Total de visualizações de página

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

MULHER DE VERDADE

                                            Adrian Martins “Mulher sentada e leque” (2008)

O fogo que ela possuía era maior que os rígidos princípios impostos pelos seus pais no quesito moral e bons costumes.Morava em uma fazenda, era moça de família abastada e os pais a criavam como se fosse uma prisioneira e com isso achavam que a estavam protegendo de "se perder na vida". Não viajava sozinha, não conversava com qualquer rapaz à sós e era a pureza[aparente] em pessoa. Como não a deixavam namorar os pretendentes que apareciam, começou a namorar escondido o vaqueiro contratado para a lida do gado (afinal, esse eles nem sequer cogitavam de que ela o pudesse querer). Esse namoro durou muito tempo, sempre em secreto e nunca deixavam que ninguém notasse nada. Os encontros furtivos, aconteciam nos pastos, bananal  e beira do rio....

Ela adoeceu e todos achavam que estava com problemas sérios no fígado, já que apresentava uma pele amarelada, muito enjôo e um inchaço inexplicável... Numa noite, sua mãe deu pela falta dela na cama e saiu pelo quintal da casa para ver por onde ela andava, já que estava passando muito mal do fígado nesse dia e a encontrou no galinheiro com um bebe nos braços. Desmaiou quando viu a cena, da filha com resto de parto por todo o corpo, banhada de sangue e com um bebe ainda preso ao cordão umbilical.Depois de recobrar os sentidos, ajeitou cobertores, linha e tesoura para terminar o parto. Levou ambos para dentro de casa e acordou o pai... Foi constrangedor, foi mortificador, foi aterrorizante, foi assustador (nesse caso para os pais). Procuraram saber de tudo após tudo ajeitado e ela teve que contar toda a história e quem era  o pai da criança. O vaqueiro vendo que a coisa ia "feder" pro lado dele, e já que ela não quis contar antes, fugiu para sua terra.No outro dia, o pai foi atrás do rapaz vaqueiro e pai do seu neto e o trouxe de volta. Casaram e viviam felizes já por 03 anos , todavia ele teve uma parada cardíaca enquanto corria atrás de um bezerro fujão e morreu ali mesmo no pasto...

Depois de uma viuvez por 04 anos e o fogo interior que não se apagava, começou a namorar um primo, os pais já não implicavam com ela, afinal agora era uma mulher viúva e tinha responsabilidades, não ia deixar acontecer de novo o fato... Casaram com toda a pompa que se podia pensar e cinco meses depois ela deu à luz uma menina. Para a época foi outro escândalo, todavia menor que o anterior. Viveram felizes por 05 anos até o marido se enrabixar por uma mulher mais nova e com ela sumiu para o interior do Pará.
Ela agora ficou sozinha e com 03 filhos para cuidar, e saibia que os pais não teriam obrigação de cuidar dos filhos e dela, então arrumou emprego, pagou faculdade, passou num concurso público e foi ser feliz. Mas, não foi feliz mais. Estava com a alma amargurada, sentia na pele a dor do abandono, se tornou estéril de sentimentos e fria de qualquer sensação de prazer sexual. Não queria mais homem. E assim viveu por mais 23 anos, na mais completa solidão, pois os filhos casaram, mudaram e  se voltaram para seus filhos.

Um dia, ela não apareceu na varanda da casa, onde dali observava  todo mundo, não atendeu telefonemas, não abriu a porta quando a chamaram. Houve preocupação... Arrombaram a porta e ficaram estáticos com o que viram: Um bilhete, escrito com capricho:
"Em meio a um rio de amargura, encontrei alguém que pode fazer jorrar do meu interior aguá doce e sarar minhas vertentes. Fui ser feliz, qualquer dia eu volto."

Alguém após ler isso disse:" A mesma de sempre, irresponsável, egoísta e tola, deveria estar se guardando para o marido que um dia virá arrependido." Ela não era "Amélia", mas era uma mulher de verdade, que teve coragem de seguir sua vida, apesar dos desencontros, apesar do que poderiam dizer, apesar das possibilidades de dar tudo errado. Sim, mulher de verdade.

                                                                 Marly Bastos

PS Qualquer coincidência pode ser mera semelhança e qualquer semelhança, pode ser mera coincidência...


24 comentários:

  1. Surpreendente Marly. Quando eu achava que o enredo terminaria na mais profunda tristeza, esse mulher reencontra a vida dentro dela e vai ser feliz lá fora. Um exemplo para poucos ( as )!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. agora sim a nova novela das oito rs...
    tô brincando...
    fantástico texto de tirar o fôlego!
    parabéns...

    ResponderExcluir
  3. Oi Marly.
    É bom quando a pessoa não se entrega facilmente e vai atrás de algo que a faça feliz. Mesmo depois de tanta tristeza e decepção, não se deixar abater é sinal de uma pessoa corajosa. No caso da protagonista, uma mulher de verdade.

    Boa semana pra você. Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Olá Marly!

    Tudo bem?

    Adorei teu conto. Acho que esta história já aconteceu com muitas mulheres. Quando os pais exageram com a sua protecção excessiva, geralmente isto não trás um final feliz... Porém, trás sempre uma lição de vida.

    Um beijo,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Marly, mulheres de verdade, caem, levantam, voltam a cair e voltam a levantar, as vezes que forem necessárias, mas nunca desistem de procurar a felicidade.
    Gostei da história. Beijo do coração.
    Idália Henriques
    http://falandocomosmeusbotoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Minha bochechinha rosada !!!!!!
    Mais um texto provocador,aquele que se ler achando que já se sabe o final,então com uma mudança brusca se muda o final dando força para ser feliz em um outro lugar.Esse texto é muito característico do seu estilo...amei de ver essa mudança...
    bjsssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  7. Querida,

    Tudo bem? Lembrei de uma série que chama Ela não sabiam. A série fala de grávidas que só descobrem no momento, que não é a situação, mas é por aí. Quanto a mulher, claro que vi retrato de tantas Marias que se você pedir, quem não conhece uma ou vive a ficção ou a realidade.

    Mas amar nunca será vexame ou paranoia quando se estar disposto a limpar a área e recomeçar.

    Beijos e no domingo ligo para você!

    Lu

    ResponderExcluir
  8. Que história complicada! Sabe-se lá se foi feliz ou não,mas procurar a felicidade no outro nem sempre é o melhor caminho. Hum, não sei não. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  9. Essa é mulher de verdade mesmo!!! Gostei da historia pois admiro pessoas que não se dão por vencidas, que conseguem recomeçar quantas vezes for preciso. Não sei se teria esse gás todo como ela, mas ainda... não desisti de recomeçar... amei esses fatos meramente coincidentes, ou coincidentemente semelhantes!

    p.s.: Ontem falei tanta besteira não é minha linda? É que quando esses tijolões batem na cabeça, os miolos vão para o espaço!! Verdade é que rir tanto me fez muiiiiittoooo BEM ! Gr. Bj.!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá, concordo "um pouco com a Yayá, mas é a vida da gente e cada um sente de uma maneira, ao nosso modo...recomeçamos e com Fé tudo é possível.
    A nossa história, se escrevêssemos um livro certamente haveria "semelhanças, "muitas.
    Já sofri com um casamento e hoje consigo me virar sozinha, a necessidade e a força q temos é que nos faz mulheres de verdade. Somos fortes!
    Um abraço pra ti, estive um tempo ausente mas senti saudades e voltei a postar.
    Mery

    ResponderExcluir
  11. Olá Marly, como vai ?

    Mais um texto emocionante e surpreendente, adorei !!
    Muito bonita a trajetória desta moça, exatamente como acontece com muitas de nós, a vida traz desafios e dificuldades que se deixarmos, seca e endurece nosso interior... Mas felizmente apesar de ter ficado um tempo reclusa em si mesma, ela decidiu seguir em frente. Quem dera se todos nós tivéssemos esta força para não nos deixarmos esmorecer e nem permitir que o mundo destruísse nossa essência :)
    Lindo demais, amei !!

    Grande beijoooooooooooo e que seu restinho de semana seja maravilhoso !!!

    ResponderExcluir
  12. Minha querida Marly,

    Não pense que eu te esqueci,tá?Mas aconteceram várias coisas que me tiraram um pouco do prumo,daí o meu sumiço.
    Adorei a história,com um final surpreendente e próprio realmente de uma mulher de coragem.Admiro pessoas assim,que não desistem da vida e vão em frente sempre.
    Me parece que você é feita desta matéria,forte e corajosa,sensível e amorosa...acertei?
    Bjssssss,
    Leninha
    http://leninha-sonhoseencantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. ah eu acho que essa mina nao tinha noção nenhuma rsrrs


    o tempo das desventuras é bacana nas palavras

    ResponderExcluir
  14. Ela era meio estabanada, não? Mas deve ter lido " Nunca desista de seus sonhos..."rsr.

    Agora se foi feliz não sei, pelo menos tentou.
    Gostei bastante! E olha, amiga, tá cheio dessas por aí...
    Meu carinho pra você.
    Tais

    ResponderExcluir
  15. Olá Marly. Vim aqui responder ao seu comentário.
    Os melhores mentirosos são os que acreditam nas próprias mentiras. rsrsrs . Mas é também a fantasia, que leva à existencia de grandes artistas. Beijo do coração
    Idalia Henriques
    http://falandocomosmeusbotoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Hola Marly, me gustó la historia, gracias por compartir.
    que tengas un buen fin de semana.
    saludos.

    ResponderExcluir
  17. Olá Marly,

    Gostei muito da crônica. Gosto de ler sobre mulheres fortes,
    que vencem barreiras e se arriscam para se tornarem realizadas e felizes.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  18. Oi, Marly. O que pensam não interessa, uma mulher de verdade segue seu coração para ser feliz. Admiro mulheres fortes e corajosas. Um abraço!

    ResponderExcluir
  19. Felizes os que não se deixam amarrar por conceitos e preconceitos familiares e sociais. Pessoas fortes, sejam homens ou mulheres, merecem nossos aplausos pela coragem de ousar viver. Bjs.

    ResponderExcluir
  20. Oi Marly tudo bem ?
    viajei no texto!
    mulher de coragem e forte!
    ****************
    um beijo e abraços!

    ResponderExcluir
  21. Eu fui lendo e lembrando de alguns causos rs rs e claro, morrendo de rir.
    e gargalhei quando li a última frase:

    PS Qualquer coincidência pode ser mera semelhança e qualquer semelhança, pode ser mera coincidência...

    Adorei.
    Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  22. Olá!Boa noite!
    Tudo bem, Marly?
    Belo texto!
    ... mulher de verdade são todas, cada uma com seus defeitos, suas qualidades, aquelas que não se anulam, não se sufocam...
    sabem viver a sua vida, sem nunca, mesmo que por alguns momentos fraqueje, e nunca se deixam abater.
    "A aceitação total de nossa sombra automaticamente nos faz aceitar a sombra das pessoas a nossa volta, ou seja, nos torna mais compassivos."
    Obrigado pelo carinho da visita!
    Bom final de semana
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Há pessoas que nascem para andar sempre à procura da felicidade e raramente a encontram...
    Um história comovente e muito bem contada.
    Marly, querida amiga, tem um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  24. Olá, Marly.
    Belo conto; as pessoas devem viver suas vidas e tentarem sempre ser felizes, não importando os que as outras pessoas pensam ou deixam de pensar.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]