Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de julho de 2012

ESPIRITUALIDADE (BLOGAGEM COLETIVA)

Acredito que o homem é um espírito, possui uma alma e mora dentro de um corpo. E que o espírito é a parte imortal do homem. A alma são nossas emoções, sentimentos, pensamentos, intelecto, etc. O corpo é a carcaça onde mora o espírito e onde nossas emoções fluem.

Espiritualidade não é algo que tenha pré-definição, ou uma ciência do saber. Espiritualidade é o modo de viver com sabedoria vital. Ela está além dos sentidos e do intelecto. Creio que a fé move a espiritualidade, e dela provêm a cura interior, e o amor ao nosso homem interior que eu chamo de espírito.

É essa espiritualidade que nos leva a Deus.  Deus é único, embora teve várias manifestações entre os homens: PAI, FILHO E ESPIRITO SANTO. Nenhum é maior que o outro, já que são manifestações pessoais do Deus Único. O Pai na criação, o Filho na redenção e o Espírito Santo na sustentação. Isso seria o que chamamos de DEUS TRIUNO.

Tudo que tenho vivido no âmbito da fé, não provem das minhas experiências intelectuais, mas da atuação sobrenatural de Deus sobre minha vida. Deus tem sido meu Refúgio, bem presente na hora da angústia e o seu Espírito tantas vezes transforma meus gemidos inexprimíveis em oração genuína diante do Trono da Graça. E Jesus, é o meu mediador, Aquele que entende minhas fraquezas (pois as viveu em carne e venceu) e tem perdoado as minhas faltas. A Jesus, honra e glória, pois é o Autor e Consumador da minha vida.

Portanto, sou uma cristã, creio incondicionalmente em Jesus Cristo como meu Senhor e Salvador e para mim a verdadeira espiritualidade é refletir a imagem de Cristo em minha vida, seja nos meus atos, nos meus sentimentos, nas minhas palavras, e no meu pensar. Tenho que fazer do exemplo de Cristo a dinâmica maior da minha vida. E creio que o maior Evangelho que pregamos é a nossa própria vida e a maneira de conduzi-la.

Alguns alegam que a espiritualidade é hipocrisia, todavia afirmo que nem toda espiritualidade é hipócrita e nem toda hipocrisia está dentro da esfera espiritual. A hipocrisia ocorre quando eu passo a me condenar naquilo que aprovo como base da minha vida ética, moral e religiosa. Lembrando ainda, que nesse ponto é necessário lembrar da nossa humanidade, e que estamos sujeitos a cair no lodo que apontamos... Então, acho que hipocrisia vai mais adiante, já que nem sempre caio por vontade, mas pela minha própria natureza.
Vejo a hipocrisia espiritual como o ato de fingir ter crenças, virtudes e sentimentos em relação“a Deus e o quer demonstrar através de atos externos, onde todos possam ver a “santidade” que é a sua vida. Todavia, Deus não pode ser adorado através de meros ritos externos, e todos os que introduzem uma santidade forjada estão agindo tolamente. Esse culto externo (usos, costumes, observância de dias, abstinências, etc...) é a inutilidade por meio do qual os hipócritas tentam mitigar suas dores e más consciências, desta maneira tentando ocultar sua perversidade interior por meio de observâncias externas. Deus não pode ser cultuado de uma forma carnal, pois Ele é Espírito. E João 4:24 diz que os verdadeiros adoradores "o adorarão em espírito e em verdade"
Marly Bastos

35 comentários:

  1. A espiritualidade faz muita falta nos dias atuais. Todos precisamos da presença do Espírito Maior em nossa vida, pois somente assim poderemos progredir nesta longa caminhada espiritual no rumo da luz.

    Oportuna e profunda sua postagem de hoje.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Aleluia!!! Sabia que eu não tinha vindo até aqui por acaso, minha irmã! Maravilhosa a explicação sobre espiritualidade e hipocrisia. Tenho um filho fazendo teologia para ser pastor. E Eu ando meio torta, mas já já tomo o rumo certo>
    Que Deus abençoe teu fim de semana!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marly, como estás?

    Bem, gostei do teu texto, bem pessoal, direto, e sem firulas, é muito particular discorrer sobre espiritualidade, entra na esfera da fé, e fé não se explica, se vive, quando aprendemos a respeitar a fé alheia e expomos a nossa sem impor, ai começa o respeito pela espiritualidade alheia, e essa blogagem coletiva serve justamente pra isso, para expormos as nossas impressões sobre este tema, quem está certo ou errado não cabe julgarmos, um dia saberemos quem esteve certo ou errado, mas ter fé e acreditar em algo superior além de nos dar um lado emocional equilibrado, somos mais esperançosos em relação à vida e à morte. Eu sou cristão protestante, acredito em Deus, em Cristo como sendo Deus Filho e o nosso único Salvador, e na pessoa do Espirito Santo, exponho minha crença em meu site sem impor ou ofender a fé alheia, e graças à Deus as pessoas comentam as minhas postagens sem constrangimento, e isso pra mim já é uma vitória.

    Parabéns pelo seu texto, e que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  4. Muito bonita e intensa tua relação com a espiritualidade. Ela nos dá conforto. Isso é bom. Na questão da hipocresia espiritual que tu falas acho muito pertinente, as pessoas deixam de ser sinceras e mentira em qualquer esfera é péssimo. Principamente pra si, nos enganamos e acabamos perdendo até mesmo nossa essência. Abraços querida! http://salpage.blogspot.com.br/2012/07/blogagem-coletiva-espiritualidade.html

    ResponderExcluir
  5. Olá querida Marly,
    Que bom que te achei aqui na blogagem, pois ainda não tinha acertado seu link, que bom...

    Apesar de compreender a espiritualidade de uma maneira um pouco diferente de você, achei seu texto maravilhoso e muito direto! Adorei quando fala sobre a hipocrisia espiritual e quando disse: "E creio que o maior Evangelho que pregamos é a nossa própria vida e a maneira de conduzi-la." Sim! Pois isso é vivenciar na prática, em vida, os ensinamentos e, atualmente, parece que muitos esquecem disso, abarrotados de livros sobre a espiritualidade nas estantes e/ou condecorações e reconhecimentos.

    Adorei, aliás como sempre...

    Abraços Flávio,
    --> Blog Telinha Critica <--

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Marly,
    Adorei seu texto e achei lindo seu amor com sua espiritualidade,muitas verdades em relação a hipocrisia espiritual. Parabéns pelo post.
    Abraços.
    http://eternamentevv.blogspot.com.br/2012/07/espiritualidade-blogagem-coletiva.html

    ResponderExcluir
  7. OLá, Marly, boa noite!

    Nesse meu tour pela blogosfera, visitando os parceiros (as), ou retribuindo as visitas, leio com atenção e carinho, e me encanto com o desnudar-se das vestes do cotidiano das letras, para o revelar em palavras emocionadas a experiência com a própria espiritualidade. Textos diferentes, mas carregados de emotividade e sinceridade assim como o teu, eu admiro e respeito, pois se trata do sagrado direito de pensar e sentir , terreno onde não cabe a crítica nem a censura, por tratar-se de uma vivência íntima e legítima de cada Ser!

    Parabéns por sua participação brilhante nessa Blogosfera Coletiva , adorei!

    Muito grata por sua visita ao Sementes Preciosas, e pelo carinhoso comentário que lá me deixou!

    Beijos e abraços da amiga para sempre!

    Lu...

    ResponderExcluir
  8. Olá!Bom dia!
    Eu concordo... nesta Blogagem, estou "vendo" textos diferentes do convencional, porém maravilhosos, como este seu...e para não ficar muito longo, não vou comentar a postagem de forma detalhada, quero trazer a baila apenas uma afirmativa que você fez, q é a hipocrisia...penso que na espiritualidade, assim como na vida, uma pessoa jamais pode querer pregar aquilo que não vive. A mudança é pela ação e é o exemplo que faz vibrar, não as palavras...
    Parabéns por você ter participado desta "blogagem",apesar de "tipoiada", rsrs, Gostei muito!
    Bom final de semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, Marly!!!
    Gostei tanto, que estou te seguindo!!Te aguardo,ok??
    De todos que li, o seu texto, expressou tudo que sinto em relação ao nosso Deus!! sou cristã,protestante. Fazemos niver no mesmo dia e somos amigas da mesma profissão.Sou formada tbm em letras,Português/literatura,mas já sou aposentada.
    Parabéns pelo seu texto.
    Beijos no coração.
    Soninha.

    ResponderExcluir
  10. Lindo! Com certeza os verdadeiros adoradores o adorarão em espirito e em verdade. Excelente seu ponto de vista, beijinhos e Shalom

    ResponderExcluir
  11. O que posso dizer... senão que vç disse tudo Marly! Concordo em todos os aspectos com sua reflexão. Gr. Bj.!

    ResponderExcluir
  12. Olá Marly,

    Gostei muito de sua participação.
    A espiritualidade é questão polêmica porque muitos a confundem com religião ou, principalmente, com o espiritismo. O texto que publiquei e que você já me deu o prazer de ler , já estava há muito tempo selecionado para publicação, mas eu sempre ficava esperando um momento para publicá-lo. Quando vi que haveria uma blogagem coletiva sobre a espiritualidade achei que era chegado o momento, pois assim os leitores teriam várias visões e opiniões a respeito e poderiam tirar suas próprias conclusões.

    Tenha um lindo final de semana.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  13. Olá minha contista favorita...
    Tal como a nossa parceira Lu, estou também em tour pela blogosfera e com esta coletiva, a tour será longa.
    Como já temos um contato maior, seu texto vem bem de encontro a muitos de nossos bate papos EM OFF a respeito de espiritualidade, seus testemunhos tão fortes e reais que me relatou, alguns relatados aqui mesmo neste blogue...
    Tenho uma profunda admiração não somente por seus escritos, mas por sua pessoa, sua fé e força de vontade, que sei, é para poucos.
    Também acredito na Trindade, sei que ela não pode ser explicada e neste caso, me contento em não ter uma explicação (e só você sabe o quanto sou um chato questionador, ahah) mesmo isto tendo sido relato de um livro que hoje para mim parece tão controverso...
    Esta foi uma das fortes razões de eu não seguir os mesmos passos da minha mãe kardecista, visto que eles não crêem no Espírito Santo e para mim isto é inconcebível. Eu poderia até reconhecer a reencarnação, embora tenha certa dificuldades, mas o Espírito Santo, em meu caso, é intocável.
    Adorei seu texto, super lúcido e super crítico também.
    Até a próxima.

    PS: Vou tentar colocar sua url no meu blogroll, o Blogger anda me trollando ultimamente.

    ResponderExcluir
  14. Tenho visto as colocações de vários de vocês que aceitaram participar da blogagem coletiva e não me surpreendo em perceber que um mesmo assunto têm diversos lados.
    Você tratou com eficiência e cuidado o caso da hipocrisia espiritual, e concordo com o que disse quando citou que vê a hipocrisia como um fingimento de sentimentos para/com Deus. Parabéns pela colocação.

    http://senhoritamoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Bonito texto, Marly. O nosso corpo físico é o templo de nossa alma e devemos cuidar bem dele, pois, ele é o veículo através do qual nosso espírito evolui. Acredito que espiritualidade é o grau de ligação que temos com Deus e com todas as coisas por Ele criadas. Menina, um beijo e bom domingo!

    ResponderExcluir
  16. Olá Marly, faço parte da blogagem coletiva e estou aqui conferindo os textos conforme meu tempo permite.
    Gostei muito de sua clocação, delicada mas provida de uma fé invejável.
    sua maneira de escrever é muito bonita, e sua relação com a religiosidade é madura, e forte.
    Parabéns. Um abraço.

    ResponderExcluir
  17. OI, Marly, que bela participação! Tem razão, a espiritualidade se revela a partir do momento em que trazemos para nossa vida as atitudes de amor ao próximo. A hipocrisia mora num discurso que não condiz com a realidade, e infelizmente vemos muitas pessoas hipócritas que levantam bandeiras e agem de forma contrária. Um abraço!

    ResponderExcluir
  18. Oi Marly.... hoje ja li varias publicações flalado sobre a espiritualidade.
    O tua visão sobre o tema vem bem de encontro com as coisas em que acredito.
    Eu frequento o Brahma Kumaris... Escola de Espiritualidade e Meditação.
    Ps. eu tentei seguir... mas ja estou segundo..rs

    beijos....

    ResponderExcluir
  19. Olá, Marly. Este texto você escreveu com o coração e não como psicóloga. Por que? Porque a psicanálise,ou melhor, um psicanalista a quem pedi para perguntar o "porquê", descreveu a diferença dos que creem na espiritualidade e os que preferem as religiões tradicionais; os primeiros procuram um sentido para a vida e os segundos pensam que a vida tem todo o sentido, não seria hipocrisia, e sim diferenças de pensamentos. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  20. Belo domingo minha bochechinha rosada !
    Postagem complexa quando tempos que falar de espiritualidade.Todo mundo anda atras de uma religião,mas a palavra de Deus está dentro de cada um de nós independente de religião...sempre sabemos o que nos move dentro da espiritualidade.O bem e o mal caminha sempre do nosso lado,basta querermos seguir a religião que nos convier,mas o que somos dentro da nossa alma é independente de religião.
    Bjs para aquecer teus textos que são produtivos ...

    ResponderExcluir
  21. MARILENE DUARTE (Copiei aqui pq exclui sem querer)

    Os exemplos de vida são as maiores demonstrações do cuidado que se tem com o espírito, a fim de que reflita luz. Tenho na religiosidade um caminho de ritos para se chegar a Deus. E na espiritualidade, a verdadeira crença n'Ele. Estou entre os que a alimentam, pois nunca me falta. Bjs.

    ResponderExcluir
  22. Oi Marly,

    Já melhorou? Graças a Deus.
    Li seu texto, que tal como vai sendo hábito, está super bem escrito, e com o qual estou, parcialmente, de acordo. Há afirmações, que embora baseadas no Livro sagrado, não as interpreto, do mesmo jeito, que você, mas "cada cabeça, sua sentença".
    Eu preciso, tenho necessidade de rituais, como rezar, olhando imagens. Eu sei que não correspondem às fotos de Jesus, porque não havia fotografia, nesse tempo, mas preciso de ver, de tocar e de as olhar.
    Jejuns, abstinências, não as acho necessárias, religiosamente falando, mas há quem ache e se sinta mais purificado. Devo respeitar.

    REGRA DE OURO: SÓ DEUS CONHECE OS CORAÇÕES.

    Obrigada pelo seu comentário e indicação do novo link de seu blog.

    Boa semana, em paz e alegria.
    Beijos da Luz.

    ResponderExcluir
  23. Iniciando minha peregrinação pelos blogs agora..
    Adorei este trecho: "Todavia, Deus não pode ser adorado através de meros ritos externos, e todos os que introduzem uma santidade forjada estão agindo tolamente. Esse culto externo (usos, costumes, observância de dias, abstinências, etc...) é a inutilidade por meio do qual os hipócritas tentam mitigar suas dores e más consciências, desta maneira tentando ocultar sua perversidade interior por meio de observâncias externas"

    Concordo integralmente! Deus é Espírito e verdade, e é assim que seus adoradores verdadeiros serão reconhecidos.

    Seu texto está ótimo e transpareceu muita sinceridade, dá para ver você nele. Aprecio muito o modo como você vive sua espiritualidade, e respeito de montão!!!
    Abraços e boa semana.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite, Marly.
    Belo texto o seu, sincero, claro e esclarecedor, parabéns.
    Acho que muitas pessoas erram por procurarem sua espiritualidade fora de si mesmos, em locais de veneração e símbolos físicos; nossa conexão com aquilo que é sagrado ocorre somente dentro de nós, e ela é uma experiência única e pessoal.
    Eu não sigo religião alguma, apenas trato as demais pessoas como eu gostaria de ser tratado, e isso me traz paz interior; se dá para chamar isso de espiritualidade, aí eu não sei dizer.
    Abraço, Marly.

    ResponderExcluir
  25. Marly, queridona!
    Está melhor?
    Lindo texto, gostei bastante!
    Penso muito parecido contigo, (para não dizer igual a ti!)
    E a maneira de conduzir a vida que seria o próprio evangelho, muito sábio isso, pois nos coloca como responsáveis de nossas próprias escolhas.
    Gostei também quando você abordou sobre a hipocrisia dentro da esfera da espiritualidade.
    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  26. Marly
    Fiquei feliz porque você voltou.Não sabia se devia te acessar porque recebi muitos emails em seu nome.
    Linda abordagem a sua sobre a espiritualidade. Deus é espírito e não precisamos buscá-lo lá fora. Oportuno o que você disse sobre a hipocrisia dentro da espiritualidade e que Deus não pode ser adorado através de meros ritos externos.
    Uma linda semana para você.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Marlyzinha,

    Tanto seu texto, como o comentário que vc deixou lá em meu blog abordam o quanto essa hipocrisia se torna prejudicial!

    Adorei seu texto... fica claro que vc expos seu ponto de vista com sinceridade que vem do coração.

    bjks JoicySorciere => CLIQUE => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  28. Oi, Marly!!!
    Gostei muito do seu texto e me identifiquei com muitas com muitos trechos.
    Realmente a espiritualidade é algo muito complexo para se debater, e cada pessoa vai sempre expor o seu ponto de vista, mas uma coisa é certa: Sempre pensaremos de formas opostas, diferentes, parecidas, mas nunca iguais.
    Achei muito bom o trecho:
    "A hipocrisia ocorre quando eu passo a me condenar naquilo que aprovo como base da minha vida ética, moral e religiosa. Lembrando ainda, que nesse ponto é necessário lembrar da nossa humanidade, e que estamos sujeitos a cair no lodo que apontamos... Então, acho que hipocrisia vai mais adiante, já que nem sempre caio por vontade, mas pela minha própria natureza."
    Muito bem escrito mesmo.

    Parabéns pela sua participação na blogagem coletiva.

    Beijo!
    Cléo - Conheça o blog Vejo Por Aí...

    ResponderExcluir
  29. Oi querida,

    Tudo bem? Passei no outro texto, mas só agora chego no da espiritualidade. Sou cristã também e penso que só Deus é consolo e carinho nos momentos difíceis. Claro que a confusão com a religiosidade, tem nos levado a dúvidas, mas é necessário o olhar no sobrenatural e assim, encontrar o caminho.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  30. Concordo contigo e acho que explicou bem a hipocrisia espiritual. Muitas pessoas gostam de "mostrar santidade", mas não agem de acordo com o que querem mostrar. O pior é conhecer várias pessoas assim.
    Ah, gostei da expressão "cair no lodo que apontamos". É fato que muitas vezes não caímos porque queremos, deve ser por isso que não se deve apontar, não é mesmo? (mesmo que seja impossível devido a nossa natureza).

    Ps: desculpa a demora, não tive muito tempo e estou visitando muitos blogs somente agora
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  31. Concordo contigo e acho que explicou bem a hipocrisia espiritual. Muitas pessoas gostam de "mostrar santidade", mas não agem de acordo com o que querem mostrar. O pior é conhecer várias pessoas assim.
    Ah, gostei da expressão "cair no lodo que apontamos". É fato que muitas vezes não caímos porque queremos, deve ser por isso que não se deve apontar, não é mesmo? (mesmo que seja impossível devido a nossa natureza).

    Ps: desculpa a demora, não tive muito tempo e estou visitando muitos blogs somente agora
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  32. Oi Marly
    Chegando de viagem, não participei da blogagem coletiva, mas não poderia deixar de ler e de comentar sua participação, pois sei que vc é cristã, e muito inteligente. Que texto maravilhoso! Um orgulho para mim como irmã em Cristo, vc disse tudo o que eu penso, mas com muito mais cultura kkkk.
    Bjão queridona. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  33. Olá, Marly!
    É a primeira vez que venho ao seu blogue! É um prazer conhecer seus escritos!
    Gostei muito do seu texto. Além da consistência de suas reflexões sobre espiritualidade, você transmitiu muita sabedoria. O caminho da espiritualidade é mesmo a nossa própria vida. É através de nossos atos, palavras e sentimentos que ficamos próximos de Deus!
    Um grande abraço!
    Passo a acompanhar as suas publicações com enorme interesse!

    ResponderExcluir
  34. Oi Marly, desculpe por só agora comentar nesse post.

    Realmente, ciência não pode explicar espiritualidade; nem a razão. Vai muito além da nossa compreensão e só nos cabe sentir a ação de Deus em nossas vidas. E tomar partido dela, usando-a como exemplo para espalhar esse amor divino.

    Ótimo texto. Boa quarta-feira, beijos.

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]