Total de visualizações de página

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

MEU PRIMEIRO BICHINHO DE ESTIMAÇÃO



                          foto da web

Quando criança eu queria um bichinho de estimação, pois minha irmã tinha um e eu não. Morávamos em fazenda e eu não considerava cachorro e nem gato bicho, era animal de casa.Então, não servia.

Minha irmã ganhou um filhote de papagaio, e eu queria algo parecido. Perturbava meu pai dia e noite, querendo um bicho pra mim, mas tinha que ser bicho do mato. Pintinho também não servia, porque era ave, e não passarinho.

Um dia, apareceu um bando de gralhas atacando os ninhos das galinhas, matando os pintinhos e bebendo todos os ovos, postos no dia ou chocos. Meu pai, com uma espingarda de chumbinho espantou o bando, e uma delas foi atingida na asa e caiu... E ele presenteou-me com ela.

Eu na minha inocência dos cinco anos, pensei que ia ser uma amizade pra sempre! Até que fui dar arroz cozido na mão pra querida gralhinha e quase fiquei sem os dedos. Ela bicou minha mãozinha sem dó, até sangrar. Lágrimas de dor e frustração desceram dos meus olhos. Eu a perguntava o porquê da bravura comigo, pois não tinha sido eu quem a havia machucado, mas ela com os olhinhos redondos, peito estufado, respondia com piados estrangulados e agudos.

No outro dia, com a mãozinha enfaixada, fui até onde o meu bichinho de estimação estava amarrado pelo pé, e forcei novamente a amizade. Com todo carinho tentei dar um beijinho na asa machucada pra sarar, igual mamãe fazia comigo, e ela avançou no meu rosto quase arrancando meus olhos. Fiquei com a cara parecendo que tinha recebido uma descarga de chumbinho. Tipo assim:” pai que com chumbo feri, filha com bico será ferida(igual chumbo).

Não quis mais o bichinho de estimação... No outro dia, voltei lá e disse pra gralha:” Você não é amiguinha, pois é má, machucou minha mãozinha e meu rostinho... Você não é bonita como o papagaio e fala muito feio. Pode voltar pro mato!” Dei as costas pra ela e saí pisando duro. Lembrei! Voltei e disse mais: “E vai ter que se soltar sozinha, pois eu tenho muito medo de você sua... sua... graaaaaaaaaaaaaalha!”

Bem... Eu voltei lá uns dois dias depois, mas a gralha havia sumido. Nunca fiquei sabendo como ela saiu de lá, mas desconfio que não sobreviveu, pois a gralha é considerada uma praga, destrói uma ninhada de ovos num piscar de olhos e ainda mata os pintinhos novinhos. Sei lá...

Marly Bastos

22 comentários:

  1. Marly, quantas gralhas temos por aí, né. Que cuidamos e na primeira oportunidade nos ataca. a sua gralha, lá de sua infância, era selvagem não queria ser domesticada. Foi melhor assim.
    Eu estou cada vez mais adorando vir aqui pra ler os seus textos (que são super originais). Você já tem uma marca. posso ler um texto seu e dizer: este texto é de Marly Basto.
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  2. Essa história não só me ensinou sobre a escolha certa de um animal de estimação, mas algo bem profundo, me vi ali na situação da gralha, olha que tenho a voz bem parecida tá... ferida já ataquei pessoas que tentaram se aproximar...
    Difícil explicar para o pássaro... Mas eu fiquei arrasada agora, bom vou pedir para o papai do ceu me dar um destino diferente desse ai que vc imagina da sua gralha, afinal eu não saio por ai destruindo nada, acho que só tô tentando me proteger de me ferirem mais...

    beijos linda, adorei seu blog, vou seguir...

    ResponderExcluir
  3. Cría cuervos y te sacarán los ojos.
    É um provérbio castelhano. Há muitas gralhas na vida, ainda que às vezes elas se disfarçam de papagaios coloridos. Elas gostam dos sentimentos e são uma praga que deixa o coração vazio.
    Mas nós mudamos também como uma gralha ferida e furiosa quando alguém intenta nos roubar a nossa liberdade, limitar nosso vôo e converter-nos em simples bichinhos de estimação. Eu o faria…sim, sou bicho mau :)
    Beijos e um lindo dia pra você.

    ResponderExcluir
  4. Em nosso mundo real, existem pessoas gralhas, por isso precisamos muito ter cuidado com nossas amizades, muitas vezes nos enganamos com as pessoas...super beijo de bom dia pra ti querida.

    ResponderExcluir
  5. Olá Marly
    Não conheço esse pássaro, mas provavelmente ele não gosta de cativeiro, e rebelou-se contra ele, não sabia que você queria lhe dar carinho.
    Bjux

    ResponderExcluir
  6. Deliciosas lembranças da infancia.
    Delas tiramos lições que nos acompanham ao longo da vida.

    bjos

    ResponderExcluir
  7. A inocencia da gente quando crianca é a coisa mais oura que existe. Eu tb gostava mt de ter um papagaio qd era pequenininha. Mas minha paixao sempre foram os cachorrinhos.
    Desejo uma dia lindo a voce, com sorrisos largos e cheiro de flor quando ri. :)

    ResponderExcluir
  8. Olha só que menina custosa!
    Fico vendo como a imaginação e a pureza da alma de uma criança voa alto. Principalmente uma criança que teve a sorte e o privilégio de viver num ambiente em que pode ter um contato muito íntimo com a natureza, a ponto de acreditar que poderia adotar uma gralha como mascote!
    Azar da gralha que perdeu a chance de receber muito cuidado e carinho. Mas fazer o que? é a natureza dela.
    E o texto ficou lindo!
    Beijo com carinho.

    ResponderExcluir
  9. Conheço algumas gralhas que não ferem mãozinhas nem rostinhos, atacam logo um orgão vital para matar...o coração.

    Fazer o que? Não existe só o dia mas também a noite.

    Abraço Marly

    Belo conto.

    ResponderExcluir
  10. Essa independência é notável!
    De certeza que hoje a admiras!

    ResponderExcluir
  11. Não conheço essa ave chamada de gralha, aqui no Paraná temos a ave gralha-azul que poliniza pinheiros (veja no Google e depois me diga se são parecidas). Difícil dizer do que não sei, mas o amor superará as suas dores, assim o desejo. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  12. Oi Marly querida

    Algumas vezes os nossos mais lindo sentimentos não são reconhecidos e o que recebemos em troca não são coisas muito boas...

    No seu caso (uma menininha inocente) não ganhou o que quis dar... Mas na vida também é assim...

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  13. Que delícia viajar nas tuas memórias, Marly!

    Meu interesse sempre foi por gatos e, quando criança, como morávamos em uma casa bem grande, eu, não querendo perder meus gatos de vista, não achando certo que eles passeassem pela rua, uma vez que eram meus (sente a possessividade da pessoa...), os prendia com coleira e corrente, como se faz com cães...rs

    Beijo!

    * E então, já comeu teu brigadeiro hoje? =D

    ResponderExcluir
  14. Fazemos a mesma coisa na vida. Queremos o diferente e é dele que vem o choro e o sangue.
    Na certeza de que dando carinho vamos recebê-lo, nos machucamos. Mas podemos fazer como a criança, virar as costas e deixar que malvados se soltem e desapareçam.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Marly querida,viajei em tuas lembranças e me lembrei de meu filho mais velho que teve um gatinho lindo,era apaixonado por ele e pai mandou dar um "sumiço"nele.Medo de que o gato o arranhasse...no seu caso,seu pai fez o contrário:quis que você aprendesse uma lição...
    Bjssssss carinhosos,
    Leninha

    ResponderExcluir
  16. rsrsrs
    suas histórias são ótimas, sempre me faz rir! rs
    voce ganharia nos cômicos de um tópico: -'Situaçoes que me fazem rir'- da minha comu no orkut onde cada um conta as suas.
    E temos muitas né?! e cada uma, uma liçao pra vida toda.
    Bom fim de semana Marly,adoru ler seus contos !!
    Beijokasssss

    ResponderExcluir
  17. Marly, apesar de sua triste experiência o que mais me chama a atenção é a inocência das crianças. Lindinho, não é?
    Beijos no seu coração.
    Manoel.

    ResponderExcluir
  18. É a vida das gralhas!

    Que se há-de fazer!...

    Saudações poéticas,

    ResponderExcluir
  19. Oi, Marli, como vai? Também, você queria um bichinho excêntrico, hahaha... ela demonstrou a selvageria de sua natureza. Imagino o quanto a marcou na época como um episódio decepcionante, a criança tem um sentimento puro, não espera ser ferida quando oferece amor. Pior ainda quando essas bicadas vem das pessoas... Um abraço!

    ResponderExcluir
  20. Marly,
    A gralha reagiu como devia, de acordo com a sua natureza, você aprendeu uma lição. Uma entre tantas que a vida proporciona, não é assim?

    Um beijo :)

    ResponderExcluir
  21. Querida Marly,

    Não conhecia a gralha e fui até o google para conferir-rs.
    Presente de grego esse que o seu pai lhe deu, hein?
    Leitura deliciosa. Adoro esse tom de humor que você utiliza em alguns textos.

    Deixo meus votos para que você tenha um Natal iluminado, abençoado e de paz. Vale também sorrir e festejar. Que 2015 lhe seja portador de grandes surpresas felizes e que você possa trazer para a realidade os seus mais lindos sonhos.

    Felizes festas!

    Beijão.

    ResponderExcluir
  22. Nunca vi uma gralha, acredita?! Não sabia que era um bicho tão mau. O pior é que meu irmão - quando éramos crianças ( porque pequena sou até hoje ) dizia que eu falava feito uma gralha. Apesar dele também nunca ter visto uma. Pode?!
    Xero negona!

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]