Total de visualizações de página

sábado, 23 de junho de 2012

DÊ TEMPO PRA DESILUSÃO



A dor emocional dói tanto quanto a dor física! Ela dilacera nosso coração, causa uma ferida na alma e mata os nossos melhores sonhos.  É uma dor eminente esmagando nossos sentimentos, nossas vontades, um fogo consumindo nosso interior, uma inquietação no espírito. Essa  dor é a famosa desilusão.

A sociedade não liga muito para esse tipo de dor. Insensíveis seguem seus rumos, olham a casca e não veem que por dentro a gente tem uma hemorragia... Ainda servimos de chacota para os fofoqueiros dos corredores, para a língua peçonhenta da tia beata e para colegas que têm inveja do que você viveu... Cada desilusão é um pedaço de nós que vai embora, dói tanto, que quase sentimos nossa vida se esvair pelos poros.

E quem faz sofrer? Geralmente segue seu caminho indiferente, se sentindo livre, leve e solto, achando que se livrou de uma... Uma o que mesmo? Bem... Você foi atropelada por um condutor do amor, ficou estatelada no chão da amargura, sangrando copiosamente, gemendo de dor, e ele insensivelmente continuou o caminho da felicidade sem olhar pra trás, não prestou socorro, não teve tato, apenas seguiu... Quando você foi atropelada, o mundo ainda era cor de rosa, agora parece roxo, igualzinho os hematomas que ficaram na alma.

A dor é de montão, os conselhos que não queremos são mais ainda! Queremos tempo pra curar a dor de cotovelo, a amargura, o vazio existencial, o medo de tentar novamente, a dificuldades em aceitar o fim, o descrédito e a auto-estima temporariamente em baixa. Queremos tempo para perdoar quem nos causou essa enorme dor, e precisamos de tempo para digerir o sentimento que não passa de uma hora pra outra... Mastigar, mastigar, mastigar... Engolir, ruminar... E na calada da noite novamente mastigar... No tempo certo vai ser digerido facilmente, mas há um tempo!

Vai bater o desespero, o choro, a dificuldades de sorrir, o sarcasmo, o desânimo, a desesperança... Ainda assim, acredite na poesia que há na vida, e repinte seu arco-íris, refaça seus projetos, trace metas, busque outras canções, reformule seus conceitos, reflita sobre suas verdades, sonhe com coisas inefáveis, aprenda a se amar totalmente,se permita, seduza e acima de tudo, mesmo que mancando, se arrastando, gemendo pelo caminho, siga em frente, pois a vida é maravilhosa e um minuto é muito pra sofrer por quem não te merece. Infelizmente, vai ter que perder o tempo necessário pra sentir a dor, para catarsear o sofrimento, ou ele se tornará crônico.
Marly Bastos

43 comentários:

  1. oi Marly,

    muita verdade,
    mas pra mim o que realmente fica,
    é que não devemos estagnar,
    devemos continuar mesmo aos trancos e barrancos e não sofrer por quem não merece...
    muito lindo,
    escrito com as palavras da alma...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Marly! Desilusão não é nada fácil. A dor da alma pode ser pior que a física, pois pode causar depressão e até a morte. Para superar, é preciso garra, é preciso não desistir do sentimento e acreditar que ser feliz novamente é possível. Ótimo texto, um abraço!

    ResponderExcluir
  3. "... E de novo acredito que nada do que é importante se perde verdadeiramente. Apenas nos iludimos, julgando ser donos das coisas, dos instantes e dos outros. Comigo caminham todos os mortos que amei, todos os amigos que se afastaram, todos os dias felizes que se apagaram. Não perdi nada, apenas a ilusão de que tudo podia ser meu para sempre."

    Este texto? Anda comigo para todo o lado. É seu agora!

    ResponderExcluir
  4. Já tive dores de amores e sobrevivi. O importante é dar tempo ao tempo e se amar muito.

    um bj !

    ResponderExcluir
  5. E sobretudo segue em frente sorrindo, que ele não merece sequer aperceber-se do que aí vai por dentro!
    Essa é a forma da superação.
    Essa é a única forma linda de prosseguir.
    Beijos, Marly.

    ResponderExcluir
  6. A racionalização será, ao longo da sua vida,
    uma das armas que se utiliza para lidar
    com a solidão e com os momentos mais negativos.
    Mas .... impossível saber qual é a vida real, se a "vivida"
    se a "pensada". e assim vamos nos apoiando e aprendendo a jogar,né?

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Poxa! Um texto pra ler todos os dias. Maravilhoso. Me coube como uma carapuça. Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  8. Sabe o ditado que o tempo é um grande(ou melhor) remédio? Pois é, eu concordo... e com certeza é importante que as pessoas passem por seus problemas e os encarem de frente, do contrário serão como fantasmas os assombrando constantemente!!! Sobre os outros? Já dizia outro ditado que se conselho fosse bom não se dava, vendia! rsrs

    Adorei, viu?

    bjks

    ResponderExcluir
  9. Olá Marly,
    impossível ler e não refletir.
    Pensar na dor sentida, dor desiludida...
    Ver o outro lado, a indiferença.
    O primeiro, o que sofreu, coração dilacerado.
    O segundo, indiferente, sem coração.
    Experiências diversas, sensibilidade e liberdade.
    Um contraponto de cheio e vazio, de calor e frio.
    Amar é bom, vivo me arriscando no amor, não tenho medo da dor!
    Um abraço minha cara amiga poeta

    ResponderExcluir
  10. Oi Marly,

    Concordo com você, pois essa é uma dor que ninguém ver e quando sabe não tolera por muito tempo. Todavia, se fosse fácil, não existiram anti-depressivos que até para curar não garantem o fim da dor. Penso que o ser humano deve entender a dor emocional como o seu maior desafio e com certeza como o seu maior tufão.

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  11. Olá Marly, "há quanto tempo". rs.
    O texto leva a reflexão de várias coisas. Apenas devo discordar que a dor emocional é mais sofrida que a física, eu acredito que ambas sejam iguais, ou pior, a dor física, quando perdura muito tempo, traz inevitavelmente consigo a emocional junto. E então, você tem que lutar só com duas dores.
    Sim, só, porque ninguém sentirá suas dores por você. A maior sensação de impotência e ver alguém agonizando de dor e não poder fazer nada.
    E talvez, o "indiferente" da trama, nem perceba os danos que causou.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde, Marly. Belíssimo texto. O sofrimento é necessário passarmos por ele numa situação assim, pois quando amamos e uma relação termina, mesmo que não estivesse boa, não tem como evitar o sofrimento.
    O momento é nosso, bem particular, e os hematomas, conforme escreveu, irão cicatrizar certa hora. Toda dor passa, basta não a alimentarmos como de costume fazemos.
    Devemos encarar esse momento, vivê-lo e entender, não na hora, que mais tarde, bem adiante, o amor renascerá para nós.
    Sentimos que somos ´péssimas pessoas, que falhamos, que não fizemos para o parceiro o que achamos que deveria ser feito.
    Ninguúem erra sozinho, todos têm a sua parcela de responsabilidade, que na maioria das vezes "jogamos" para o outro sentindo-nos vítimas.
    Quem nos magoou pode estar bem sim, isso pelo fato de não ter sensibilidade e consciência. Terminar uma relação não é fácil, mas têm pessoas que a fazem com classe, com respeito e diálogo.
    Um beijo na alma, e fique na paz!

    ResponderExcluir
  13. Oi Marly, depois de alguns dias ausente, estou de volta tentando colocar tudo em dia.
    Ja estava com saudades de passar aqui.
    Maravilhoso seu texto, é muito refletivo.
    Essa dor emocional dilacera mesmo o coração, roubando um pedaço, e deixando grandes cicatrizes na alma de quem sofre uma desilusão. Acho que nem o tempo consegue cicatrizar por completo uma desilusão. O importante é seguir em frente, e deixar o tempo pelo menos amenizar a dor.
    Beijos grande pra ti!

    ResponderExcluir
  14. Oi Marly, depois de alguns dias ausente, estou de volta tentando colocar tudo em dia.
    Ja estava com saudades de passar aqui.
    Maravilhoso seu texto, é muito refletivo.
    Essa dor emocional dilacera mesmo o coração, roubando um pedaço, e deixando grandes cicatrizes na alma de quem sofre uma desilusão. Acho que nem o tempo consegue cicatrizar por completo uma desilusão. O importante é seguir em frente, e deixar o tempo pelo menos amenizar a dor.

    Beijos grande no seu coração.

    ResponderExcluir
  15. Marli meu anjo!!!!voce fala da dor de amar com tanta propriedade que chega a nos emocionar.
    Como dizia Nasio"""O amor é uma esperança;
    e a dor, a ruptura súbita e imprevisível
    dessa esperança.
    (Juan David Nasio, 2007)A tentativa de encontrar a felicidade através do amor as vezes fracassa,
    uma vez que, justamente quando amamos é que nos achamos mais indefesos contra o sofrimento,
    e além do quando perdemos o nosso objeto amado ou o seu amor nos sentimos
    desesperadamente infelizes...Mas segundo Freud só amando nos curamos da dor do amor...Por isso, do ponto de vista psicanalí-
    tico não existe diferença entre dor física e dor psíquica, ou, mais exatamente,
    entre a emoção dolorosa e a dor psíquica propriamente dita.
    UM ABRAÇO CARINHOSO QUERIDA.

    ResponderExcluir
  16. Lindo texto Marli....ah, o amor, este belo tirano que me sufoca, me maltrata, me ilude, me castiga, me impulsiona a fazer loucuras. Ah, esse amor, que nunca perca eu a capacidade de senti-lo.bjs

    ResponderExcluir
  17. Calma menina, tudo a seu tempo. Muito bom seu texto.

    Abçs

    ResponderExcluir
  18. Essa dor pode ser ainda mais marcante do que a dor física porque , geralmente, não é compreendida nem valorizada.
    BJ
    BS

    ResponderExcluir
  19. Oi Marly! Quero agradecer a sua visita ao meu blog e ao seu comentário com palavras que alegraram o meu coração. Vim conhecer seu blog e também gostei muito e já estou seguindo. Voltarei mais vezes.

    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  20. Esta é uma dor solitaria.
    Temos que passar por ela.
    E sempre saimos dela com uma lição aprendida.
    Dor fisica é facil de tratar.
    Dor da alma...é mais complicado...pq as vezes nem a gente sabe explicar o que acontece. ela fica bem escondida...brincando de esconde esconde,
    bj

    ResponderExcluir
  21. Olá Marly!
    Passando aqui no teu cantinho pra dizer-lhe o quanto vc é especial!
    Abraços e tenha um fim de semana abençoado *-*

    ResponderExcluir
  22. Olá, Marly, como vai?
    Estou passando aqui pela primeira vez e achei incrivelmente belo e conciso o seu estilo de texto, falando daquela dor invisível que atormenta cada um de nós em determinada fase da vida, independente de nossa vontade.
    Sofrer é normal, o que não é normal é alimentar o sofrimento.
    Quanto às pessoas falsas e insensíveis, elas não merecem nossa atenção.
    Abraço, Marly.

    ResponderExcluir
  23. Oi Marly, tudo bem com vc?

    Dor emocional,... já senti e sei bem o que é essa dor...

    Belo tema.

    Bj

    ResponderExcluir
  24. Quem já não esteve em ambas as posições? Cada uma delas tem seus sofrimentos, ainda que até a indiferença tem seu preço, mas também não acho legal ficar numa relação sem amor somente para tentar fazer o outro feliz ou simplesmente por dó. Acho que tudo é sorte ou falta dela sei lá, acontece, as pessoas amadurecem e a vida nos conduz. Bjim miga, que tudo seja show em sua vida, que o sorriso esteja sempre em seus lábios, que seu coração esteja em paz.

    ResponderExcluir
  25. Dor de amor é que mais dilacera, invisível, só interior , não tem feridas aparentes, não prcisaa de curativos médicos,ficam escondidas dentro das nossas entranhas, dilacerando-nos como o maldito fogo do Quinto dos Infernos.

    Igualzinho, descreveu Dante Alighiere na sua Divina comédia!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  26. Sofre-se, até que se perceba que não há mérito algum nessa dor. Esse é um caminho invisível para o exterior. Se pudessem ver dentro do ser!!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  27. Minha querida

    Essa dor é invisível, apenas quem a sente dá por ela, e como doi, estilhaça todos os nossos sonhos e ilusões, parece que a vida perde o sentido.
    Um texto que é teu, mas fala de tanta gente.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  28. Ai miga, esse tipo de letra não foi legal pra mim, não estou conseguindo entender direito sou meia ceguinha....srsrrsr

    Espero que vc esteja bem de saúde e com coração tranquilo, saudades, tudo de melhor pra vc. bjos.

    ResponderExcluir
  29. Basta sorrir para a vida e abrir todas as janelas para que o som nos invada com toda a sua luz e energia!
    Muito bom o teu texto!

    Beijos,
    AL

    ResponderExcluir
  30. Essa dor é para a carregarmos sózinhos, já que é impartilhável!
    É inexplicável aos olhos dos outros... incompreensível até!
    Mas eu sinto como tu e entendo cada palavra tua!
    Beijos Marly... pelo texto e pelo regresso!

    ResponderExcluir
  31. Oi, Marly!!!!

    E o pior de tudo, é que o mundo não para, e temos que nos virar para cuidarmos de nossas feridas...

    Muito certo o teu escrito!

    Fique bem!

    Beijos,
    Nel

    ResponderExcluir
  32. Acho a dor da alma mais forte do que a dor física! Quando a dor física melhora, isso pode durar minutos, algumas horas....e aí, chega ao fim o sofrimento! Mas a dor da alma pode durar anos!!! As palavras têm um poder muito forte! O que entristece-me é existir pessoas que sentem prazer em maltratar seus semelhantes! Isso é imperdoável!

    Seu blog é radiante! Seu estilo é bem dirente. Parabéns por essa beleza de blog! Gostei bastante, viu?
    Abraços e bom inicio semana com Deus no coração.

    ResponderExcluir
  33. Muitas vezes só o tempo mesmo para curar essas dores. a gente é que não sabe ser paciente.

    Que bom vc voltou a postar, Marly!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Esses espinhos machucam bastante e ainda chegam com uma enorme carga de culpa. Onde erramos??? Na verdade, não há erro, há um desencontro de sentimentos que impede a continuação do sonho. E só voltamos a nos amar e a nos sentirmos inteiros após a indispensável fase da cicatrização.
    Cuide-se com carinho.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  36. Oi Marly

    Senti a sua falta.

    A luta deve ser para não se tornar crônico, o desânimo é um grande sabotador.

    Beijos

    ResponderExcluir
  37. Me tortura pô, mas não me deixa escrever errado!Ô.Ô Dói tudo!!
    Saudades demais de teus textos recheados de verdades com doces pitadas de humor! Adorei!!! Gr. Bj.!

    ResponderExcluir
  38. Quanta falta senti de seus textos.
    Pois seus textos são assim: ora saltitantes e dançantes, ora aflitos e doloridos (como esse), mas sempre expressam o que você tem de melhor: seus sentimentos.

    O sofrimento da alma é realmente algo misterioso, pode ser disfarçado, mas não pode deixar de ser sentido.

    http://senhoritamoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Boa noite, amiga. Espero que estejas bem melhor. Engraçado, enquanto eu lia esse texto fui tendo a certeza de que me era familiar, e era, você repostou e eu comentei na época em fevereiro.
    Seus escritos são tão bons que eu já sabia que havia lido.
    A desilusão, além de ser um veneno que corrói, fere, mata aos poucos, mas tem uma cura para ela, a esperança em dias melhores em doses homeopáticas.
    Um beijo na alma, e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  40. Oi Marly,
    É exatamente como você falou,a dor vem,uns debocham,outros sofrem,dói muuuuito,então nada melhor do que dar um descanso ao coração e deixar que ele cure.
    Demora,mas uma hora isso acontece.
    abraço,=)

    ResponderExcluir
  41. Olá, Marly.
    Infelizmente, as desilusões ocorrem quando (e com quem) menos esperamos.
    E, mesmo sabendo que de nada adianta, sofremos mesmo assim.
    Abraço, Marly.

    ResponderExcluir
  42. Eu estou sofrendo essa desilusão e pra piorar ainda tenho depressão, mas foi muito bom eu vir aqui e ler essa mensagem. Obrigada viu? Um abraço com muito carinho.

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]