dá um belo ponta-pé no que te incomoda, o tempo é ingrato e não nos espera, devemos remi-lo pois os dias "são maus" Te amo minha linda! Estou por aqui tu sabes onde... BORA TOMAR UM LAMBRUSCO HOJE? OU AMANHÃ? OU QUALQUER DIA? Vem aqui pra casa, tô só, bora despejar nossas lágrimas e sorrisos uma na taça da outra? Bjuuuuuuuuuuuuuu!!!!

    ResponderExcluir
  4. ultimamente anda faltando pra gente algo inexplicável marly,as emoções andam aos extremos e estamos pirando entre depressões e ultra alegrias e nos esquecendo que esta experiência na Terra deve ser tomada pelo caminho do meio!
    gosto de sua sinceridade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ricardo, eu e a Val não sabemos qual é o caminho do meio... Seria como um fiel da balança? Nem muito pra o céu e nem muito pra terra?

      Excluir
  5. A escrita, de certa forma alivia nossas angústia... ou, podemos dizer que é uma válvula de escape, para alguns!

    Desejo que o sorriso volte a estar em seus lábios e em seu coração, querida... sei que é uma expressão clichê, mas digo sem medo de ser feliz: "vai passar e tudo ficará bem"...

    bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  6. Ás vezes eu acho que temos realmente que viver certas coisas,
    parece que o proposito disso é encontra definições para os sentimentos alheios, porque nos que sentimos, não conseguimos entender, e o que nos resta? escrever!

    ResponderExcluir
  7. Ás vezes eu acho que temos realmente que viver certas coisas,
    parece que o proposito disso é encontra definições para os sentimentos alheios por que nos que sentimos não conseguimos entender, e o que nos resta? escrever!

    ResponderExcluir
  8. Ma... seus fofinhos são lindos!!

    As vezes dó né? mas passa.....
    A vida é assim...
    amo te ler.. bjinhos..

    ResponderExcluir
  9. Minha bochechinha rosada !!!!!
    Quem disse que quero te ver triste,se tristeza nem combina contigo...o texto por si se revela,mas espero que seja mais um daqueles que gostas de escrever...
    bjs para desfazer esse bico !!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Marly. A vida é assim mesmo, feita de certezas e incertezas, ilusões e desilusões. E é com isso que crescemos como seres humanos, nos tornamos melhores e nais maduros. Enfim, é a vida.
    Idália Henriques
    http://falandocomosmeusbotoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Marly, linda sua expressão de sentimentos em palavras, e desejo que a alegria chegue a sua realidade, Bjs! Fernanda Oliveira
    http://nandamusicpoesia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, Marly. Bela expressão de sentimentos. È tão real tudo isso amiga. A vida muda e derrepente tudo fica diferente, pois não somos os mesmos . Eu muitas vezes me sinto assim, triste. Más temos que espantar a tristeza, só nos resta seguir. Que vc tenha muita alegria com paz para o seu coração. Um ótimo domingo! Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá Marly, bom dia !!

    Amiga, que texto!

    Vi-me nele refletido. Se ele fala das coisas do teu mundo, então, temos mundos parecidos, tamanha a minha identidade com ele.
    Gosto muito do teu estilo de escrever. Há uma transparência, e um lirismo muito agradáveis a minha leitura. Muito bom mesmo!

    Que o teu domingo seja cheio de alegrias!

    Bjos da Lu...

    ResponderExcluir
  14. Versos que são
    puros sentimentos
    emoção
    cicatrizes do coração
    conceitos de uma dolorosa
    reflexão
    fazem dos teus versos
    uma bela canção
    existencial

    Luiz Alfredo - poeta

    ResponderExcluir
  15. Querida amiga, queiramos ou não, todos temos nossas mazelas e somos influenciados pelas opiniões alheias. Afinal, não somos uma ilha e essas interferências nos incomodam, mas, nos fazem crescer. Marly, beijo e um dia pleno de paz pra você!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Marly. Fico pensando sobre essas contradições da vida. Quando criança temos a leveza de viver simplesmente e feliz, mas não temos autonomia para alcançar todos os nossos sonhos. E na fase adulta, temos autonomia mas não temos a leveza para sonhar e agir conforme nossos sonhos. Por que não se pode aliar as duas coisas ao mesmo tempo, antes que o tempo se esgote e olhar para trás seja uma grande sucessão de "e se"? Belas divagações, um abraço!

    ResponderExcluir
  17. Ai miga, ainda bem que não estou sozinha nesta. Me sinto bem assim, acho que é a crise depois dos 40, só pode ser isso. Muitas das minhas amigas se sentem também assim, parecemos extras terrestres perdidos na terra, o mundo que nos cerca não nos entende e muitas pessoas não entendem esse momento. Falo uma língua desconhecida, que os que me cercam não compreendem. Vou por ai tentando me achar, numa crise as vezes de existência, outras vezes no fundo do mar da minhas emoções. Outras vezes até firo quem me ama, depois me arrependo e peço perdão...e sem contar as coisas do coração que sei menos ainda....kkkkkk....é uma loucura só. Lindo poema amiga.

    ResponderExcluir
  18. Quantas e quantas vezes me senti assim Marly, mas passou e ne me lembro mais deste tempo triste em minha vida, mas como diz o ditado, amadurecemos com a dor, mas seria muito melhor amadurecer através do amor, mas não desista nunca, sei que não desistirá...um beijo em seu coração sempre, fica co deus.

    ResponderExcluir
  19. olá Marly vim com alegria te desejar um dia abençoado...sabe já me senti muito perdida na vida mas hoje não sou mais assim tudo mudou em mim... a partir do dia que me entreguei ao meu Deus que me criou vejo tudo de maneira diferente com confiança com alegria com a certeza que mesmo eu não conseguindo fazer muita coisa eu tenho certeza que alguém cuida de mim, me dá forças e nunca me deixa sozinha e é bom demais viver assim...sou muito feliz....beijo grande abraço carinhoso repleto de sorrisos!!!!

    ResponderExcluir
  20. Que delícia que você é assim, parece que li e me revi... Somos a maioria assim, seres extremamente sentimentais e intensos, mas o que se foi na onda da idade não volta, o legal é seguir mesmo se reinventando em cada momento, porque todos eles se vão e não voltam. Como diz Emmanuel :" não se pode voltar atras e fazer um novo começo, mas todos podemos começar agora e fazer um novo fim". bj Marlyzinha

    ResponderExcluir
  21. Marly,queridona!
    Belo e franco texto!
    Tenho me sentido assim, assino embaixo o teu texto. No meu caso pode ser a diferença entre a expectativa e a realidade. Mas se somos mulheres, também temos uma certa facilidade para superar coisas e refazermos, e nisso eu acredito como realidade.
    Beijos e ótimos dias!

    ResponderExcluir
  22. Ótimo o poema Marly! Penso que nós mulheres quando chegamos a uma determinada idade começamos a pensar no que poderíamos ter feito e não fizemos, então fica um vazio e o tempo se escoando. Fiz um poema sobre isso, mas acho que nem tenho coragem de postar, mas ele está em meu livro, quem sabe um dia... Minha linda, tenhas uma boa noite e uma feliz terça-feira!

    ResponderExcluir
  23. Bom dia, Marly.
    Acho que esse sentimento de desorientação nos acompanha por toda a vida, só que acontece de, em determinadas fases, ele ser mais perceptível por nós.
    Quando isso ocorre, acho que o melhor que temos a fazer é nos concentrarmos naquelas pessoas que são mais importantes e queridas, pois são elas que, na maioria das vezes, nos mostram que direção devemos tomar.
    Abraço, Marly.

    ResponderExcluir
  24. voce é tâo linda. tâo bela
    è capaz de Amar um desamor
    será sempre divina estrela
    sou teu sonhador

    Braulio.

    beijos

    ResponderExcluir
  25. Não é só você que se sente assim.
    Quanto as expectativas, tente não criá-las é melhor surpreender-se do que frustrar-se...
    Amadurecer é isso, viver. Errar, acertar, dizer, calar, observar, lamentar, cuidar, pelejar, sonhar, amar...
    O tempo não volta, mas isso não impede de aprendermos com ele...

    http://senhoritamoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Boa noite...Eu me retirando para ficar
    em silencio e me deparo com teu blog.,
    li o post., e me identifiquei com cada
    linha, e me vi nas entrelinhas...Parecia
    ter sido escrito para euzinha! Adorei!
    Estou te seguindo se voce assim, permitir.
    Abraços e achei teu blog., forte, intenso!

    ResponderExcluir
  27. Oi Marly
    Eu também encontrei no blog uma maneira de colocar prá fora tudo o que está dentro de mim, bom e ruim, mas é claro que não tenho o dom que vc tem minha querida, vc é uma poetisa nata, até quando vc está desabafando é lindo!
    Bjão queridona. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  28. OI, queria ser pessoal, como sempre sou com todos vcs, mas estou com a tendinite atacada nas mãos e braço direito, e esta difícil digitar por enquanto...li seu post,assim que melhorar tentarei voltar e dar minha opinião ok?
    Estou tendo que copiar e colar estas palavras para todos, me perdoem...SIMPLESMENTE QUERO ME FAZER PRESENTE EM SUA VIDA,não estou fazendo "de qualquer jeito" sei quem é vc... e apesar de meio "gualeba" estou por aqui... rsrsrs!
    Amo vc em Cristo!
    Abençoados dias para vc!
    Bju
    Marly

    ResponderExcluir
  29. olá,Marly!!
    Seu desabafo é um pouco de cada uma de nós!E faz bem à alma !
    Vontade de voltar no tempo que não pode mais!
    Mas, tudo isso nos faz crescer!!
    Beijos da amiga,Soninha.

    ResponderExcluir
  30. Um desabafo, que pelos comentários lidos, vimos que se encaixam em muitos.
    Carpinejar diz que escrevemos para apagar as coisas, penso que em certos momentos, devo concordar com ele.

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]