Total de visualizações de página

domingo, 5 de agosto de 2012

AMIZADE ETERNA.


Para alguém que conquistou minha amizade para sempre, e que hoje me faz chorar de tristeza pela sua eterna partida... Ahhhh amiga, era só aguentar um pouquinho mais que ela talvez desistisse de te levar...



É tão fria e sem cor
Essa hora devida em dor!
Um voo se fez sem cautela
E a morte se pôs sentinela!
Levando-na ao seio da eternidade,
Deixando um vendaval de saudade,
De alguém que era pura vida,
Sem medo de qualquer lida...
Nela, a palavra era dia,
E sua amizade , poesia...

Esse texto abaixo, foi escrito a minha querida amiga Andreia Maria, que ontem deixou essa vida e que a pouco mais de um ano atrás me deixou completamente sem chão ao me contar que estava doente... Dia 04/08/20012 sucumbiu à morte. 
E EU ACHANDO QUE MINHA GALINHA ESTAVA MAGRA!

Há um ditado que diz assim: “ A galinha do vizinho é sempre mais gorda que a nossa.”... Fico pensando se realmente é. Esses dias encontrei uma amiga que a muito tempo não via e como sempre, a encontrei sorridente, astral maravilhoso, cheia de energia, linda e elegante. Tudo que uma mulher gostaria der ser, está caracterizado nessa pessoa.

Conversa vai, conversa vem e ela e disse que estava afastada do trabalho por motivos de saúde. Procurei com os olhos indícios de algo errado com ela e não encontrei nada aparente. Seria um problema psicológico? Com aquele sorriso maravilhoso, olhar brilhante e super animada... Não tinha condições de ser também.

Perguntei se ela gostaria de me contar o que se passava com a saúde dela, e a resposta que obtive foi: "Amiga, estou com câncer no cérebro, metástase sabe?" Fiquei com os olhos arregalados diante dessa resposta, um nó na garganta que fez um barulho enorme quando engoli em seco. Fiquei sem chão. Confesso que somente esbocei um som inexprimível e depois, reticências da minha parte. Não sabia o que dizer diante do que ouvi. Ela percebeu é claro! Segurou em minhas mãos, me olhou nos olhos e concluiu: “A vida é preciosa amiga, não sabemos quando ela vai ser interrompida, mas quando estamos diante da morte e com os dias contados, o melhor é não perder tempo lamuriando o destino. Pra mim, a vida é uma dádiva de Deus. Ele a deu e Ele a toma quando quer.” 

Mesmo assim, diante de tudo que ouvi, o nó na garganta continuava apertado.Levantei da mesa onde estávamos tomando um café, me despedi e saí meio anestesiada. Tudo bem, Ele leva quando quer, e é certo que um dia iremos embora também dessa vida, mas pensar nisso causa um desconforto.Não estamos preparados para a finitude da existência. Eu creio na tricotomia do homem, que ele na verdade é um espírito, mora dentro de um corpo e possui uma alma. E o que na verdade padece é essa casa em que moramos... Mesmo assim não posso dizer que é fácil aceitar isso.

Câncer no cérebro? Quem foi que disse mesmo que a galinha do vizinho é sempre mais gorda? Decididamente a galinha do vizinho às vezes é bem mais magra que a nossa, e não notamos que a aparência opulenta fica por conta das penas. Temos a tendência de achar que os nossos problemas são maiores que os dos outros, que a dor em nós é mais intensa e que nossa tristeza é mais profunda. 

E eu que tinha saído aborrecida de casa, achando que a vida não tem sido boa comigo e que Deus parece que me esqueceu... Por qual motivo mesmo é que eu estava me lamuriando tanto da vida e questionando Deus???

PS: Notei que minha galinha anda bem gordinha!!!!!

Marly Bastos

37 comentários:

  1. A máfia da esmola seria algo surreal se não fosse real. Mas nem tudo é mentira e enganação. E se nos sensibilizamos com alguns, é por que outros ainda não conseguiram nos embrutecer completamente.
    Ninguém pode prosperar nos estudos quando duendes insistem em apagar os deveres feitos.
    D’Guia é apaixonante. Fiquei muito sensibilizado com a história dela. Do dilema da verdade... Obrigado por compartilhar comigo algo tão mágico! Aceite meu sincero abraço e uma boa porção dobrada de minha admiração, Marly
    Poxa, Marly! Que lição dura e rica trás essa leitura. Cada um com sua galinha e ai daquele que só tem olhos para as penas da galinha dos outros. . Que sua semana seja linda, minha linda!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Marly, as vezes (muitas vezes) falamos demais e 'achamos' aquilo que nem existe... mas como diz minha cria: 'a vida é assim né'...
    Uma ótima reflexão... Grata!


    bjs

    ResponderExcluir
  3. Vamos aproveitar enquanto a galinha não é tao gorda e nem tão magra né... que possamos fazer dela uma galinha saudável...

    bj

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa postagem, a historia me comoveu. Ontem mesmo estava dizendo que Deus não está me vendo, agora vejo que estou bem e que minha galinha anda gordinha.
    Comovente!
    Vou roubar e postar no meu Blog. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Realmente, são varias vezes que acontece que me sinto ruim e só consigo aliviar escrevendo... Paz, força e é como ela falou o melhor é não perder tempo lamuriando o destino. “Pra mim, a vida é uma dádiva de Deus. Ele a deu e Ele a toma quando quer.” Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Minha adorável Marly
    Também pensei que o problema dela fosse depressão e também quase caí da cadeira qdo ela confessou o câncer no cérebro. Acho que o que nos choca mais é que esses lances estão pintando cada vez mais cedo nas vidas de de nós, Aff!!!Que Deus nos livre! Definitivamente a nossa grama tem sido mais verde que a do jardim do vizinho! Beijos, amore. Sabe que eu te gosto muito, né? Uma semana super incrível for you!!!

    ResponderExcluir
  7. Ai, Marly! Não estamos preparados para isso. Penso que começaria a chorar. Já perdi uma amiga assim. Um dia, sem mais nem menos, o irmão dela me ligou e disse que estava hospitalizada e ia falecer. Descobriu um tumor inoperável. Até hoje sou traumatizada com isso, talvez por essa razão seu post mexeu tanto comigo.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Marly, uma lição de vida.
    Uma porrada no estômago.
    Vamos aproveitar fazendo o bem, cuidando do outro, nos descobrindo...
    Um beijo grande e um ótimo começo de semana pra ti.

    ResponderExcluir
  9. Marly...
    Fiquei até emocionada com este seu depoimento.

    O que levamos desta vida?
    Vamos viver cada dia como se fosse o ultimo. Fazer o melhor que podemos..servir..compartilhar..

    Um beijo minha querida..e um linda semana a vc!!

    Ma

    ResponderExcluir
  10. Puxa Marli, quando você mencionou o mal que ela tem, também fiquei "baqueado"!
    E fico pensando o quanto ela está sendo forte, ao esboçar uma sorriso em seu rosto, e tentar não demonstrar, pelo que está passando!
    Não é fácil, é preciso ter uma "baita" força interior, para suportar este mal.
    Hei Marli, as vezes, eu também fico lamuriando, e sei que não devo, pois tem gente, passando por coisas piores na vida, como o caso da tua amiga.
    Hei Marli, eu não sei se acredita no poder da fé humana em curar determinadas doenças, consideradas incuráveis pela medicina, e ciência humana.
    Mas tenho observado muitos casos de doenças, que foram curados por meio da fé.
    Como costumo mencionar, sou budista, e recitamos um mantra.
    Ao mesmo tempo , nós budistas vivemos em comunidades, onde encontramos pessoas de todos os tipos com vários tipos de enfermidades.
    Sou sincero em dizer que , conheço muitos casos de cura, através da recitação deste mantra.
    Marli, gostaria de coração, que passasse para a sua amiga, este mantra.
    E se ela recitar, não precisa ter fé, mas com toda a certeza, se ela tiver, melhor será!
    O mantra é: NAM MYOHO RENGUE KYO!
    Mal não fará, apartir do momento em que ela recitar, algo nela , do interior dela para fora, mudará.
    Marli, agradeço por esta postagem , que me fez refletir sobre a importância das pequenas coisas em nossas vidas.
    Pequenos momentos, onde devemos agradecer sempre pela nossa saúde!
    Quanta a riqueza material, ou beleza fisica são detalhes, pois o que adianta te-los sem ter o principal que é a saúde!
    Marly eu te adoro, NAMASTÊ!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi querida Marly,

    Eu também tive um "probleminha" como esse e sou prova viva que Deus sabe da nossa hora e que é sempre da forma que ele determina e de alguma forma inexplicável para nós é sempre para o nosso bem, por isso temos mesmo que aproveitar cada minuto, pois eles são presentes, a gente tem a tendência a não dar muito valor porque nos é dado todo dia de forma gratuita... Mas quando nos deparamos com uma situação dessas tomamos um susto com nós mesmas, não é???

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  12. É verdade amiga. Um dia levantei e vi meu marido um tanto estranho, perguntei o que estava ocorrendo e ele me disse que estava tendo umas sensações de desmaio rápidas. Fomos ao médico e veio o diagnóstico: Câncer no cérebro. O chão sumiu e eu desabei. Mas, a fé é muito grande . Operoui e está aí, fazem sete anos. Somos felizes com saúde! Quando temos esquecemos de agradecer e valorizar. Amei seu texto e estarei vibrando por sua amiga, pois para a Senhor nada é impossível. Beijosssssss.
    Denise Vieira Doro

    ResponderExcluir
  13. Muitas vezes a vida é isso, um segundo e nada mais,,,e temos o dom de sempre achar que nossos problemas são maiores e mais insolúveis que os problemas das outras pessoas,,,,tudo é aprendizado e Deus jamais nos abandona...beijos querida e uma segunda de paz...

    ResponderExcluir
  14. é tão bom ler você
    que sua galinha, ao menos pra mim,
    sabe VOAR

    um beijo,
    do menino

    fique com Deus!

    ResponderExcluir
  15. Bom dia,Marly!!

    Nossa, que texto emocionante...uma lição de vida. Mostra como devemos nos lamentar menos, e agradecer muito mais!!
    Beijos pra ti!
    Tenha um lindo começo de semana!

    ResponderExcluir
  16. Temos que perceber que temos que viver a nossa vida e é isso o importante!
    Os outros?!
    Não são melhores, nem piores que nós... são simplesmente diferentes!

    ResponderExcluir
  17. Nossa Senhora... Eu já andei fazendo umas perguntinhas do gênero! E fiquei como você; por mais força que se dê, ou queremos dar, fica um constrangimento no ar por termos invadido a privacidade do outro. Hoje não pergunto nada, espero, se a pessoa quer contar, contará. Porém a lição que sua amiga deixou foi de resignação, foi bela. E para ela o que importa é viver bem até o dia chegar, não adianta mesmo ter outra atitude. Gostei de ler esse seu depoimento. Um dia servirá pra alguém.

    Carinho pra você
    Tais Luso

    ResponderExcluir
  18. Ah vida, vida, quem és tu afinal?
    Olhamos sempre pra grama do outro, pra galinha mais gordinha do outro, e esquecemos sim tudo de bom que recebemos. Mas, cada qual com seu cada qual, Deus conhece os "porques" que nós desconhecemos, a nós só resta aceitar e agradecer.Por vezes acho essa vida um abismo, em outros dias um completo céu... Tudo mexe muito com a gente, saúde é muito importante, mas espírito tb é! Saúde só no corpo não faz nossa vida tão melhor, alivia, mas se a trinca não estiver completa a gente padece do mesmo jeito. Alguém já disse que sofrer é uma opção.. não concordo, é involuntário, às vezes a vida traz vendaval, e ele derruba tudo... não dá pra olhar pro teto arrancado e simplesmente dizer, tô vivo! Qual é? O sofrer está em muito, mas o viver tb, então a gente vive feliz aqui e ali e vai L E V A N D O !!! Ou melhor vai deixando ela (a vida) nos levar! E viva la vida! Gr. Bj. linda! Adorei nosso dia! Deus te guarde sempre!

    ResponderExcluir
  19. Marly,
    Uma excelente reflexão...mas, comovente. Grata!!
    Beijinho em seu coração lindo, boa amiga!

    mizia**

    ResponderExcluir
  20. Passamos por tantos desses "baques", sofremos tanto pelas perdas, que chega-se a um tempo (ao menos já cheguei, parece) em que a não blasfêmia ao Criador, e uma melhor aceitação de seus desígnios, nos torna mais fortes e serenos para suportar tanta dor...A vida é finita, assim, a aceitação dessa finitude há que ser bem "trabalhada" em nossas mentes, desde criancinha.Hoje suporto melhor, esses tremendos choques...
    Sinto muito, doce amiga!
    Um abraço, pleno de afeto

    ResponderExcluir
  21. MArly, quando li a chamada para seu blog, lá no grupo do face, deu um nó na garganta. E olha que nem havia lido seu texto ainda. SAbe, há quase 3 anos eu perdi um grande amigo para o câncer... há alguns meses eu escrevi sobre isso, numa postagem que se chama: Quando o coração diz que está com saudades...(umaseoutrasjoicy.blogspot.com.br/QuandoCoraçãoDizQueEstáComSaudades)... acho que vc até comentou nela. Esse meu amigo faria 37 anos no último dia 28(mês passado)...

    Eu entendo bem o que vc está sentindo... fiquei verdadeiramente emocionada com seu post e nem tenho muito à dizer nesse momento.

    Qto à expressão que vc usou... eu conheço uma que diz que "a grama do vizinho é mais verde que a minha". Como vc bem disse... nem sempre! Nem sempre!!

    Bjs JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  22. Marly querida lamento a perda de sua amiga,mas ela deixou
    sobre o teu olhar a incumbência de nos alertar sobre o valor que damos a vida,uma lição para acordamos de nossas lamurias que achamos sempre que são maiores que as dos outros,hoje também percebi que a minha galinha ainda esta gordinha,um abraço apertado querida que Deus lhe de o conforto ,bjo!

    ResponderExcluir
  23. Putz! tô tão desligada que acabei comentando e esqueci de dizer que perder um amigo DÓIII DEMAIS!! Mas amiga Deus há de consolar seu coração e virão novos dias pra vç assim como para ela, pois acredito que ela está agora na presença do Autor da vida! Bj.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite, Marly.
    Muitas vezes costumamos (inconscientemente) julgar as pessoas que não conhecemos por sua aparência, o que é um erro grotesco.
    Cada um de nós é um Universo particular e realmente não dá pra saber como está sendo a vida dos outros.
    E o inesperado sempre acontece, querendo nós ou não.
    Abraço, Marly.

    ResponderExcluir
  25. tentei comentar aqui, mas não foi...minha net tá ruim. Força amiga, sei que o encontro que teve com ela há tempos atrás foi pra edificar sua vida e a nossa também. Que onde quer que ela esteja Deus a recebeu com glória, na verdade deveríamos despedir dos que partem com louvores, mas a nossa concepção natural sobre a morte é bem complicada pois a despedida nos causa tanta dor. Mas o Espírito que consola nos ampara e traz o refrigério assim como regar uma planta todos os dias...que Deus a tenha em seus braços essa flor que partiu. bjim.

    ResponderExcluir
  26. Olá, Marly. Nós não estamos preparados para morrer. Ver sua amiga tão disposta, alegre e aparentemente bém é realmente um susto. A vida é uma dádiva de Deus! Cada dia é contabilizado. Há sua amiga foi guerreira e viveu com coragem e dignidade seu tempo. Linda homenagem vc fez pra ela! Meus sentimentos. Beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  27. Sua amiga era sábia, aceitar e aparentar algo assim não é nada fácil. Sim, a galinha do vizinho sempre parece mais gorda, assim como a grama dele parece mais verde. São momentos como esse que nos fazem perceber o quanto andamos pensando e lamuriando por coisas fúteis.
    Bom, contra a morte ninguém pode não é?
    Que Deus a tenha nos céus.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  28. Mazinha....nem vou comentar..
    Te deixo um beijo.... as vezes achamos que comandamos a nossa
    vida mas é ela que nos comanda...

    bjs

    ResponderExcluir
  29. Marly, perceber que a galinha do vizinho é mais gorda não nos ajuda em nada. E nos consolar com a galinha mais magra de um outro vizinho tampouco. Não sou muito conivente em querer me confortar com as desgraças alheias e agradecer a Deus por não estar no lugar destes "desgraçados". A mim me parece uma sordidez e um egoísmo dos bravos. Prefiro cuidar da minha galinha e que mesmo que seja inevitável ignorar totalmente as galinhas alheias, magras ou gordas, precisamos pensar primeiro em como está a nossa.
    Esta repostagem foi muito intensa, imagino como deve ter sido sua reação. Contanto, acredito que pessoas que passam por estas situações drásticas são as mais fortes ou por esta razão, que nós por não passarmos não podemos compreendê-las, a visão de mundo que tinham modifica por completo, portanto, eu não duvido que o semblante sorridente e vivaz dela tenha sido honesto. Meu avô, quando faleceu, demorou um tempo para partir e em toda minha vida, nunca o vi reclamar, mesmo sabendo o quanto sofria. Eu não sei o que estas condições drásticas fazem com a cabeça das pessoas.
    Muito comovente seu post.

    ResponderExcluir
  30. Sem palavras...Carpe diem. Um beijo grande

    ResponderExcluir
  31. Olá Marly,

    Nem sei que te diga. Fiquei como você ficou, quando sua amiga lhe contou que tinha câncer no cérebro.
    Nós, só conseguimos apreciar o verdadeiro valor da vida, quando a perdemos.

    Um beijo da Luz.

    ResponderExcluir
  32. Em uma noite, com uma garrafa de vinho e algumas amigas para dialogar... chegamos a conclusão que tudo que não é nosso, é sempre mais bonito, mais colorido, e com a sensação de que tudo é uma maravilha e que a vida está sendo mil vezes aproveitada... mas enfim... não é sempre assim...
    ótimo texto...

    bjos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  33. Triste acontecimento, querida. Meus sentimentos.
    Mas é como você disse, ás vezes, reclamamos demais achando que o outro está melhor do que nós, nos esquecemos de confiar em Deus pois Ele tem um propósito para tudo e nada é feito sem permissão Dele.
    Sei que deves estar triste, mas Deus teve uma lição para você, que foi melhor ainda pois você a repassou para nós.

    Um beijo. Força.

    http://senhoritamoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oi, Marly. Pela postura da sua amiga ao contar sobre a doença deu para perceber o quanto era uma pessoa admirável e rara. Receba meu sincero abraço!

    ResponderExcluir
  35. Marly querida,

    Sinto muito por sua perda.
    Fiquei emocionada com a homenagem que você fez à sua amiga e com a fortaleza de espírito dela.
    Você tem razão; "Quem foi que disse mesmo que a galinha do vizinho é sempre mais gorda?".

    Beijão.

    ResponderExcluir
  36. Marly, eu me lembro de sua postagem. Na época, pensei que poderia ser ficção, já que me doeu. Hoje, percebo que você não brincava. E muito lamento. Ela era mesmo especial, pois a forma como agiu denota sabedoria. Que Deus a tenha em seus braços. Bjs.

    ResponderExcluir
  37. excelente sua reflexão sobre este caso!

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]