Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

E CHUCHU DÁ LUCRO?

                                                          Imagem da WEB
Meu tio-avô pegou emprestado com meu avô materno uma quantia razoável em dinheiro para comprar umas tralhas de pescaria e mais um arado para lavrar a terra e “plantar uns grãos” conforme ele dizia. E assim que a plantação fosse colhida ele pagaria o irmão...

Passou-se mais de um ano e nada de acerto referente ao dinheiro emprestado e por isso meu avô foi atrás para receber. Chegando lá meu tio o recebeu com alegria e cortesia, oferecendo um café fresquinho e muitos sorrisos. 

Meu avô já “macaco velho” nesse negócio de empréstimo, com jeitinho quis saber a quantas andava a colheita e se tinha feito boa safra. Meu tio com aquele jeitinho matuto e esperto de ser começou a contar a história:

-Bão Francisquim, na verdade verdadeira eu nem cheguei a prantá... Eu comprei as traia de pescaria e me distraí na beira dos corgus[córregos], aí veio a chuva e num dava mais pra ará a terra, intão sem ará a terra num tem como simiar os grão... Daí estou viveno agora de lambaris, papa-terra e corrós. Só pesca... Num teve coieta.

-E como é que você vai me pagar então? – Pergunta meu avô.

-Oia, eu não prantei grão, mas ainda deu tempo de prantar um chuchu já de raminhas e ele já formou uma “latada” na cerca e no giral que eu fiz pra ele e já tem chuchuzim... Quando eles tiverem já grandinhos eu vou catá, levar pra cidade, vender e com o dinhero apurado eu pago ocê.

- Isso é brincadeira sua né Izaque? Chuchu não dá pra pagar dívida não, você tem que criar vergonha nessa cara e caçar jeito de trabalhar sério! -Meu avó ficou muito bravo!

- E acha que num é sério prantar chuchu? Intão espera inté o ano que vem pra eu lavra a terra e simiar os grão, mas vai tê que me fornecê os grão porque os que tinha eu comi, ia perdê memu...

Não sei bem o final da história, mas acho que meu avô nunca recebeu esse dinheiro. E ouvi contar que o chuchuzeiro morreu antes mesmo dos chuchus crescerem. E os grãos pra outra plantação, tiveram o mesmo fim dos primeiros...
Marly Bastos

7 comentários:

  1. rs...Muito legal te ler sempre!!! Gostei! beijos,lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  2. Isto tá é parecendo causos e dos bão!
    Também acho que devido à esperteza de um e do outro, seu avô ficou a ver chuchus!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Marly,
    Lendo, rindo, e pensando na facilidade que tens pra compor histórias.
    Se chuchu dá lucro eu não sei, mais não gosto desse trem não!
    Gostei muito, você poderia escrever mais esses tipos bãoaoaoaa de história.

    Estive em off dos blogs, por isso minha ausência aqui.

    Desejo tudo de bom pra ti!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite minha querida, que estória, em???rs
    Fiquei aqui imaginando a carinha de seu avô, que decepção!!!
    Minha linda vim te agradecer a visita tâo prazerosa q fizeste ao meu Blog e perdir mil desculpas pela demora em vir te ver. Como vc está? Mais animadinha? Deixe o tempo se encarregar de fazer tudo por v c,tá Bom? pois tudo se ajeita.
    Dá um beijão no seu filhão e receba um abraço cheinho de muitas coisas boas junto. Me visite e fique à vontade na minha cozinha. Tenha um ótimo FDS.
    Re.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Marly... é tri engraçado esse jeito de falar né.. eu pelo menos aprecio muito.. prantar chuchu.. bah lucro zero rsrs bjs e um lindo dia pra ti

    ResponderExcluir
  6. o marcador "besteirol" é engraçado... este é um caso curioso e um bom passatempo...

    ResponderExcluir
  7. rsrs...
    Adorei ler, Marly.
    E gostei ainda mais por vê-la escrevendo humor. Sinal que o coraçãozinho está mais sereno.

    Beijão.

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]