Total de visualizações de página

sexta-feira, 11 de maio de 2012

DÁDIVA DA MATERNIDADE!


O sonho de quase todas as mulheres: Ser mãe!
Casei bem jovem e por causa do meu marido já na casa dos 40 anos, queríamos filhos logo. Mas, os filhos não vinham... Sonhávamos com esse rebento dia e noite.
Um dia estava na fazenda de meu pai e comecei a olhar o gado no curral na hora do aparte das vacas e seus bezerros. Comecei a questionar o meu Deus: “Senhor, as vacas tem seus bezerros, as éguas seus potrinhos, a gata tem 6 gatinhos, a cadela um monte de cachorrinhos e eu nenhum... Quantas mulheres tu tens aberto a madre e elas desprezam seus filhos, outras os dão para qualquer sorte, outras lutam para abortá-los, e eu apenas quero um. Um me bastaria. Meu lamento Deus, não é de uma mãe, mas de uma mulher com madre infértil e que acredita que tu és Deus para torná-la abençoada para gerar um rebento sequer e formar uma família.” O resto da oração era apenas lágrimas caladas e quentes. Mas creio que o Espírito Santo de Deus traduz os nossos gemidos inexprimíveis e recolhe nossas lágrimas e as deposita junto ao Trono da Graça...
Descobri que estava grávida e pra mim foi uma das maiores emoções que tive na vida. Um ser dentro de mim! Logo visualizei na minha imaginação o jeitinho dela (uma menina) e o nome seria Lídia! Lídia já tinha 5 meses de gestação, grande e forte,  até que houve deslocamento da placenta, um parto prematuro e o bebê nasceu morto. Impossível esquecer... Impossível não chorar quando tenho que revirar meu bauzinho da vida.
Depois desse trauma eu parei de pensar em filhos. E cinco meses depois estava grávida de novo e veio talvez porque eu psicologicamente estivesse mais relaxada em relação a isso. Foi uma gestação complicada, com a pressão nas alturas e quando o bebe estava forte o suficiente para nascer foi retirado, pois eu estava com quadro de pré-eclampsia. Um lindo bebe com bochechas róseas, olhos azuis e loirinho. Apaixonei-me incondicionalmente por ele, e para sempre. Nesse dia descobri o que é ter o coração fora do corpo.
A vida seguia normal e eu cuidando do meu pimpolho entre erros e acertos,como toda mãe de primeira viagem, limpando bumbum e amamentando... E quando ele estava com 5 meses descobri que estava grávida de 3 meses... Dessa vez chorei de desespero, por medo de não conseguir cuidar de dois bebes. Foi quase outro parto no 5° mês, mas Deus em sua infinita bondade sustentou o bebê no meu ventre até o fim. Tomei tanto relaxante (para evitar constrações) que precisei fazer o exame da retirada do líquido amniótico para saber se o bebe estava pronto pra nascer (já que meu útero nao teria contrações para ajudar no parto), e o médico por um azar perfurou a placenta, sendo necessário uma cesáriana de urgência (de novo me senti sozinha sem meu marido e minha mãe por perto e não deu pra segurar um choro convulsivo). Fui sedada assim que cortaram o cordão umbilical,  pois eu não conseguia parar de chorar, porém antes o médico me garantiu que ela tinha os 5 dedinhos (Então é perfeita....Pensei antes de apagar). E veio uma linda menina, morena e de traços clássicos (perdoem-me a corujice)! Não podia ser outra mesmo, tinha que ser ela. Deus não erra jamais!
Agora eram dois bebês, um com 11 meses e outro recém nascido. Tornei-me a mulher polvo! Tinha que ter braços para os dois, carregar bag-baby dupla, as chupetas, os babadouros, o “mordedor” da menina, carrinho do mais velho, minha bolsa (isso passou a ser secundário), mamadeira de leite, de suco, de água... Ufa! Haja braço, mas eu tinha todos que eram necessários.
“Ser mãe é padecer no paraíso!” Entendi o que queria dizer isso. Noites sem dormir velando a febre de um, sendo solidária no “nervosismo” do nascimento dos primeiros dentes do outro”, vibrando quando começaram a sentar sozinhos, a dar os primeiros passinhos. Ah! Ovulei quando ouvi as primeiras palavras que eles pronunciaram. O primeiro dia de escola, senti-me enciumada porque eles não se desesperaram por terem que ficar ali sem mim... [Como assim? Eles existem sem a minha presença? Descobri que existiam].
Eu que sempre gostei de “parecer sofisticada”, descobri que essa imagem não combina com o ser mãe. Saia com eles, maquiada, bem vestida, nos saltos e chique. Voltava vomitada, suja de ketchup, coca-cola, com os cabelos duros de doces e na melhor das hipóteses toda amarrotada. Saltos? Abandonei-os, pois acabavam com meus pés de tanto correr atrás dos pequenos. E se ouvia a palavra “mamãe” sai desesperada para saber o que estaria acontecendo com minhas crias.
Quando temos a experiência da maternidade, descobrimos que nossa vida vale muito pouco em relação a deles, pois a sacrificamos para os poupar e ao mesmo tempo queremos a longevidade de dias para vê-los realizados.
Cada etapa que eles vencem, nos tornamos vencedoras juntas.  A formatura do Jardim de Infância, os primeiros desenhos que eles fazem e que você guarda pra sempre; o primeiro dente que “cai”(mandei encastoar com ouro, mas foram roubados...); o primeiro amor e a primeira decepção amorosa que compartilham deitados no nosso colo; a carteira de habilitação(e o seu carro detonado pelos novos motoristas); as noites insones enquanto eles estão na balada; a aprovação no vestibular... Espero ainda a formatura dos dois, o casamento, os netos, para que se renovem as emoções desse maravilhoso ciclo da vida.
Enfim, ser mãe é dádiva de Deus e o maior milagre da humanidade.

PS: E depois de ser mãe, aprendi a amar ainda mais minha progenitora. Descobri que não foi nada fácil ser minha mãe, pois eu dava nó em goteira, era (passado...) teimosa, birrenta, questionadora, respondona... Não era florzinha de se cheirar não! Obrigada mamãe por ter me suportado... Sei que isso só foi possível, por causa desse imensurável amor que Deus te deu mãezinha [caso contrário eu não teria “vingado”.]

Feliz dia das mães a todas minhas parceiras e amigas!
                               Marly Bastos

34 comentários:

  1. Há sempre uma beleza nova para ser descoberta nos olhos de uma mãe...

    [sinto saudade da minha todos os dias]

    beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá minha cronista favorita.
    Esta foi uma crônica e tanto, mais verdadeira acredito que impossível. Desconhecia e acredito que quase todos (ou talvez todos) os seus parceiros desconheciam também deste trauma que passou. E deve ter sido mais difícil porque era uma "oração ouvida".
    Contanto, tudo tem seu tempo e hoje você demonstra aqui, em suas palavras, tudo o que vivenciou e as batalhas que venceu depois. Realmente, eu acredito que o "ser mãe" vai muito além de dar a luz, como você mencionou eu sempre menciono, há tantas mulheres que abortam ou depois dos filhos nascidos jogam no lixo, literalmente. Enquanto muitas criam filhos cujos laços são apenas afetivos e não sanguíneos.
    Muito legal seu post.
    Feliz Dia das Mães para você.

    ResponderExcluir
  3. Minha bochechinha rosada!!!!!!!
    mudou de visual e ficou mais bela ...e tbm mais amada...
    texto puro escrito com as mãos e pelas mãos de uma bela mãe...
    FELIZ DIA DAS MÃES !!!!!!!!!!
    BJSSSSSSSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  4. Corujice admirada!
    Sonhos, desalentos, amor incondicional... e ciclos, muitos outros que virão.
    Beijão mamãe coruja!

    ResponderExcluir
  5. Marli!!Querida cheguei aqui e fui me emocionando com tanto amor.Que linda sua estória.E que lindos seus filhos.Parabens!
    Feliz Dia Das Mães.Seja sempre abençoada.bjs

    ResponderExcluir
  6. Ola Marly,
    Puxa menina você me arrancou lágrimas aqui hein? Começando pela história do seu bebezinho que morreu... E sei que é claro essas lembranças devem te entristecer mas saiba que a doutrina que sigo tem resposta para isso e, segundo ela, você foi instrumento de Deus para uma belíssima ação de amparo. Deus nos ama e não comete erros...

    Realmente, mãe é padecer no paraíso, além dos problemas no parto (pressão alta não e mole não) passar por tudo isso e ainda depois cuidar de dois filhos... minha nossa... Tiro o chapéu... e a resposta veio com o tempo, certo? que filhos lindos hein? Como dizem por aqui: tens boa forma!

    Parabéns pelo dia que se aproxima e que tenhas muita saúde, paz, prosperidade e muitos momentos deliciosos em família minha querida amiga da blogosfera! bjosss... inté


    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  7. *-* Chorei....
    Tão linda sua história, de uma mulher forte, batalhadora...
    A perda realmente deve ser muito difícil, mas Deus te presenteou com os dois filhos maravilhosos que você em sua "corujisse materna" descreve muito bem...
    Feliz dia das mães... Deus lhe abençoe...

    http://senhoritamoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Marly, que texto lindo... me emocionei tanto com suas palavras, que estou em lágrimas!
    Tbm perdi um bb no ano passado e foi um momento de tristeza terrível. Mas acredito que terei esse filho de volta. Bento já pede um irmãozinho e está mais maduro pra lidar com isso. Imagino a loucura que foi administrar dois bebês... rsrsrs

    Seus filhos são lindos (o menino é a sua cara).
    Felicidades pra vcs todos e pra sua mãezona tbm!

    ResponderExcluir
  9. Passando pra deixar um beijo e desejar um lindo domingo pra você...
    Um feliz dia das mães e muitos beijos e abraços apertados!!!

    Ani

    ResponderExcluir
  10. Que linda história!Eu tive depressão nas duas gravidez, até hoje penso no pq do SUS tratar isso com tanta insensatez e até mesmo os médicos particulares como foram os meus. Não nos dão um tratamento adequado, cuidando até com pouco caso. Tenho dó dos meus filhos por tantos nervosos que aguentaram de mim...

    Seus filhos são lindos minha amiga. Lembrei-me das mulheres estéreis da bíblia, meu primeiro filho também foi difícil de engravidar. As vezes me entristeço, eles esperam mais de mim do que posso ser pra eles...não consigo ser como deveria ser. Isso me frusta e muito e sempre fico triste nessas datas...mas sei que eles são bençãos em minha vida, lindos...bjim...acho que não estou muito legal miga, fica na paz.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que texto emocionante! Quase chorei no início, quando perdestes a criança... e com o seu relato tão emocionado e tocante sobre sua vida de mãe e sobre o que ninguém mais no mundo pode nos dar, que é a alegria de ver as crianças crescendo.. Ser responsável por estas duas vidinhas deve realmente levar à reflexão constante.
    Nada no mundo pode pagar os momentos que passamos com crianças, a magia das descobertas, a perfeição de certos momentos.
    (não sou mãe... ainda.. mas trabalho constantemente com crianças!)
    Feliz e abençoado dia das mães!

    ResponderExcluir
  12. Gostei desse final, quando depois que deu a luz para os dois filhotes, valorizou ainda mais que a teve.

    mas que barra heim?! Bah, uma verdadeira batalha materna. A perda de um filho deve ser algo inestimável. Indescritível.

    De repente um se sacrificou para vir dois maravilhosos. Para quem acredita em Deus, vá saber quais os designos dele.

    Parabéns pelo texto. Bem emocionante ao mesmo tempo de um sensibilidade enorme.

    Beijãoo

    PS: Que filhota heim. A fábrica materna funcionou bem ;) hehe

    ----
    Site Oficial: JimCarbonera.com
    Rascunhos: PalavraVadia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi querida,

    Em primeiro lugar, desejo expressar a minha admiração por ter sobrevivido as agruras da vida com tanta sabedoria.

    Em segundo, falar que as tuas maravilhas são lindas.

    Em terceiro, falar que o seu texto é de uma realidade que nos permite pensar que Deus escuta os nossos pedidos e as vezes envia muito mais do que verdadeiramente pensamos. Seria a nossa missão!


    Por fim, falar que assim como você ao me descobrir como mãe, passei a ver a minha mãe com outro olhar e graças a Deus, caminhamos lado a lado.

    Que amanhã você seja beijada, abraçada e acolhida pela mãe e filha que você é e se tornou. Desejo maravilhas para você!

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  14. Olá Marly , boa tarde, querida!

    Esse seu auto retrato maternal emocionou-me demais. Creio que captei a sua emoção, quando recordou pra escrever o teu texto, sobre a sua maternidade frustrada, depois abortada, e finalmente realizada, após as preces sentidas ao Pai de Amor de todos nós,com duas crianças pra te felicitar a vida!

    Parabéns Marly querida, e Felicidades nesse Dia das Mães!!

    Beijos e abraços!

    LU...

    ResponderExcluir
  15. Me apaixonei pela tua história, coisa linda que contaste, e que sira de exemplo para quem desiste facilmente, para quem aborta por problemas medíocres...Lindo de ler e reler..."lição de vida; seja feliz com seus dois filhos, *muito feliz!
    Obrigada por partilhar tua história...
    BEIJINHOS PARA A FAMÍLIA, FELIZ DIA DAS MÃES*!
    mERY*

    ResponderExcluir
  16. Emocionante a tua história, 'lição de vida*, todas as mães sentem uma força que vem de Deus, parte do Universo* ao gerar um filho, é sagrada essa luz* que está em nós*... Somos heroínas e "donas do Mundo* é assim que me sinto quando olho meu filho*, e passei a entender mais minha mãe*...Lindo demais! Parabéns e obrigada por partilhar.
    Beijos. Feliz domingo das Mães!

    ResponderExcluir
  17. Essa bochechinha rosada está ficando muito abusada !!!!!
    Agora com esse visual que te deixou mais linda e mais amada por mim...
    Tbm venho aqui desejar um ;
    FELIZ DIA DAS MÃES !!!!!
    Bjs minha linda menina !

    ResponderExcluir
  18. Belo demais...Espectacular....
    Votos de muita felicidade para seus filhos e para você....
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  19. Amadaaa vim retribuir o teu carinho e dizer te que desejo a você um maravilhoso dia das mães e concordo plenamente com vc,todo dia é dia rsrsrss!!!
    Amadinha não posso deixar de comentar,a foto do seu perfil...Putzzz você é linda de mais criatura parabéns!
    Abraços e fique com Deus!
    Aninha *-*

    ResponderExcluir
  20. OI MARLI!
    MAS, QUE COISA ,MAIS LINDA, EMOCIONANTE, EM TEU RELATO, COM TODA A SIMPLICIDADE E SINCERIDADE, COLOCAS UM PEDACINHO DO QUE CADA UMA DE NÓS, MÃES PASSARAM, ENTÃO NÃO TEM COMO NÃO SE EMOCIONAR.
    LINDO1
    "FELIZ DIA DAS MÃES"
    abrçs

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  21. Que depoimento emocionante! Feliz Dia das Mães para você! Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  22. Olá, Marly. Parabéns! Sempre muita emoção nas suas narrativas. Desejo um feliz dia das mães pra vc! Abraços carinhosos e obrigada sempre.

    ResponderExcluir
  23. Olá Marly!
    Nossa que texto o seu! Muito legal você compartilhar essa sua história que rendeu uma baita homenagem ao dia das mães! E nossa, vc com seus filhos..parece que vocês tem quase tudo á mesma idade!! =)
    Feliz dia das mães!
    Quero te agradecer pelo comentário e elogio á minha resenha que postei no blog. Muito obrigada! Embora eu ainda precise melhorar constantemente mas tentei, na resenha sobre A Pele que Habito colocar tudo o que sneti ao ver o filme e contar sobre ele, justificar meu gosto, sem cometer spoilers. Você viu o filme e sabe que estender o assunto sobre ele é contar spoilers.
    Acho que o Almódovar inocvou dessa vez e isso surpreendeu todo mundo que conhece suas obras anteriores...ouvi muito comnetarem isso antes de ver o filme. Mas eu aprecio essa ousdia cinematográfica de vez em quando.
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi, Marly, que belo depoimento o seu, passou por alguns bocados antes de conceber seu casal de filhos. Sabe, sempre que alguém comenta sobre ser mãe, eu digo: "seja. É uma experiência única e transformadora, não se abstenha do direito de passar por ela." Está certo que envolve uma série de "dores de cabeça" infinita, mas em compensação há recompensas que não se pode conseguir de nenhuma outra forma. Parabéns pela sua história e pelo seu dia! Um abraço!

    ResponderExcluir
  25. O amor de mãe é perfume de rosas e toque de veludo...a memória eterna de momentos de ternura...um suave colo e uma doce recordação que para sempre viverá dentro do coração de quem elas mais amaram...os seres que são a carne da sua carne.

    FELIZ DIA DA MÃE

    Beijinhos com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  26. Sei que parece clichê... mais, VOCÊ É A MELHOR MÃE DO MUNDO! Eu sou sua maior fã incondicionalmente.
    Você é uma guerreira que nunca se cansa de lutar e se sacrificar pela nossa familia e felicidade! Quando penso que não vai aguentar e que suas forças já estão acabando, você aparece com uma carta de amor e carinho na manga.
    Uma mulher cheia de sabedoria e amor de Deus!
    Bem...Cchega de propaganda, vai que alguém descobre o tanto que voce é perfeita e tenta te roubar de mim né? kakakaka Te amoo mamãe... =)

    ResponderExcluir
  27. Oi Marly,

    Que grande "saga"! Mas tem um menino e uma menina lindos.
    E já esqueceu tudo, né?

    FELIZ DIA PARA VOCÊ E TODAS AS MÃES.

    Beijos da Luz.

    ResponderExcluir
  28. MArly, que texto! Que história, a sua! Fiquei aqui, pensando no quanto vc foi guerreira, menina!

    Seus filhos são lindões!

    Ah, com certeza, quando temos nossos filhos passamos a valorizar ainda mais a nossa.

    Bjks

    ResponderExcluir
  29. Marly,
    que história a tua!
    Confesso que fiquei emocionada, nem poderia ser diferente..., por tudo, e ainda pela pouquíssima diferença entre os dois..., nossa... parabéns!
    Feliz dia das mães, atrasado, mas com o coração muito aberto com a tua história de vida, prá lá de infinita!
    E teu filhos são lindos :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Não havia lido sua postagem e me encantei. Sempre a vi como mulher forte, decidida e cheia de sensibilidade. E agora, encontrei a mãe batalhadora que não passou, simplesmente, pela vida. Meus parabéns, Marly! E que tenha sempre muita luz e fé.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  31. Amada tive que voltar aqui pra dizer a vc que eu me emocionei com cada palavra que vc descreveu sua maternidade!
    Só posso lhe dizer:

    PARABÉNS,POR TUDO VC É UMA GRANDE MULHER E DEUS É CONTIGO A TODO INSTANTE E ELE OUVIU TODA A SUA SÚPLICA!!!
    Mega abaraço e fique com Deus1

    ResponderExcluir
  32. Oi, querida Marly,

    Pela foto/imagem, vejo que todo o seu sofrimento valeu a pena.
    PARABÉNS, MAMÃE, PELA LINDA FAMÍLIA!
    Parabéns também à sua nobre mãezinha, por ter colocado no mundo esta pessoa maravilhosa que você é.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  33. Oi Marly, que texto lindo, dramático, emocionante e até cômico em alguns momentos. Não pude deixar de me emocionar e chamei a Jéu para ler também. Ela também adorou! Parabéns atrasado para você Mãe Coruja que passou por "poucas" em nome do amor mais incondicional que existe. Beijão!

    ResponderExcluir
  34. Olá, Marly.
    Não fazia ideia das dificuldades que passastes para teres teus filhos.
    Quando somos crianças, achamos que os pais podem fazer de tudo e que nada é impossível para eles, e quando nos tornamos mais velhos e sábios, nos damos de conta do quanto eles penaram para nos dar uma criação digna.
    Abraço,Marly.

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]