Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O AMOR É ESTRANHO [Postado em outubro de 2012... Uma ano atrás]


Ahhh quão estranha é essa forma de amar! Seria perfeita se fosse aquela que o apóstolo Paulo nos ensina em I Coríntios 13:4-7: “O amor é sofredor, é benigno, não é invejoso, não trata com leviandade, não se ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça e sim com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” 

Todavia, amamos um amor enciumado, com contendas bobas às vezes. Sentimos medo de perdermos um ao outro; sentimos raiva por não sermos entendidos, de não sermos notados... Pensamos em desistir no meio do caminho quando sentimos os obstáculos maiores que nossas possibilidades[e muitas vezes voltamos ao ponto de partida...]. Irritamos por coisas corriqueiras, e fazemos de simples pingos de chuva, uma tempestade. 

Apesar de tudo, sinto que vale cada dia contigo, quando ao acordar vejo que me contempla com olhos de admiração. Admiração?? Como pode amor? Já não sou mais a jovenzinha que você conheceu e ao longo dos anos notou o meu transformar em mulher madura, um tanto mais segura, com uma voz mais mansa, uma personalidade mais flexível e um olhar mais profundo. 

Esses dias, você me emocionou quando ao abrir meus olhos espantada pela hora já perdida para o trabalho, disse-me simplesmente: “Eu podia ter te acordado, mas também perdi a noção do tempo ao contemplar sua beleza.”” Eu bela, e logo ao amanhecer? Cabelos desalinhados, lábios e olhos inchados?” “Sim, linda! Assim, lábios carnudos, olhos profundos que eu não canso de olhar a quase 30 anos...” 

Veio-me tantas coisas para lhe dizer, mas fiquei com um nó na garganta... Aconcheguei-me em teus braços e deixei que as horas perdidas ficassem no tempo. Quase trinta anos sim! Conheci o amor quando olhou nos meus olhos! Conheci a paixão quando me beijou a alma, quando me despiu de pudores, quando me fez andar na “corda bamba” por mostrar-me que o céu pode ser tocado se os corações estão na mesma sintonia. 

Houve sim muitos obstáculos em nossos caminhos, destrilhamos nossos rumos, mas os atalhos nos levaram ao mesmo lugar: Nossa vida juntos! Creio que os desencontros fazem parte do aprendizado, e é comum para qualquer ser humano. Somos humanos! 

Inúmeras vezes já te declarei o meu amor, e nunca fui leviana em nenhuma dessas vezes! Leviana eu fui quando deixei de mostrar-te de formas diferentes o que tenho guardado na alma: Uma mistura madura de sentires tal como respeito, carinho, amor, amizade, confiança... Também não poderia mentir, dizendo somente coisas boas, pois em muitos momentos me sinto confusa e um pouco insegura, pois tenho medo que te vás e não me compre uma passagem para o mesmo destino... 

Sinto raiva sim de você! Quando não consegue entender-me, quando teima em não ouvir o que realmente eu quero dizer, mas passa logo, pois sei que você não tem o dom da premonição, e nem de ter as mesmas opiniões que eu [afinal não são os opostos que se atraem?]. Fico chateada quando não percebe que troquei o esmalte “Vermelho Desejo” pelo “Vermelho Paixão”, sinto seu descaso quando não nota que tirei 2 cm do cabelo... Mas te perdoo quando diz que sou linda ao acordar! 

Sei que tenho me tornado mais dengosa, mais carente e isso se deve talvez porque já me sinto órfã dos filhos que criaram asas e querem deixar o ninho. Sou carente de você, de me fazer notar quando está concentrado em seus livros e estudos, de te provocar com gestos sensuais para ver aquele famoso brilho nos teus olhos. 

Você sabe que sou louca e aceita a minha loucura! Sabe que eu busco no arco-íris o mundo colorido  feito pra nós, pois sei que ele existe. Eu sou muitas em uma só e te amo de forma única, estranha, lúdica e misturada, pois o amor é tudo junto e separado: [In]certezas, [des]apego, companhia, amizade, paixão, respeito e por último, definitivamente ele é eterno [mesmo contrariando o poeta Vinícius de Moraes] 

Marly Bastos

24 comentários:

  1. O amor não respeita calendários. Não importa se tens 16 ou mais de 60 anos, acho que o amor o (a) fará perder a hora ao ficar admirando a beleza.
    Sabe o que mais adorei: você ter contrariado o Poeta! Porque eu também acredito que é eterno. Beijo

    ResponderExcluir
  2. Marly, li esse texto e sentí que foi escrito do fundo do seu coração. O seu modo de escrever é lindo, a sua inspiração e o seu sentimento são lindos também, mas a sua felicidade é triste e eu torço muito para que ela se torne alegre.
    Beijo doce e muito carinhoso.
    Manoel

    ResponderExcluir
  3. Olá, Marly.
    Belo texto; o amor é assim mesmo, muda as pessoas para, desta forma, mudar a si mesmo.
    Conforme envelhecemos, nossos pontos de vista mudam, e percebemos que a pessoa amada é apenas humana, passível de cometer erros e imperfeita e, por isso mesma, deve ser verdadeiramente amada.
    Abraço, Marly.

    ResponderExcluir
  4. Minha querida Marly,

    Eterno e completo, às vezes complexo, mas sempre delicado, surpreendente e infindo...assim enxerguei o teu amor e me encantei com ele. Que este olhar de admiração perdure para todo o sempre.
    Bjsssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  5. Lili,

    Tudo bem? Lindo e acalentador. Penso que o amor é benigno enquanto é correspondido, mas quençao suporta tudo. Penso em um amor racional que cresce com o alimento e se esvai com o esquecimento.

    Beijos lindona.

    ResponderExcluir
  6. oi minha amiga,

    bom viver o amor,
    para ele e com ele,
    o amor só nos faz bem,
    nos faz chegar ao paraiso com um suspiro,
    nos faz enxergar o arco-íris com um único olhar,
    nos faz sentir a imensidão do mundo,dentro de nosso coração,
    e com você entendi um pouco mais...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Marly, que declaração de amor linda! Imagine, depois de 30 anos vcs ainda têm tantas coisas bonitas e românticas pra dizer um ao outro. E a contemplação... nossa, achei que só existisse nos primeiros anos de paixão.
    Ler seu texto me inspirou, estou partindo para o meu segundo casamento e talvez essa descrença minha advenha da frustração do primeiro casamento, que durou tão pouco.
    Um abraço pra vcs e mtos anos juntos.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde, Marly. Que texto lindo, que declraração de amor tão sólida onde a consciência do que é amar prevalece.
    Seria bom demais se amássemos como diz o apóstolo Paulo, mas não sei se esse amor existe, creio que não, pelo menos entre nósa mortais!
    Não sabia que eras tão apaixonada assim e que era correspondida.
    Desejo do fundo do meu coração que sejas eternamente feliz!
    Também contrario o poeta, rs!
    Beijos na alma e fique na paz!

    ResponderExcluir
  9. Lindo...Que declaraçao hein!Adorei e sem muitas reticencias escrevestes o que o amor faz com cada um que por ele encanta-se!muito intenso e sincero ,quero eu um dia encontrar um amor assim,na medida do possivelum que goste de mim ate da maneira que eu acordo...(acho dificil kkk)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Marly! Gosto demais de textos que falam de amor...entre tudo o que disse, da magia de ser observada depois de anos, da raiva que às vezes vem, das pequenos irritações bobas que surgem no dia a dia, uma coisa me chamou a atenção. tenho a impressão de que ficamos mesmo mais carentes com o passar dos anos, será mesmo devido à partida dos filhos?
    O importante é não deixar de acreditar que amar é sempre possível, independente da idade. E isso você faz.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Mãezinha você é linda e o papis tem razão nisso!
    E como diz o Paulinho(a), você é um "ESCÂNDALO". E cada dia admiro mais você e o meu pai, que souberam burlar todas as reviravoltas da vida.
    Teamomuitoooooooooooo!

    ResponderExcluir
  12. Olá!Bom dia!
    Marly
    Tudo bem?
    Linda!
    ... a chama que mantém o amor aceso ganha outras colorações e intensidade, à medida que passa o tempo, reduzindo o tom do brilho de quando se originaram. Quando bem cuidadas apresentam novas belezas pela suavidade de suas harmonias.O que conta é preservar os sentimentos, é manter a chama acesa. Os gestos podem e é até natural que mudem, mas o que importa é que sejam sempre autênticos e afetuosos.A conquista maior do ser humano é amar e ser amado...
    Obrigado!
    ótima semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. "Tenho medo que te vás, e não me compre uma passagem para o mesmo destino" Sensacional! RR

    ResponderExcluir
  14. Oi Marly
    Nossa que texto mais romântico! Parece até um trecho de músicas do Roberto Carlos kkkk. Agora falando sério. Achei lindo. Adorei! Vc sempre manda bem em tudo o que vc faz.
    Bjão queridona. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  15. Marly que coisa mais linda..
    Vim conhecer seu cantinho através do Blog do nosso querido Christian, e já chego encontrando um texto lindo como esse..
    Na verdade uma linda declaração de amor como poucas que já li..
    Que sentimento maravilhoso colocou em cada palavra..
    Me senti tocada com essa forma linda que escreve..
    O amor é um sentimento maravilhoso né?
    Mesmo com as complicações que nós mesmos colocamos às vezes, ele perfeito..
    Porque nos faz tocar o mais alto do céu..

    Eu achei lindo por demais..

    Amei o seu cantinho..

    Um beijo carinhoso e uma semana mais que linda viu?

    ResponderExcluir
  16. Primeiro, amei a foto! Mas a sensibilidade de uma confissão assim é de arrepiar. Os caminhos de um verdadeiro amor podem ser estranhos, mas coerentes (rss). Mistura de sim e não, de tristeza e alegria... e de muita compreensão. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  17. Nossos post's estão em sintonia, rs.
    O amor é difícil de entender, deixar a chama da paixão acesa é uma atividade diária. A rotina, onde parece esconder o amor, é a forma mais certa de se dizer que o amor existe, pois é na aceitação dos defeitos que o amor está presente....


    http://senhoritamoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. OI MARLY!
    TEU TEXTO É UMA BELA CONFISSÃO DE TUA FORMA SINCERA DE AMAR E DE ENCARAR A VIDA.
    BELEZA.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  19. Uma linda carta de amor, Marly. Mas o amor existe enquanto a admiração e o respeito. Admirar, ver no outro sempre aquela pessoa que ainda tem e sempre terá um quê de surpreender. Respeitar, fazer valer o conceito do lúdico, da cumplicidade, com mútua igualdade...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Marly, somos apenas humanos e como tal amamos!
    Belíssimo texto!
    Beijo da Nina

    ResponderExcluir
  21. nossa marly
    vc anda carregada de emoções hein...
    bonito mesmo!

    ResponderExcluir
  22. Seus textos são uma beleza a parte e muito criativos, inspirados por excelência! Parabéns poetisa por mais um lindo encanto. Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Marly, é estranho reler esse texto de um ano atrás e saber de tanta coisa aconeceu, tanto mudou. Mas tenho certeza, teu amor não mudou...
    É mesmo imortal!! beijos,chica

    ResponderExcluir
  24. Eu li, anteriormente, sua postagem, e me encantei com a forma que usou para descrever o amor e seu relacionamento. Afirmou ser eterno o amor e creio que o de alguns o é, realmente. Sobrevive à separação e à ausência, alimentando-se de tudo que foi vivido com prazer. Bjs.

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]