Total de visualizações de página

segunda-feira, 16 de abril de 2012

JÁ NÃO VEJO QUEM EU VIA



        Viver o agora. Já! Essa é a melhor fase pra se viver. E eu já cheguei à conclusão de que nunca estamos velhos. Velho é alguém que tem mais ou menos outro tanto da nossa idade... Sempre foi assim.

        Aos dez anos eu achava que ia demorar um bocado de tempo pra ter aquela idade fabulosa dos dezoito anos. Aí sim ia ser independente, ser adulta, ser gente. E demorou mesmo! Aquela banguelice que parecia não ter fim, e quando me apontaram os dentes, pareciam que não caberiam na minha boca. Sentia-me a própria “Mônica”, do Maurício de Sousa.

        Tem uma fase na vida da gente, que não somos nem isso e nem aquilo, essa se chama adolescência (ou aborrecência). Quando eu era incumbida de fazer uma tarefa, sempre diziam:” Isso você dá conta de fazer, afinal já é uma mocinha!.” E quando eu queria fazer algo que não aprovavam diziam: ”Não pode, pois você ainda é uma criança...” Descobri que eu era quase adulta, quase criança. E quase nada compreendida. Os pés e mãos ficaram enormes e o nariz cresceu mais (ainda bem que menina não fica com aquela voz esganiçada, como a dos pobres meninos). E roupas? Nada fica bem! Seios que estão indefinidos, falta quadris, pernas finas, o cabelo sempre parece de um adulto jogado na cara de uma criança. Não tem outra palavra: Ficamos desengonçadas!

        Lá pelos treze anos ficamos melhorzinhas, mas aí vem a fase do ridículo! É um tal de amontoar uma nas outras e rir de tudo (e de nada...), parecemos nessa fase um bando (ou alcatéia) de hienas. E passamos, do riso ao pranto com a maior naturalidade. Adolescente adora sofrer! Época em que achamos que ninguém nos ama, ninguém nos entende. Ninguém nos entende mesmo... Nessa fase nem eu me entendia (e hoje ainda não me entendo). Ser adolescente de novo? Nem se pudesse...

        Então, chega o tão sonhado dezoito anos! E sabe o que muda?? Nada!!! No meu tempo começava a pressão pra casar! Vinha todos os parentes perguntarem pra quando era o casório “Moça velha não casa, heim??” Era o irritante comentários das tias carolas. Só sei que depois dos dezoito a vida passou voando, nem sei ao certo em que época fui mais feliz.

        Vivi muito depressa os meus anos e quando cheguei aos quarenta, assustei! Comecei a fazer confusão com datas. Tinha sempre que contar a partir do ano do meu nascimento pra saber em qual idade eu estava (sabe aquela coisa chamada inconsciente? Acho que ele fazia com que eu esquecesse quantos anos já tinha vivido). E o incrível é que os efeitos da idade sempre são mais evidentes nos outros. Eles sempre parecem mais velhos que a gente, mais acabadinhos... Quando esbarrava em uma colega dos anos idos, ficava pensando “a vida dela não deve ter sido boa, está bem mais desgastada que eu...” Na verdade, o que acontece e que nos acostumamos com nossa gasta imagem no espelho. Envelhecemos lentamente e não percebemos os cabelos brancos que vão sendo acrescentados, as rugas que vincam a pele, a saúde que já não é mais a mesma, o corpo não tem a mesma elasticidade... Parece que a gente vai murchando como uma flor... O arranjo no vaso já não é tão formoso e não percebemos.

        O fato é que eu não vi o tempo passar. E ainda continuo a achar que velha é a pessoa que tem o dobro da minha idade. Sei que já não tenho a formosura da rosa recém colhida, todavia exalo ainda o perfume maduro da flor que fenece lentamente no jardim da vida. Tenho o bom humor que a idade traz, e isso é uma preciosa qualidade que faz a minha companhia ser almejada e querida. Não “pago mais mico”, na verdade eu os compro e não me preocupo em parecer idiota diante de certas circunstâncias, pois descobri que ninguém é perfeito, ninguém sabe tudo, ninguém nunca erra, se assim fosse não seria humano.

        No amadurecimento, a gente se apaixona pelo intelecto das pessoas, pela disposição no cotidiano, pelo riso solto, pela vontade de viver. Tem que ter certa postura diante da ditadura da boa forma física, da aparência impecável. Ou você se olha no espelho e aprende a gostar do que vê, ou será uma velha correndo atrás da eterna juventude. “Toda vez que eu olho no espelho, já não vejo quem eu via...” Não vejo, e não tenho saudades daquela imagem. Claro que uso os melhores cremes antissinais, tintas para os cabelos, massagem para conter as celulites, academia para ajudar nas articulações e respiração, mas eu me aceito nos anos que tenho, e de forma alguma minha vaidade renega essa idade

        Recrio minha estória em cada esquina da vida, e hoje realmente não vejo mais quem eu via, mas como disse, a melhor idade é a que temos e então termino dizendo que estou melhor, melhor e melhor![Parabéns mamãe, por ter me feito a exatos quarenta (e uns) anos atrás].
                                                                     Marly Bastos 

31 comentários:

  1. Oi Marly
    Eu te conheço há pouco tempo, mas adoro o seu jeito de ser e te acho muito bonita por dentro e por fora, já te disse isso, não dá nem prá acreditar que vc tem a idade que tem. Concordo plenamente com o seu texto, quando vc falou da banguelice, eu me lembrei que o Fernandinho perdeu dois dentinhos ontem, ele estava com medo de ficar banguelo, mas cedeu e deixou os dentinhos caírem (kkkkkkkkk).
    Bjão querida e uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Oi querida Marly,

    Me deixe começar esse comentário, dizendo que você está linda na imagem, que encima sua postagem.
    Parece uma árabe, uma rainha do Oriente, coisa desse género.

    Quanto ao seu texto, (outra vez a idade, nossa!) está tão bem escrito.
    Começa descrevendo as etapas da vida de uma mulher, e é mesmo assim, como você conta lá.
    Estou lendo, agora, um livro intitulado: "A vida começa aos quarenta". Bem interessante e verdadeiro.

    Adoro essas suas fotos, que enchem o design de seu blog. Aquela em que está de dedinho polegar na boca, está linda. Não lhe dou mais de 20/21 anos. Verdade, juro!

    Durma bem e feliz.
    Beijos da Luz.

    ResponderExcluir
  3. Marly,
    que texto franco, sincero e verdadeiro!
    Concordo totalmente, mas ainda acho minhas ex-colegas mais acabadinhas que eu! hahaha!
    Hummm... e acho que tenho que começar a usar cremes, que nunca uso, nem essas coisas de massagens e tal..., sou uma zero à esquerda no que tange a isso. Uma coisa que achei muito interessante é a questão do bom-humor, mas complemento com o seguinte, acho que em qualquer idade é um ponto de atração, ninguém quer conviver com gente chata que não consegue ser bem-humorada e tirar bom proveito das coisas, até as ruins. Pode ver. Esse tipo de gente, geralmente é isolada. O ser humano procura outro ser humano que deixe sua vida mais leve.
    No demais, pelo que entendi... você está de aniversário?
    Bem, ... se for isso:
    FELIZ ANIVERSÁRIO! Tu é uma querida que estou conhecendo aqui na blogosfera, e essa questão do bom-humor é bem saliente em ti!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi querida,

    Texto estupendo!

    Fico feliz com esse olhar sobre si mesmo. Nem a maturidade possui tanta confiança quando não se enxerga o melhor de si, independente do tempo que se foi. Esse olhar que o o outro parece mais velho será sempre a nossa compensação para estarmos por aqui, festejando e dançando. Sinto-me assim também, pois ainda sou chamada de menina pela minha mãe e já imagino ela com 80 anos e eu com 55, sendo sutilmente reaprendida por andar com as minhas pernas.

    Concordo que as ações contra o tempo ajudam, mas o espelho não evidenciará que somos outras (pelo menos para que olha), pois ele estará a nosso dispor, sempre e sempre. E és uma belíssima.

    Muitos anos, sabedoria e tranquilidade é o que desejo, pois o resto a vida se encarrega.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Marly.

    Bela reflexão.
    Uma de nossas maiores virtudes é justamente o saber envelhecer, e curtir isso!
    "Envelhecer é inevitavel, ficar velho é opcional"
    Escutei essa outro dia e adorei. É bem por aí mesmo.
    Pra falar a verdade, a unica coisa que eu sinto uma saudade incrivel dos anos passados são as cameras fotograficas. Essas novas, digitais, muito cheia de pixels revelam coisas que eu não gosto muito de ver.....rsrsrs

    bjo procê.

    ResponderExcluir
  6. Ola Marly,

    Que texto gostoso de ler! Sabe, eu também acho que velho é aquele que tem o dobro da minha idade, apesar que quando estiver com essa idade não me acharei velho. Até porque acredito que só é velho quem quer, basta não matarmos a criança que existe em nós. E como disse bem, nossa como o tempo passa rápido, por isso devemos pensar sim no futuro mas nunca esquecendo de viver e bem o presente, pois sem ele como será o nosso futuro?

    Abraços, Flávio.
    --> Blog Telinha Crítica <--

    ResponderExcluir
  7. Não sei bem o que falar sendo que vc disse tudo neste seu texto muito bem escrito.
    Muitas pessoas, principalmente da minha família vivem a me perguntar se eu não sinto falta do copro que eu tinha qd estava com meus 23,25 anos, pq hoje sou gorda, e as pessoas se sentem incomodadas com meu peso, sim, as pessoas, eu tranco a boca qd me sinto mal de saúde, pela gordura e tals, mas não que isso seja uma meta, não pretendo ser bulimia para ter o corpo de 25 na idade de 39 anos, nunca .
    Não sei se fui pertinente ao seu texto querida, mas não sei, foi o que me veio assim agora, comentar que não importa como somos em idade nenhuma, o que importa é estarmos bem, e as pessoas precisam respeitar isso não é? E a idade está na alma, de como agimos ,de como nos sentimos referente as pessoas, não as rugas, ou nada disso .
    Beijinhos
    Vivi
    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2012/04/resenha-cruzando-o-caminho-do-sol.html#comment-form

    ResponderExcluir
  8. Amei a sua foto! Que momento "presente" lindo! Um reflexo de vida intensamente degustada em todos os seus sabores e disabores porque não há como fugir deles!
    Parabéns, um belo texto, um belo ser humano você.
    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Devemos viver bem todas as idades ou fases como alguns dizem, sermos bem resolvidos conosco mesmo. Isso você mostrou com muita propriedade neste lindo texto, Parabéns querida, beijos.

    ResponderExcluir
  10. Olá!Bom diaaaaaaaa!
    Tudo bem?
    A maturidade chega quando se enxerga o melhor de si, independente do tempo que se foi.Quando o outro parece mais velho será sempre a nossa compensação.
    Concordo que as ações contra o tempo ajuda.
    E nesta data, seu aniversário, muitas felicidades, muitos parabéns,
    muito amor, sabedoria e tranquilidade é o que desejo de todo coração, para você, uma mulher de fibra, de coração grande e beijocas doces!
    Boa terça de festas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. AHHHH!!Marli se todas as mulheres chegassem a essa idade com a sua beleza,fibra,sabedoria,sensatez e humildade,com certeza o mundo seria um paraíso.VOCE parece irmã da sua filha... Seu espírito é jovem.Continue querida nos encantando com tanta sabedoria e doçura.

    E
    Que a felicidade te acompanhe sempre
    e que ela seja ainda maior
    do que já é,
    pois é maravilhoso
    o bem que você planta
    ao longo do seu caminho.
    BEIJOKAS,

    ResponderExcluir
  12. Verdade,a maturidade chega quando a gente se enxerga o melhor de nós mesmos!
    Marly querida já estava com saudades!!!
    Tenha uma semana abençoada!
    Ahh e aguardo sua visita tem post novo rsrs!

    ResponderExcluir
  13. Oi Marly,

    Amei seu comentário em meu blog.
    Gosto de pessoas com sentido de humor.
    Você, hoje, faz anos?
    Se sim, FELIZ ANIVERSÁRIO, com saúde, paz, felicidade pra seus filhos e amor.

    Beijos da Luz.

    ResponderExcluir
  14. Marly querida,

    Do alto de meus 7.3,posso te afirmar que a idade da gente é a gente que faz...é a nossa alegria de viver,o nosso otimismo,a nossa capacidade de amar e de sonhar,o nosso amor ao próximo,a nossa solidariedade,o nosso dom de perdoar e mais uma enorme lista,são os fatores que fazem das pessoas,jovens ou velhas.Conheço muitas jovenzinhas que são mais velhas que eu.É claro que não tenho a pele como a delas,mas será isto importante?

    E você,Marly,está mais linda que nunca e o importante é que esta beleza é interna e externa.Gostei de seu texto,amiga,muito bem feito,como sempre,aliás.Parabéns pela postagem , pelo aniversário e à sua mãe também por esta bela autoria:você.

    Bjsssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  15. Não. Não me acostumo mesmo. Mas, me sinto melhor tb, em todos os sentidos.. Gr.Bj. Marly! Estou contigo nessa bela reflexão!

    ResponderExcluir
  16. Não. Não me acostumo com essas mudanças. Mas, como vç, bem, disse mes sinto bem melhor mesmo! em todos os sentidos.. Gr. Bj. Marly! Estou contigo nessa bela reflexão!Amei!

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde,Marly.
    Acho que a idade que conta é a que estamos agora, neste momento, quero dizer, neste, ah, você entendeu.
    O ontem já passou e o amanhã nunca chegará, então devemos nos preocupar com o hoje.
    o máximo que dá pra fazer é planejar, mas mundo (e a vida) estão pouco se lixando para aquilo que planejamos.
    E voltar no tempo para a adolescência com a experiência que temos hoje não só é impossível como também seria trapaça.
    O que devemos fazer é aprender todos os dias; um dia em que não aprendemos nada é um dia perdido.
    Feliz aniversário, e já que em perguntastes, o meu aniversário é em 10 de junho.
    Abraço e felicidades, Marly.

    ResponderExcluir
  18. QUERIDA
    MARLY
    SAUDADE DE VC AMIGA.O TEMPO PASSA MUITO RÁPIDO. QUANDO PERCEBEMOS JA NOS TORNAMOS ADULTA. TENHO QUE DIVIDIR MEU TEMPO EM HOSPITAL COM FAMILIA INTERNADA. MAIS VOU VISITANDO OS AMIGOS AOS POUCOS.PASSANDO PARA DE FAZER UMA VISITA.UMA FELIZ SEMANA PARA VC. COM CARINHO DA AMIGA
    BRISA

    ResponderExcluir
  19. Que prazer que é ler alguém que veste muito bem a sua pele(linda, por sinal!).
    Que prazer que é ler alguém que se entende e que tem prazer em ser como é.
    Que prazer que é passar por aqui todos os dias e encontrar um sorriso lindo.

    Beijos, Marly.

    ResponderExcluir
  20. Marly, quando eu era criança queria ser grande igual meus irmãos para poder namorar e ter as coisas que eles tinham.
    Hoje quero ser pequeno para não ter a responsabilidade que tenho.
    mas ainda sou meio moleque!
    **********************************************
    Marly, um bjão. e um forte abraço, suas postagens são excelentes!

    ResponderExcluir
  21. Gostoso sentir esta sua fase "de bem com o espelho".

    Beijo

    ResponderExcluir
  22. Oi Marly,

    Eu sempre digo que cada idade tem sua beleza, mas só damos valor quando ela passa. Queremos crescer, amadurecer rápido só pra ser independente, mas depois que chegamos, ficamos insatisfeitos. O tamanho da idade quem faz é a própria pessoa.
    O importante é ser feliz, e deixa a vida nos levar...

    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  23. Gostei da montagem que fez na foto, adoro edição de imagens, embora não seja muito o meu forte.
    Eu também quis muito chegar aos dezoito, não deve se lembrar, mas escrevi um post sobre isso e que foi meio... decepcionante. ahah. Imaginamos que ao chegar aos dezoito nossa vida dará "aquela" virada e não é assim, independência se conquista arduamente e depois dos dezoito as cobranças triplicam, não lhe preparam para um determinado mundo e lançam você nele sem direito a maiores explicações.
    Achei interessante o comentário do Lufe sobre os pixels das câmeras, ahah. Não deve ser muito legal ver estas mudanças, mas fazem parte e o importante é, como você disse, não desperdiçar o tempo.
    Já lhe parabenizei no Facebook, contudo, parabenizo-a por mais um ano de vida aqui e que continue conosco por um bom tempo ainda, minha contista / poetisa preferida.

    ResponderExcluir
  24. Parabéns à mãe pela perfume da flor...
    Parabéns à filha por esses 40 (e uns) anos, com jeito de 20 (e poucos).

    Beijos Marly! Gostei muito!
    Sónia

    ResponderExcluir
  25. Bom dia Marly


    Teus textos sempre me encantam e esse não foi diferente...
    Eu me vi em várias das tuas palavras, mas principalmente nas que é no agora que vivemos o melhor tempo de nossas vidas.


    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  26. Sem palavras para comentar a beleza deste texto, querida Marly! Será suficiente: Soberbo?
    Parabéns.
    Beijinho e uma flor.

    ResponderExcluir
  27. Oi querida,voltei denovo,mas dessa vez para dar meus parabéns pelo seu niver que foi ontem desculpe-me o atraso,a memoria não é mais a mesma depois dos 40 rsrsrs!
    Desejo a ti querida muita saúde,paz,e que Deus te ilumine sempre,e oó vc é uma menina muito especial viu!
    Bjus querida fica com Deus,tenha uma tarde abençoada!
    Aninha *-*

    ResponderExcluir
  28. Olha, concordo em pleno...mas ao olhar para trás há muita saudade! O espelho me desilude...no entanto penso que tudo o que passei foi uma aprendizagem valiosíssima...que muitos não conseguem ter...


    (evito olhar-me ao espelho) .....

    ResponderExcluir
  29. Pela data da postagem ( 16/04) me parece ser sobre o seu aniversário??? Oras...oras... Se for, então aniversariamos juntas? Eu também comemorei o meu Niver dia 16! Que maravilha!

    Cada idade tem a sua beleza. Penso que não somos a idade que temos, mas sim, temos a idade do hoje !
    Também eu, tempos atrás fiz uma análise da minha linha do tempo, olhando as linhas ao redor dos meus olhos, canto dos lábios...Aos 20 anos eu tinha verdadeiro pavor só em pensar nos 30 anos. Como estaria eu nessa idade? Envelhecida, sem brilho, sem a exuberância e a jovialidade dos 20...
    Cheguei aos 30! Nada do que eu imaginava. Senti-me bem, bonita, especial aos 30 anos!E, os 40 anos?
    Bem... Roberto Carlos resolveu esse meu problema e conflito:
    A linda música "Mulher de 40" em que ele homenageia e faz da mulher de 40 a musa: "Sorriso bonito, olhar de quem sabe um pouco da vida “...É jovem bastante, mas não como antes “Mas é tão bonita...”
    Cheguei aos 58 anos, dia 16 de abril, e não me intimido em publicar fotos de rosto, em close!...Sem os modernos reparos do foto Shop, permitindo que apareçam todas as marcas de expressão, de choros e de risos, manchas da pele, características da idade madura, minha história de vida retratada.
    Aprendi que eu poderia fazer isso, sem me intimidar com olhares detalhistas, e exigentes, por que o que eu tenho de mais belo, mais essencial, mais prazeroso, saltam pelos meus olhos, cujas pálpebras denunciam os anos já vividos: - A alma e a vida!
    Sejamos, então, felizes em qualquer idade, querida Marly, e perdoa o longo comentário ao teu post, mas inspirei-me e foi impossível evitar...rsss

    Adoro vir aqui. Me sinto inspirada!

    Parabéns e muitas felicidades. Bjos da Lu...

    ResponderExcluir
  30. Preciso entrar neste comentário assim!!!!!!!!!
    -É melhor chegar atrazada no emprego do que não ir!
    Me diga se isso é verdade ou mentira,kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Amo teu jeito irreverente de ser...
    Quanta verdade dentro de um texto ,que nos expressa conforto.Principalmente eu que estou entrando na maioridade ou seja uma sexagenária,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Agora vc ai toda linda e esbanjando inteligência...vais chegar aos 100 aninhos com essa cabeça de 20,kkkkkkkkk
    Que seu níver tenha te rendido muitos parabéns!!!!!!
    O meu chegou hj via telepatia,kkkkkkkkkkkkkk
    bjs minha bochechinha rosada!

    ResponderExcluir
  31. .


    A melhor coisa que eu fiz
    foi provocar para que falasse.
    Mesmo eu tendo lido tudo ou
    quase tudo do seu blog, eu
    queria mais. Por isso a qua-
    se provocação. Só para ouvi-
    la falar e dessa vez, só para
    mim.

    Adoro mulher inteligente e se
    bonita eu babo, como agora.

    Um beijo de respeito e amizade.

    silvioafonso




    .

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]