Total de visualizações de página

sábado, 27 de outubro de 2012

BLOGAGEM COLETIVA ESCRITOS LISÉRGICOS "LENDAS URBANAS"/ BICHO-PAPÃO, TENHO MEDO DE VOCÊ!




Bicho-Papão, tenho medo de você!


O bicho-papão é uma figura fictícia mundialmente conhecida e é usado pelos pais para assustar e impedir que as crianças desobedeçam. É uma das maneiras mais tradicionais que os pais ou responsáveis utilizam para colocar medo em uma criança, no sentido de associar esse monstro fictício à contradição da criança em relação à ordem ou conselho do adulto: “Não desobedeça, senão o Bicho-Papão vem te pegar...” 

Segundo a tradição popular, o bicho-papão se esconde no quarto das crianças mal educadas, nos armários, nas gavetas e debaixo da cama para assustá-las no meio da noite ou surge nas noites sem luar e coloca as crianças mentirosas em um saco pra fazer sabão. O bicho-papão é a personificação do medo, um ser mutante que pode assumir qualquer forma de bicho, um ser ou animal frequentemente de aspecto monstruoso comedor de crianças, um papa-meninos. Está sempre à espreita e é atraído por crianças desobedientes. Então, as crianças sentindo-se sozinhas e desamparadas, tendem a obedecer. 

Lendas são lendas e são lendas porque acreditamos nos mitos que elas acalentam e que a nossa imaginação alimenta. 

Eu fui uma menina de roça, e acreditava em todo tipo de coisas que inventavam e me contavam: Mula-sem-cabeça, da velha atrás do toco, de contar estrelas e criar verrugas nos dedos, de virar os olhos quando o galo cantasse ficava vesgo, e do Bicho-Papão. Aliás, do Bicho-Papão eu sempre tive medo, lembro que sempre olhava debaixo da cama pra ver se não tinha ninguém lá. Talvez, esse medo todo fosse por eu ser teimosa, birrenta,“fantasiosa” e meio levada da breca... E quando passei a dormir sozinha num quarto, ele começou a me aterrorizar. ... 

Era noite escura e de muita chuva. Isso bastava para eu tremer debaixo das cobertas [medrosa não, eu tinha imaginação fértil] e comecei a ouvir um barulho debaixo da minha cama... Tudo escuro e sem energia elétrica, mas eu tinha que ver o que estava lá. Olhei e dois olhos brilhosos e vermelhos me espreitavam! Uma paralisia tomou conta do meu corpo, uma mudez se instalou em minha garganta, meus olhos secaram e eu não tremia, mas tinha tiques nervosos. Fiquei dura, a respiração pesada fazendo barulho e eu não conseguia controlar. O Bicho-Papão estava lá e ia me devorar [nunca fiquei sabendo como ele devorava crianças, se comia inteira, se aos pedaços, se somente o coração...]. 

O terror se apossou de mim, espasmos sacudiam meu corpo que deveria ficar quietinho. De repente senti dedos sorrateiros por sobre os lençóis em que eu me cobria e um frio na minha espinha congelou-me... Mãos peludas contornaram meu pescoço e eu pensei ser meu fim, de olhos fechados aguardei a morte! Ouvi no ouvido um sussurrar, um ronronar que me parecia familiar, abri os olhos e vi os olhos brilhantes do Bicho-Papão a um palmo ou menos da minha cara. Puf, a energia elétrica voltou, as trevas se fizeram luz e o Bicho-Papão se transformou no meu gato Siamês[ah, gato levado!] Eu tinha sete anos na época, e de lá pra cá sempre desconfiei que Bicho-Papão fosse na verdade gatos traquinos que em noites frias e escuras, queriam o aconchego do dono. 
Marly Bastos 


Este post faz parte da Blogagem Coletiva Lendas Urbanas, promovida pelo blog Escritos Lisérgicos , em parceria com o blog Uma Pandora e Sua Caixa . O Bicho-Papão é uma lenda mundial e com uma variação enorme de nomes.

32 comentários:

  1. Adorei sua participação na blogagem! Ei, eu também tinha medo do bicho-papão, mas não sabia que ele "coloca as crianças mentirosas em um saco pra fazer sabão."
    No meu caso, eu acreditava que ele existia, mas achava que ele vinha apenas para assustar.. e que ele levaria embora, mas como eu nunca ouvi falar de uma criança levada embora pelo Bicho Papão, acabei "desacreditando" no poder dele.
    Gostei demais da sua crônica.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Entrei em pânico junto com vc! Tbm fui criada no interior e era cada história que inventavam pra meter medo na gente...
    Eu prometi não fazer isso com meu filho, mas acabei inventando o "gigante da noite", que verifica se todas as crianças estão dormindo, caso contrário, ele as leva embora. Funciona que é uma beleza!
    kkkkkkkkkkk

    Um bjo, Marly.

    ResponderExcluir
  3. Oi Marly
    Acho que toda criança, da roça ou da cidade tem medo de tudo o que é história de terror kkkk, e o medo nos faz ouvir e ver coisas que parecem serem reais mesmo! Como sempre ótimo texto!
    Bjão. querida. Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  4. oi minha amiga,

    até hoje o meu lado menina não gosta do bicho papão,
    prefiro as princesas,
    os heróis,
    o lado mais colorido e leve da infância,
    adorei sua participação...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Minha querida Marly

    ,Estou aqui a imaginar seus lindos olhos arregalados e o medo a imobilizá-la sobre a cama...sua descrição foi perfeita e o final surpreendente. Você é uma fada das palavras, amiga. Parabéns!

    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  6. Olá Marly
    Parabéns por sua participação, adorei.
    Nunca concordei em colocar medo nas crianças, tanto é que minhas filhas nunca tiveram problema com o bicho papão,kkkk
    Adorei seu texto, imagino seu desespero quando criança.
    Um Domingo maravilhoso, beijinhos.

    ResponderExcluir
  7. OLá Marly querida!

    Muito bom o teu conto, ou relato sobre esse tal de "bicho-papão que permeou durante décadas e décadas as mentes infantis. Felizmente, minha querida mãezinha, ao seu tempo, não era adepta de
    de usar desses recursos "educativos",pra assustar e impedir que nós a desobedecêssemos. Nem de fadas, nem de princesas. Ela nos contava histórias familiares, da tia fulana, do primo ciclano, e suas aventuras pela vida.
    Acho que hoje em dia, os pais não precisam mais dessa "pedagogia" pra educar seus filhos, estão mais avançados em seus métodos, penso eu. Porém, sabemos bem que existe um outro tipo de "bicho papão" infestando as redes sociais, e que causam mais medos aos pais, que precisam ficar atentos às suas crianças que usam a internet e , convenhamos, esse "bicho-papão" é real e maléfico.

    Parabéns pela brilhante participação nessa BC , querida Marly, gostei muito!

    Feliz domingo.

    Bjos da LU...

    ResponderExcluir
  8. Oi, Marly!!! Que delícia seu texto, lembrei de todos os medos que eu tinha quando criança, hahaha, acho que era tão medrosa que depois de uma certa idade passaram todos! Lembro que eu também tinha medo do "homem do saco", que colocava no seu saco de linho crianças que não se comportavam, hahaha. Meu pai me socorreu muitas vezes dos meus pesadelos! Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde, Marly. Passei apenas para dizer, que tem selinho no meu blog na postagem atual para você. Fique a vontade. És merecedora de tanto carinho. A escolha é difícil, mas deveria haver uma lista. Quem não estiver na lista e quiser pegar, tudo bem.
    Beijos na alma e paz!
    Não posso comentar agora!

    ResponderExcluir
  10. Marly, também já tive medo do escuro porque ele me trazia, como reais, todos os contos ouvidos e apavorantes (rss). Não gosto de ver esse tipo de chantagem porque acaba criando inseguranças. Do "bicho papão" passam para outros mais sérios, como o homem que pega crianças... e por aí vai.
    Muito boa sua participação. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  11. Olá Marly.
    Para sentir medo de verdade não há como nós próprios alimentar-mos os nossos medos.
    Deliciosa a tua história. Todos nós em criança temos os nossos monstros de estimação. São-nos transmitidos de geração em geração, assustam-nos a infancia e continuam connosco na fase adulta.
    Parabéns pela participação.
    Beijinho carinhoso.
    http://falandocomosmeusbotoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Marly!

    Tudo bem?

    Parabéns pela tua participação, adorei ler o bicho-papão. Entendo, perfeitamente o teu medo. Quando tenho "ataques" de medo, também fico como tu ficavas em criança. rsrsrs Cá em casa a figura que era usada para nós (meus irmãos e eu), era a coca. Só recentemente, descobri que a coca é aquela abóbora usada como lanterna no dia das bruxas! rsrsrs Vê só!

    Fico contente que estejas de volta.

    Também estou a participar nesta bc. Eis o link:

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.pt/2012/10/3-bc-escritos-lisergicos-lendas-urbanas.html

    Bom domingo!

    Beijos,

    Cris Henriques

    ResponderExcluir
  13. Ditados populares ....infelizmente ainda tem país que usam este tipos e argumento, beijo Lisette.


    ResponderExcluir
  14. Oi Lili,

    Tudo bem? Nunca tive medo de bicho-papão porque aqui no Nordeste a lenda era do papa-figo que comia os fígados de criança. Então, criança que não obedecia vivia assutada com a possibilidade de ser pega e ter o seu fígado extirpado. Há outras lendas por aqui que também assustavam as crianças como a mulher da capa preta que seduzia os meninos e levava para o cemitério. Enfim, tenho medo de Freddy do sexta-feira 13 e esse não foi só uma lenda, mas o meu terror nas madrugadas, após assistir os filmes de terror.

    Boa semana e receba as minha saudade.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. kkkkkkkkkkkk amei menina! Mina mãe nunca foi de atormentar os filhos com homens do saco ou bichos papões. Achava errado alimentar o medo das crianças. Eu só tinha medo mesmo do escuro e de almas mas nem sei porque. Aliais eu era uma criança muito esquisita, tinha ideias estranhas sobre re-encarnação sem que nunca ninguém tivesse falado sobre isso comigo. Enfim, boa semana!

    ResponderExcluir
  16. Fala minha contista favorita!
    Para mim bicho papão foi apenas uma estória que eu ouvia e que era mais piada do que medo. Não imaginei que gerações anteriores chegassem a realmente acreditar que algo tão absurdo assim pudesse existir. A imaginação das pessoas (crianças principalmente) parecem ir longe quando elas sentem medo ou quando lhes metem medo.
    Em minha família não foram passados estes hábitos de assustarem as pessoas, do contrário, eu assistia a filmes de terror desde criança, sentia um pouco de medo e logo passsava, tanto que para criar esta BC, eu tive que pesquisar sobre diversas lendas, até optar por falar um pouco do ocultismo o qual eu já havia estudado um pouco.
    A respeito da Hello Kitty que você disse ter dúvidas, eu também não conhecia a lenda, para variar, foi pesquisada.
    Conta a lenda que no Japão uma mãe prometeu ao demônio criar este ícone sem boca para que sua filha, que tinha câncer exatamente de boca, fosse curada. E há diversas versões do porquê o personagem se chamar Hello Kitty. Estas besteiras todas. rs. Eu só sei que, a partir do que ia pesquisando, mais coisas novas surgiam, até o Roberto Carlos entrou na história de ter pacto com o demônio e suas músicas serem possuidoras de mensagens subliminares. rs.
    Achei engraçado o desfecho do bicho papão ser um gato.

    => CLIQUE => Escritos Lisérgicos...

    ResponderExcluir
  17. Olá querida!
    Sua postagem está perfeita, muito linda.
    Nunca "O Bicho Papão" fez parte de minha casa, nunca ouvi isso quando pequena, nunca me assustaram com essas coisas, nunca tive medo dele, por que para mim ele nunca existiu e nunca usei deste artifício para que crianças me obedecessem, graças a Deus.
    Sou totalmente contra esse tipo de troca.
    Um abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
  18. Hahaha!
    Marly, que maravilhosa a sua participação!
    Acho que é assim mesmo que uma lenda começa, não é?
    Alguém vive uma experiência comum que se torna aterrorizante através do medo e da perspectiva de quem a vivenciou...
    No seu caso (texto), você pôde desmascarar o seu medo. Mas quem não consegue acaba criando as tais lendas...
    Será que é assim? Espero que seja!

    Muitos beijos!

    ResponderExcluir
  19. Adorei!!!


    Por isso que é bom olharmos tudo direitinho e no claro...rs
    As vezes as coisas não são o que parecem.


    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  20. Boa noite querida!
    Estive um tempo ausente da blogagem, aos poucos volto.
    Passei apenas para dizer que não esqueci dos colegas. Volto com mais tempo.
    Um abraço gatona!!!

    ResponderExcluir
  21. Oi Marly!
    Uma maldade com as criancinhas
    Eu até hoje ainda fico assustada de olhar debaixo da cama,
    sempre tenho a impressão que tem alguém lá.

    Bem descrita por vc, mas tenho medo sim rs

    Obrigada pela sua visitinha

    bjos

    ResponderExcluir
  22. Olá!Bom dia!
    Marly!
    Parabéns pela sua participação na BC. Não tô!
    ...
    Aproveitar esses momentos de divagação solitária, da indistinta fronteira entre a realidade e a ficção. E contar todos esses momentos. Em forma de lendas, as mais díspares e diversas histórias... ...e assim aproveitar da insegurança e medo de uma criança de sete anos...aff maria...que susto que tu deve ter levado , hein? risos...Gostei da sua abordagem inicial...e lógico...de sua primeira experiência com o Bicho papão Siamês...
    Obrigado!
    Boa semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Ler você é deixar a memória em férias....

    eu gosto.


    beijo

    ResponderExcluir
  24. Excelente postagem Marly, é um encanto te ler!
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Se é para a tranquilidade coletiva.... Xô bicho papão....

    Af rs

    Nunca tive medo dessas coisas, sempre tive muito medo de ladrão, quando menina morria de medo de dormir no meu quarto...

    bjsMeus
    Catita

    ResponderExcluir
  26. Olá, Marly.
    Aqui no sul não tínhamos muitas histórias do bicho-papão, mas sim do velho do saco, que aparecia e levava as crianças mal criadas embora.
    Contando a tua história ficou engraçada, mas tenho certeza que na hora deu medo de verdade.
    Abraço, Marly.

    ResponderExcluir
  27. Verdade!! Os adultos usavam das lendas para controlar as crianças, mas eu nunca olhei debaixo da cama para conferir. Já pensou me deparar com o bicho? A minha felicidade foi quando a minha mãe trocou para cama com gavetas e eu adorava a ideia do bicho-papão espremido no chão!
    Ah, mas você não sabe que o bicho-papão faz sopa de criança? Quanto mais novinha, mais a pele é molinha e suculenta (eu era a caçula).
    Adorei relembrar os tempos de bicho-papão em cima do telhado!! Que terrorismo!! :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  28. kkkk gato safado, menina quem não teve medo do bicho-papão né? adorei.

    ResponderExcluir

  29. Olá Marly,

    Passei pelas mesmas crendices que você mencionou, exceto a da velha atrás do toco. Eu e minhas irmãs éramos bem medrosas na infância. Além de tudo, meu pai ainda contava estórias de assombração e à noite tínhamos a maior dificuldade para dormir. Lembro-me que moramos em uma casa que tinha um corredor enorme, com os quartos na lateral. Passávamos por ele gritando e com a mão nas vistas para não olhar para dentro dos quartos (rsrs). Quanto sofrimento inútil! Sou contra colocarem medo nas crianças para subjugá-las. Ninguém merece.

    Adorei a sua participação. Seu texto é delicioso de ler.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  30. bacana estas criações coletivas...sua participação coloca um pouco de loucura e psicologia na parada!
    gostei!

    ResponderExcluir
  31. Oi vamos fazer uma parceria nós contact mega-contos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Oi vamos fazer uma parceria nós contact mega-contos.blogspot.com

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]