Total de visualizações de página

domingo, 19 de agosto de 2012

DESIMPETUALIZAR

                                                                         Imagem da web
A maturidade existencial não depende da idade cronológica isso é certo, pois há pessoas de alma velha e que a definição de amadurecimento não lhes cabe. Outras de tanto dar cabeçada pelos “ais” da vida se tornam tão amargas que não deixam o doce sabor da maturidade as alcançar. E há aquelas pessoas que apenas seguem padrões de comportamento, mas que no fundo, no fundo não passa de uma fotocópia desbotada de lições que deveriam ser inseridas como bagagens de conhecimento e experiências.

Há um ditado popular que diz que “A gente nasce sabendo e morre aprendendo”. Isso se baseia na desconstrução de idéias. Chega uma época em nossa tenra idade que sabemos de tudo [ou pensamos saber de quase tudo], antes mesmo que nos formule a pergunta, pensamos ter a resposta, antes que nos peçam algo, já sabemos onde encontrar. Entendemos mais de tudo... Depois, com o tempo vamos desconstruindo esses conceitos e meio a contra gosto descobrimos que não sabemos nada, que aprendemos com os outros. Tudo que antes era “sabidagem” cai por terra e descobrimos que quanto mais pensamos saber, mais tolo somos; que quanto mais vivemos, mais descobrimos que nada sabemos.

Há aquelas pessoas maduras cronologicamente, mas que não conseguem chegar à maturidade existencial, talvez por negação, por medo da velhice, por medo dos problemas, por medo dos relacionamentos, por medo da vida. Esquecem que a vida passa, que os anos não param e que querendo ou não, envelhecem, e morrem [ não seguindo o fluxo natural da vida: nascer, crescer, produzir e morrer]. Então podemos dizer que a maturidade é uma característica que só alguns frutos conseguem atingir, os outros, ou são sempre verdes e ácidos, ou cai da árvore e apodrecem prematuramente.

Penso que a maturidade dá uma doçura especial aos frutos da vida e isso talvez seja porque fruta madura no pé recebe mais nutrientes, mas para isso é necessário uma certa paciência...  Creio que  desimpetualizar as emoções seja a palavra que mais cabe nesse amadurecimento sentimental, pois tal qual um rio, que com o longo curso que segue, vai encontrando barreiras e com isso se torna mais manso, menos impetuoso e deixam-se ir mais lentamente desaguar no mar e aí vai mesclando sua doçura ao salgado e com isso se entregando às profundezas do mar da vida. Ou ainda poderia comparar esse desimpetualizar com dois amantes que deixam a paixão voraz, pela entrega de forma natural e fascinante,seja no gosto do beijo onde o alcalino e ácido se misturam no delicado beijo;ou  nos carinhos que se tornam mais brandos e sutis [e talvez remotos] todavia alcançam maior intensidade.

A verdade é que nunca estaremos plenamente maduros, mas isso é bom e importante, pois nos dá a chance de continuarmos a buscar conhecimentos, a mudar nossos conceitos, a refletir sobre a vida, a sermos mais tolerante nessa grande diversidade que é a vida. Lembro de meu avô paterno que consternado dizia: “Quando envelhecemos e aprendemos a viver melhor, adquirimos uma bagagem maior de conhecimento, ficamos um pouco mais sábios, morremos”. Isso mostra o quanto o ser humano é inacabado, que até na hora do suspiro final, ainda aprende coisas, descobre um outro lado que até então lhe é desconhecido.
                                                               Marly Bastos

14 comentários:

  1. Palavras de um amigo meu: "O maior desperdício da vida é o desperdício da aprendizagem".
    Não é fácil quando começamos a desconstruir a nossa sabidagem, mas ela abre espaço. Uns permitem preencher este espaço, outros não.
    Acabo de aprender aqui o desimpetualizar e levo uma boa reflexão.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Querida Marly, enquanto estivermos respirando, estaremos aprendendo. Conheço uma pessoa que diz: "Sempre fui assim, não vou mudar agora". Isso é muito triste. Enfim, estamos rodeados de pessoas de todo tipo...Temos que aceitar as diferenças. Amiga, um beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Muito, muito bom este texto.
    Marly, Cê tá cada vez melhor.
    adorei este trecho:
    ¨Há aquelas pessoas maduras cronologicamente, mas que não conseguem chegar à maturidade existencial, talvez por negação, por medo da velhice, por medo dos problemas, por medo dos relacionamentos, por medo da vida. Esquecem que a vida passa, que os anos não param e que querendo ou não, envelhecem, e morrem [ não seguindo o fluxo natural da vida: nascer, crescer, produzir e morrer]. Então podemos dizer que a maturidade é uma característica que só alguns frutos conseguem atingir, os outros, ou são sempre verdes e ácidos, ou cai da árvore e apodrecem prematuramente.¨


    Lembrei de um ser humano que de humano só tem a casca.

    Um beijo grande e uma linda semana pra ocê.

    ResponderExcluir
  4. Nunca saberemos tudo, ainda bem! A busca do conhecimento é eterna, mas alguns (ou vários) param no meio do caminho, achando que já alcançaram o conhecimento pleno. Aí que caem no abismo da ignorância e param o desenvolvimento de sua maturidade. Gostei do texto Marly.
    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  5. Ola Marly,
    De fato estamos sempre aprendendo e saber envelhecer durante esse processo é absolutamente saudável. Estamos sempre construindo e desconstruindo ideias, principalmente aquelas que fazemos das pessoas, pois mesmo que em ritmos diferentes estão sempre em mutação. Por isso a máxima de que nunca devemos julgar pois nunca vamos saber todos os ângulos e pormenores da existência da pessoa.

    Adorei o texto viu?
    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  6. Marli....quando mais eu acho que sei.... a vida me mostra que nada sei..
    Ou seja..... a vida é um eterno aprendizado!!

    Um belo texto o seu..adoro!!

    bjs e boa semana!!

    ResponderExcluir
  7. Marly, queridona!
    Menina... quando mais vivo, menos sei. Que bom! Seria muito chata a vida sem nada para descobrir, ter curiosidade ou acrescentar. E o amadurecimentos independe da idade cronológica, talvez ao campo de experiência, e a aproveitar na aquisição da sabedoria que irá filtrar coisas, aprendizados, enfim. Meu único medo é começar a ficar 'cinza' de mais, abrandando tudo, porque aqui dentro ainda tem uma criança e uma adolescente. Ainda.
    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  8. Olá!Boa noite!
    Tudo bem por aqui?
    ..gostei do "sabidagem"...eu penso e concordo que a vida é um eterno aprendizado...mas creio que tudo melhora por fora para quem cresce por dentro, e enquanto tivermos esta capacidade e a vontade de aprender ,estaremos tendo uma vida util e proveitosa...
    Obrigado!
    Boa semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Essa tal da idade (rssss)! Vamos sempre aprendendo à medida que ela vai aumentando. Totalmente maduros ficamos??? Há sempre perguntas sem respostas e surpresas inesperadas. Há momentos em que não encontramos palavras. Acreditava que, amadurecendo, nada mais estranharia. E como não cheguei a esse ponto, penso que ainda estou verde. Grande beijo!!!!

    ResponderExcluir
  10. Amei seu raciocínio minha amiga e obviamente concordo plenamente com ele. Muitos realmente passam pela vida sem nunca alcançar maturidade, ou seja, crescimento, aprendizado, o que não em nada a ver com experiência. Se o passar dos anos nada nos acrescenta qual o propósito desse raio dessa vida? Os tombos que levamos devem produzir em nós uma percepção mais aguçada do caminho, de maneira que alcancemos a capacidade de andar por ele sem incorrermos nos mesmos erros. Aprender deve ser uma busca infinita no curso de nossa existência,isso é maravilhoso! Espero sinceramente conseguir um pouquinho me tornar "fruta madura no pé", afinal "la beauté de la vie réside dans l'apprentissage." Gr. Bj.!

    ResponderExcluir
  11. Acredito que antes de nascermos,já possuímos uma clara visão de muitos fatos que iremos enfrentar durante a experiência terrena.Escolhemos estar em certo núcleo familiar para desenvolver certas habilidades não acabadas.
    A grande viagem começa quando damos a primeira respirada neste mundo ao sairmos de nossas mães...
    E ai esquecemos tudo o que planejamos e então todo o crescimento físico e psíquico vai depender de como iremos nos relacionar com a experiência!
    Não há fim para o crescimento...
    Saudações colega!!!

    ResponderExcluir

  12. Olá Marly,

    Comungo do mesmo pensamento. Como disse alguém, sábio é aquele que tem conhecimento de sua própria ignorância. E amadurecimento também não está vinculado à idade cronológica. Isto eu já tive oportunidade de poder constatar.
    Seu texto é perfeito, além de excelente.

    Engraçado que vi um dia desses você dizendo em algum blog que anda com problema de inspiração. Como assim???? Qualquer palavra ou fato vira poesia diante de você.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  13. Olá, Marly.
    Acho que é de Sócrates a famosa frase "Só sei que nada sei", onde ele explica que tudo aquilo que sabemos é muito pouco perto do que ainda podemos aprender.
    Sempre devemos aprender mais, para sermos mais.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito do texto é vdd até nosso suspiro final podemos aprender e mudar de ideia, esses dias mesmo me perguntaram se eu tivesse o poder de voltar a ter 18 anos se queira, respondi que não, estou gostando de cada momento que a vida tem me ofertado mesmo os mais doloridos tenho aprendido e me tornado uma pessoa melhor, pelo menos estou tentando.

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]