Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de maio de 2012

NUM PISCAR DE OLHOS...


Meu Deus, num piscar de olhos e estou chegando à meia idade!  Cadê todos esses anos que vivi e nem percebi? Hoje acordei com essa sensação de que dormi menina e acordei mulher. Ainda tenho dentro de mim uma adolescente insatisfeita com a vida, cheia de dúvidas, de sonhos e com a íris ainda cor de rosa.
Lembro de um filme que assisti a bastante tempo (“De repente 30”), sobre uma adolescente que queria crescer rápido, pois achava a sua vida sem graça, chata e aborrecida, ganhou de aniversário uma casinha mágica, fez o pedido para ser adulta logo [aí caiu da casinha um pozinho mágico em cima dela], deitou, dormiu adolescente e acordou com 30 anos, sem saber como tinha passado esse tempo e ainda atordoada teve que se adequar à nova vida, lidar com as responsabilidades que o crescimento traz.
Acordei como a “Jenna”, achando que ainda sou muito jovem pra essa carga às vezes tão pesada, chamada amadurecimento. Cadê meus 20 anos? Cadê minha era Balzaquiana? Cadê a loba que passou por mim? Procurei todas elas dentro de mim e descobri maravilhada que ainda estão todas aqui como se estivessem esperando para participar de uma festa. A menina sapeca, a adolescente complicada, a balzaquiana sexy e a loba madura... E todas elas formam a mulher perplexa diante dos anos passados!
Meus filhos adultos não deixam os anos passados mentirem. Mas parece que foi ontem minha formatura no ensino médio, a alegria de passar no vestibular, a apreensão do primeiro emprego, meu primeiro beijo, o primeiro namorado, o enlace matrimonial, a emoção da maternidade, e tantas outras alegrias e dores... Ainda lembro de certos detalhes como se fossem ontem [e já faz mais de 30 anos]. Será que algum pozinho mágico caiu na minha cabeça e pulei algumas fases?
Agora, se “puxo” pela memória, posso dizer que vi muitas coisas acontecer nesse Brasilzão de meu Deus, ajudei de alguma forma a construir histórias e a formar cidadãos. Lembro que quando começou a era digital, eu ainda dizia “datilografar no computador”[vexamentoso, mas real]. E confesso que tive medo de navegar por esse mundo mágico da internet.
Nesses anos que nem vi passar, aprendi muitas coisas e sou aberta ao novo, ao moderno e ao que possa me engrandecer. E sempre refuguei qualquer tipo de coisa que pudesse me aprisionar ou ser contrário ao meu lindo ser [eu me amo rsrsrs]. Passei pela geração do lança-perfume e nunca senti o cheiro dele; passei pela geração da maconha e nunca sucumbi a ela;  passei pela geração em que era “cool” fumar e beber, e eu nunca me interessei por esses vícios; estou na geração do crack e sinto uma revolta danada ao ver jovens perdendo suas vidas por causa da ganância de homens sem humanidade e escrúpulos. Mas, daquilo que me preservei, parece que banalizou entre essa nova geração. Digo isso porque por esses dias ouvi um comentário assim: “Véi, minha mãe me racha a cara de vergonha, disse que nunca fumou maconha, nunca ficou loucona com lança perfume e nem tomou um porre pra cair, como vou contar isso pros meus filhos?”[Sei que era pra ser piada, mas dizem que toda piada tem uma pitada de verdade] Nesse caso, eu também sou uma vergonha...
Quando eu era menina, olhava no espelho e me imagina com minha idade, e essa imaginação era de uma mulher velha, enrugadinha e já com as mãos entrelaçadas esperando cair mortinha e pronta pro paraíso. E hoje me olho no espelho e me vejo menina cheia de sonhos, cheia de vida, romântica e ainda achando que a vida dura um século![E nem tão acabadinha assim... rsrs]
                           Marly Bastos


35 comentários:

  1. Vc é uma menina/mulher... cheia de sonhos(que se realizaram e que ainda irão se concretizar)! Linda por dentro e por fora! Merecedora de todos os elogios, por mais clichê que isso possa parecer... mas é verdade! Ponto!

    Seu texto me fez refletir de montão, MArly. Sabe pq? Pq os anos estão passando para mim tbem. E, vira e mexe eu me pergunto o que tenho feito no passar de todos eles. Acho que é uma pergunta da qual todos nos fazemos, sejam homens ou mulheres, contudo, para nós mulheres a carga contida nesse questioonamento é muito maior(Sim, é!). Enfim, o lance é tirarmos proveito dos anos que se passaram, como forma de aprendizado e aproveitarmos os muitos outros que estão por vir. Eu já disse que quero viver mais 66 anos.

    bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  2. Você é igualzinha a mim, parece que estava me lendo; não sei da tua idade, mas já estou me sentindo "senhora...Eu não aproveitei nada, fui muito reprimida e só me lembro da época da Escola*, das amigas da adolescência*...O colégio era o lugar onde gostava de estar, pois estudar era o meu dever... Também tive medo da Internet, custei a aprender* a navegar; nunca fiz datilografia mas minha irmã cursou e era secretária, importante na época dela.
    Senti vontade de vir aqui, e gostei do texto: "lembranças, desabafo...coisa e tal.
    Beijão pra ti. Aparece quando puderes lá no meu canto.
    Mery*

    ResponderExcluir
  3. É bom fazer essa análise do que se viveu, para se sentir bem o presente e querer muito mais viver, longo viver... Cada época, tem suas emoções, peculiaridades. Vai-se vivendo, como se gosta, sem seguir padrões...cada qual escolhe o seu, assim é que bom.
    Eu, já atingi os prováveis 3/4 da vida, estou bem à sua frente,Marly e, nada de queixas, tudo vai muito bem... continuo "juntando" mais, pro meu acervo de vida.

    Beijinhos,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  4. Lindona, acabadinha nunca! Cê sabe que não...
    Gostei do texto. Eu sei que é difícil chegar aos cinquentinha, ma você tem que se preocupar quando estiver chegando aos oitenta. Acho engraçado quando, aqui mesmo na blogosfera, sites totalmente infantis e ou sedutores, mostrando a frustração interior - tenho pena. Os seus textos têm uma pitada de humor, uma carga de emoção, às vezes leve, às vezes pesado, mas sempre belos.
    Gosto do jeito transparente seu de ser. Você é uma das minhas escritoras blogueiras preferidas (Também já sabes disso).
    Parabéns pelo texto.
    Um beijo grande

    Ah, passou a receita? rs rs

    ResponderExcluir
  5. Marly querida,

    Você é uma menina/mulher encantadora. Terá sempre um espírito
    jovem, inquieto e vibrante. É isso que percebo nas entrelinhas de suas colocações, comentários e publicações.
    Também estou passando por esta fase de perplexidade, principalmente quando olho para meus sobrinhos(netos).
    Como assim, se ontem mesmo minha sobrinha (mãe deles) era
    o meu bebê? Faço a retrospectiva, volto ao presente e
    penso...mas eu sou a mesma, não mudei. Claro que mudei, o que não mudou foi a criança que existe em mim e que nunca me
    abandona (rsrsrsrs).

    Adorei o texto.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  6. Muito legal esta retrospectiva que você fez, não há frustrações descritas, somente situações da vida real. Só não entendo sua indignação, você me fez rever todos os conceitos das mulheres da sua idade (eu também sempre imaginei como você imaginou. E vi! Acho que você é caso de estudos, ahah).
    Gostei do que seu parceiro Paulo falou a respeito de seus textos. Não poderia estar mais de acordo minha contista, blogueira preferida e não sou o único que lhe considera como tal.

    ResponderExcluir
  7. Parece que não é um caso único.
    Somos muitos. Tantos que é difícil escapar algum.
    Aqui ouço os mais velhos dizerem e com alguma razão.
    ....Quando morremos devíamos nascer...

    Cá por mim penso que a nossa vida seria muito mais agradável se fosse vivida ao contrário.
    O início na morte e depois ia-se vivendo até nascer novamente.

    ResponderExcluir
  8. marly,
    a tua tirada final é genial, dando razão a borges que assume que o tempo somos nós. que venham, elas, as rugas, as linhas e a idade, mas que permaneça esse desejo intrépido e insaciável de ser mais, de ser maior, de nunca perder a ilusão que nos define crianças sem matéria e combustão.

    beijinho!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Esses tempos estive encanado com a minha idade, mas aprendi a esquece-lo, já quem nem existe rss! abraços

    ResponderExcluir
  10. muito bonito o seu texto.
    realmente a vida passa tao depressa que nem damos por ela.
    cumprimentos!

    ResponderExcluir
  11. A forma como você retrata a sua vida é um encanto, um charme sem igual! Parabéns menina, beijos neste seu coraçãozinho.

    ResponderExcluir
  12. Garota Marly, sofro do mesmo mal. Vou completar 40 em janeiro e vivo me achando meio menina, meio velha, sei lá.
    O importante é que vivemos tantas coisas, saímos ilesas e hj temos força e vitalidade pra viver muito mais.

    um bjo!

    ResponderExcluir
  13. Real, sensível e lindo seu texto. Perguntas que todas as mulheres fazem, creio eu. Tenho a sensação de que nasci velha.
    Muitas atividades de minha juventude não me atraiam, como se eu já tivesse ultrapassado a idade para participar delas (rss). Com o tempo, parece-me que nos sentimos até mais jovens, porque os sonhos crescem, as emoções florescem com mais espontaneidade, nossa percepção é aumentada. E viva os tempos modernos da mulher madura, corajosa e cheia de planos!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  14. Não sei sua idade, mas você é linda! Eu vou fazer 18 anos final do ano... As vezes me sinto velha. rs. É normal. Mas não se sinta. Você não tem esse direito, porque como eu disse, você é linda! Como todas as palavras de conforto que já encontrei por aqui, como toda poesia que te inspira... Como as flores! =D



    Te desejo uma ótima noite de sexta-feira, um ótimo final de semana.
    Forte abraço.
    Tati.

    http://tatian-esalles.blogspot.com.br/

    Att.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Marly, me vejo bem parecida com você! Minha íris será cor-de-rosa sempre, acho que é um defeito de fabricação...Adoro o filme "DE repente 30", às vezes ainda passa na sessão da tarde. Mas concordo que hoje penso que não deveria ter tido a vontade crescer tão rápido assim. Acho que queimei etapas, então fica a sensação de que há muito ainda para se fazer e viver. Tenho urgência em realizar o que não realizei e acho que nunca é tarde para tornar os sonhos, realidades...êta pozinho mágico porreta! Um abraço!

    ResponderExcluir
  16. Olá Marly,

    Mas essa fase da maturidade é muito legal também! Olhar para trás e ver tudo o que sonhou, suas frustrações, inocências, decepções, acertos, magia... Sabe, eu também vi o filme que citou, e no final a protagonista percebe que legal mesmo é viver uma coisa de cada vez.

    Também percebo que o tempo está passando cada vez mais rápido, no entanto, muita coisa para mim parece ter ocorrido apenas ontem. Lembro quando nem existia disquete e gravava os dados do computado em uma fita k7, lembra disso? Ou então quando entrava nas "BBS" (Antecessora da internet no Brasil) e achava o máximo, isso lá no início dos anos 90. Pegou essa fase?

    Pois bem, a vida é assim mesmo, um grande aprendizado, onde devemos independente do tempo aprender as lições que a vida nos ensina, porém, como citou, só de ter ajudado a construir um país com um trabalho tão nobre e formar jovens voltados para o bem, já é de encher o peito de orgulho e o coração de amor.

    Adorei o texto.

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  17. Oi Marly,
    Estamos entrando em uma nova era e nela somos pioneiros.
    Pessoas de nossa idade (tenho bem mais que você) estão enfrentando uma vida totalmente desconhecida anteriormente. Ter idade e não ser velho! Os medicos dizem que a geração que vai viver cem anos já nasceu.Oitenta/noventa, hoje já é uma realidade. O que não podemos deixar acontecer é nos desfazermos de nossas lentes cor de rosa e nossa capacidade de apreciar tudo ao nosso redor, com a cabeça aberta e a mente ativa.Como disse o Mario Prata, somos envelhecentes.E isso é otimo. Que continuemos assim!

    bjos procê

    ResponderExcluir
  18. Oi querida,

    Tudo bem? o texto revela um pouquinho de cada mulher que ler ops seus escritos.Apresenta indagações e dúvidas, mas também certezas sobre o que você não foi ou será. Nâo tenho dúvida que pela mulher, mãe, filha, amiga e profissional que se tornou, os anos serão de comprovação e razão de uma verdadeira representante mulher alfa.

    Bom final de semana!

    Lu

    ResponderExcluir
  19. Quando era um menino o mundo ficava imenso e incompreensível, agora sou quase um velho e ainda o mundo é tão inabarcável e tão difícil de compreender que tenho decidido restarei menino para sempre :)
    Beijins doces, menina fofinha, e feliz fim de semana.

    ps.Já reabri o meu blogue.

    ResponderExcluir
  20. Que delícia! Pena ter acabado...eu estava a tarde toda a ler este fabuloso texto. Lindo, lindo...
    NOTA: felizmente também sou uma vergonha...
    beijinho grande

    ResponderExcluir
  21. Que coincidência legal! Hoje mesmo estava pensando em re-postar um texto meu de 2010 - A VIDA COMEÇA AOS QUARENTA?. Os anos passam mesmo, é da vida, importante é que a gente saiba caminhar com eles, o físico, é claro, não será o mesmo dos 20 anos. O que vale é manter ocoração jovial, espirituoso, leal, fiel aos amigos, e isso você sabe muito bem. E sobre a parte física... está muito linda ainda sim. Beijão nas bochechas

    ResponderExcluir
  22. Olá!Bom dia!
    Tudo bem?
    ... belíssima reflexão...li atentamente!
    Só compreenderemos nosso próprio tempo quando refletirmos sobre ele...enquanto estivermos distraídos, continuaremos a fazer escolhas que nos roubam o pouco tempo que temos para estarmos juntos a nós mesmos...penso que o tempo não existe como pensamos. Se o tempo é abstração, ele só pode fazer parte da consciência individual. Para a consciência, o tempo não pode ser medido nem tampouco quantificado, ele simplesmente é. O tempo que provoca angústia é o tempo cronológico. Se deixarmos de insistir tanto nas medidas do relógio, o tempo será diferente, e ao ficarmos mais focados em nossas reais necessidades poderemos ser senhores de nosso próprio tempo.
    «O tempo não sabe nada, o tempo não tem razão. O tempo nunca existiu, o tempo é nossa invenção. Se abandonarmos as horas, não nos sentimos sós... o tempo somos nós."Jorge Palma
    Bom final de semana!
    Beijos com carinho
    ...fui...

    ResponderExcluir
  23. É mesmo, Marly, o tempo passa depressa, mas, determinados sonhos permanecem dentro de nós... Beijos, amiga e ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  24. Oi Marly
    Adorei seu post, como sempre, foi sensível, sincero, véi na boa vc é uma gatona, quero chegar na sua idade com a sua beleza, alegria contagiante, disposição, enfim, vc é tudo de bom, sinceramente, uma amigona que conquistei na blogosfera.
    Bjão querida e um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  25. Hoje estou passando no seu blog
    para agradecer o carinho deixado no meu blog.
    Estou feliz em saber o quanto posso contar com sua amizade
    o quanto é maravilhoso uma amizade verdadeira .
    Minha luta não foi em vão e muitos menos em vão
    foi acreditar que ainda existe pessoas de coração puro e abençoado por Deus.
    Meu eterno agradecimento por estar do meu lado sempre
    mesmo por vezes eu estar um pouco ausente você nunca esquece de mim.
    Um Domingo feliz para você e sua familia.
    Beijos no seu coração.
    Com carinho,,Evanir.
    Amiga impossível sair do seu blog sem comentar sua postagem.
    Eu voltei a um passado distante quando olhava
    no espelho do guarda roupa da minha mãe e imaginava eu na idade dos meus pais.
    Hoje olho no espelho da minha casa sem encontrar a imagem linda que o tempo se incumbiu de dizer no silêncio que o tempo passou.

    ResponderExcluir
  26. Ahhh viver e se deixar viver! Amadurecer e acumular experiência...E escrever, para nos fazer esse carinho na alma...
    Amei o blog, os textos, tudo!

    Um beijo Grande!
    Milla Borges

    ResponderExcluir
  27. Oi Marly


    adorei o texto! Me vi nele do começo ao fim. Também fui tudo e isso. Acho que o que nos diferencia é que fomos tudo que fomos, mas não deixamos que nada se fosse de nós. Por isso é fácil encontrar por aqui a criança, a adolescente, a jovem lutando em busca de um espaço, a mulher resolvida, a mãe. Isso é o que faz uma mulher madura ainda ter tanta sede de vida. diferentemente daquilo que imaginávamos que seria.

    Lindo! Bjs

    Leila

    ResponderExcluir
  28. Ah como o tempo passa rápido não é Marly?... Não aceito muito bem não, não por questões estéticas, mais por ter um tino aguçado demais para as alterações inerentes aos anos que passam, no entanto, num estranho paradoxo, me sinto, hoje, bem melhor, mais viva, mais completa, sei lá, mais tudo! Por fim acabo como vç, achando que ainda tenho muitooo tempo! Deus é quem sabe... Gr. Bj. Marly!

    ResponderExcluir
  29. O que é a vida?
    Quando jovens torcemos para crescermos logo, quando adultos queremos voltar a infância...
    Muito bela tua história, não acredito que seja uma vergonha ter uma mãe assim, até porque meu filho(a) terá uma mãe assim, espero que seja motivo de orgulho...
    Enfim.... Você sempre arrasa nos textos...

    http://senhoritamoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Boa noite, Marly.
    Acho que faz parte de nós termos ideias preconcebidas daquilo que será o futuro e apenas vivenciando é que vemos o quanto nos enganamos.
    Acho que, na realidade, vivemos em transitoriedade o tempo inteiro.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  31. MINHA BOCHECHINHA ROSADA !!!!!!
    QUE POSSO FALAR DE UM TEXTO DESSE...RETROSPECTIVA ...QUE ADJETIVO POSSO USAR ...NENHUM...KKKKKKKKKKKKKKKKKK,RISO É A PALAVRA MAIS CERTA.
    SOU UMA MENINA QUE VOU ENTRAR PARA A TERCEIRA IDADE POR ESSES DIAS...MUITO FELIZ E A CADA DIA ME SENTINDO MAIS CRIANÇA,SERÁ QUE TOU É FICANDO LOUCA OU QUERENDO ME ENGANAR,KKKKKKKKK,DEIXO PARA QUEM QUIZER ME JULGAR.
    AGORA VC MINHA LINDA !SERÁ SEMPRE A VERDADEIRA CRIANÇA...
    Aproveito minha visita e convido-a visitar o blog do nosso amigo Daniel que deixou um poema a mim dedicado.Será que podes conferir se combina com o meu ser ,kkkkkkkk
    bjsssssssssssssssssssssss

    http://sonhoemopoesia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá, Marly. Lindo texto e história de vida amiga. O tempo passa e nem percebemos. Más que importa é estarmos aqui e no seu caso ver os filhos crescer e ainda manter-se uma mente aberta, jovem e cheia de sonhos. Que bom que vc, eu e outras passamos essas fazes e estamos inteiras. Somos vitoriosas Marilene! Vc é uma grande mulher. Ti admiro! Feliz semana. Bjos doces no seu coração.

    ResponderExcluir
  33. Nossa, Marly

    Adorei o seu texto.
    E me fez relembrar as fases que também passei. E a gente só percebe que os anos passaram com os filhos ,sobrinhos e com todos que nos acompanharam desde a meninice. Mas a mágica da vida é sempre achar que sempre somos jovens.
    E somos.

    Uma linda semana para você.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  34. Te vi em um blog e vim aqui ser presenteada de tantas coisas que a vida nos deu o privilegio de poder viver.

    Sobre a canábis é bom ter o conhecimento para saber dos benefícios que o SISTEMA tirou da humanidade..Tenho um blog amiga linda que fala sobre algumas coisas e todo o bem que esta erva faz ao ser humano e que é proibida pelos hipócritas do tempo.
    http://curaocultada.blogspot.com/

    Foi um prazer estar contigo..beijo

    ResponderExcluir
  35. estou aqui retribuindo sua visita e agradecendo pelo seu gentil comentário....mas além disso andei passeando e viajando em seus poemas e vi que tudo aqui é muito profundo...especialmente gostei bastante desse texto onde também me identifiquei com seus relatos...deu pra ver pelo que li ,que voçe tem emoçoes profundas e que expressa com toda sua alma....parabéns...te convido, voçe e sua mãe ,para voltarem ao meu cantinho sempre que quiserem pois terei grande alegria ...bjssss com muito carinho e um dia muito abençoado por Deus pra voçes duas!!!!!

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]