Total de visualizações de página

quinta-feira, 29 de março de 2012

FRUTA MADURA!

A absorção da dita “maturidade” não é adquirida com os anos e sim com as vivências e chega-se a ela pelo histórico de vida,  pelas experiências acumuladas e pela abertura que se tem pelo mundo.  Conheço quem viveu 70 anos e tem a imaturidade dos 12 anos e outros que viveram apenas 20 anos e que tem a pretensa maturidade dos 40 anos. Portanto, maturidade não é somente cronológica... Há pessoas que não amadurecem, apenas envelhecem!     


A maturidade humana é difícil de definir, pois é alicerçada na subjetividade. Creio que poderia usar a analogia com as frutas.  Elas verdes não são gostosas. O morango é ácido, a melancia insossa, e a pera é dura. Agora essas frutas maduras ... São apetitosas, suculentas, doces! Assim somos nós se imaturos “ácidos e duros”, se já alcançando a maturidade, “doces, flexíveis, temperados”...

Maturidade, é ter uma visão do mundo que extrapola o limite e o centro do eu; é ter amplitude e expansão da alma; é adquirir flexibilidade social; é gerar atitudes de aconchego. Não é que necessariamente devemos ser sábios na maturidade, mas às vezes ter uma palavra certa, um gesto exato, uma atitude norteada para com aqueles que carecem. É enfim, tirar os olhos do próprio umbigo e sair da questão “do que eu ganho com isso?” E voltar-se para outra questão “como posso contribuir e ajudar?”

A abençoada cegueira da juventude, aos poucos se vai embora, e com ela o egoísmo, as atitudes levianas e decepcionantes. Os olhos se abrem para a compreensão de que não adianta chorar o passado; nem cair na desilusão; ou tampouco perder o ânimo de envelhecer jovem e chegar ao fim da linha com uma reserva de amor, com a lucidez aguçada ao menos na alma, sem ser engodado pela amargura.

Existe um espaço de tempo para que o amadurecimento pleno aconteça, variando de tempo para tempo quando se trata do amadurecimento subjetivo, pois vai depender das experiências que cada indivíduo teve, e como ele absorveu essa vivência.
E nesse processo de amadurecendo, vamos entendendo que para a plenitude ainda falta muito e creio que chegamos ao fim da linha com a sensação de que ainda não somos “fruta madura no ponto...“

Marly Bastos

44 comentários:

  1. Fruta madura (EU GOSTO), Marly você tocou num ponto delicado - os maduros que não conseguem chegar a maturidade de verdade. Talvez por negação. Fica claro na atitude, na escrita, na confecção de suas próprias vidas: Não cresceram e não crescerão...
    Preciso, neguinha, dizer tudo aquilo? Então vou dizer:
    vixe! tá cada vez melhor vir aqui rs rs Textos ótimos para serem lidos e degustados.
    Adoooooooooooooooro!!! rs rs rs

    Um beijo maduro pra ti.

    ResponderExcluir
  2. oi Marly,

    a maturidade é algo passional,
    alguns fazem mal uso,
    explorando os outros
    baseado em direitos adquiridos,
    outros tantos já a usam
    em benefício próprio
    e a favor dos outros...
    acredito que a maturidade acalma,
    serena,tranquiliza,pondera,adoça,
    ensina,envolve,colore,dá sabor a vida,
    e compensa o vigor de outros tempos
    com verdadeiros valores...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. A maturidade nos salva de muitas coisas.... belo post!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  4. Tem sorteio de Páscoa na nossa FP!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha pensado em uma cegueira que vai embora... tá aí um lado maravilhoso da tal maturidade.
    Já comeu melancia com sal? Experimenta e depois conta!
    Beijo moleca arteira que queria quebrar o braço, ganhou foi surra...

    ResponderExcluir
  6. Eu sou grande ya, mas eu ainda sinto imatura = /
    Beijokas.

    ResponderExcluir
  7. Oi Marly!
    O tal do amadurecimento é algo beeem relativo, você ta certa não tem a ver com a idade e sim com a cabeça e experiências de cada um. E também concordo que conversar com uma pessoa madura é bem melhor mesmo.
    Bjuss

    ResponderExcluir
  8. Marly querida,

    A maturidade nos trás uma serenidade,uma calma e uma tranquilidade que diferem dos arroubos da juventude,mas nos acalmam e acalentam o coração...é uma paz, semelhante ao outono,com folhas caídas, mas ainda plena de sentimentos...traz doçura e maciez,encanto e novos deslumbramentos.
    Bjssssss,
    Leninha

    ResponderExcluir
  9. Oi, Marly. Acho a questão da maturidade tão subjetiva... De que adianta ter a maturidade se for para enxergar a realidade de forma dura e amarga? Gostaria que a maturidade me invadisse de um jeito doce, como aquelas pessoas que entendem que o não se cobrar tanto é o caminho, a maturidade de degustar cada dia como se fosse o último...Enfim, desejo que a tempo certo, sejamos invadidas pelas "maturidade do bem". Um abraço!

    ResponderExcluir
  10. Conheço eternos adultoscentes... e não me refiro ao estilo de roupas e afins, me refiro à cabeça. Como vc bem colocou, maturidade!!!! Alguns estão lá no comecinho do tal amadurecimento.

    Mas, uma coisa é fato, ninguém jaaaaamais chega ao final desse processo de amadurecimento, mesmo que pense o contrário. É um constante caminhar, uma constante busca.

    Bjks, lindona!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Ahhh, outra coisa... Depois passa lá? Tem entrevista que foi feita comigo. O link tá na nova postagem!


    bjksssss

    JoicySorciere => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
  12. Oi Marly
    Adorei o texto. Aliás, esses novos textos são frutos do seu amadurecimento? Cadê as poesias? kkkkkk. Minha mãe tem uma frase: A gente nasce sabendo e morre aprendendo. Outro dia eu falei essa frase pro meu filho, ele nos autos de seus onze anos não entendeu. Eu expliquei que quando se é jovem a gente pensa que sabe tudo, a partir da da casa dos enta a gente vê que não sabe é nada. Eu amadureci muito no ano passado com o sofrimento em um ano, acho que amadureci uns dez anos, sem exagero, mas ainda, sei que nada sei, como diz o poeta.
    Bjão. querida Dra.
    http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá!Boa noite!
    Como sempre! Lindo!
    Afirmou Drummond: “Aprendi novas formas de amar e tornei outras mais belas”.
    Penso que amadurecer seja a afirmação da necessidade de descobrirmos, pela nossa sobrevivência, NOVAS formas de vibrarmos numa OUTRA faixa, com mais responsabilidade pelos nossos sentimentos e pelos alheios.
    Boa sexta!
    beijos

    ResponderExcluir
  14. É verdade, nunca estaremos plenamente maduros,
    mas isso é bom e importante, para continuarmos a busca...

    Beijinhos,Marly,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  15. Oi querida,

    Penso que a palavra amadurecimento não deveria existir. Sabe por quê? Porque existem pessoas almas velhas e que a definição de amadurecimento é insignificante. Em outros, bater tanto a cabeça na parede, torna-o um monge, e aí só amadurecer ou tentar porque entendo essa passagem apenas com inserir as lições como históricos ou padrão repetido.

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  16. Oi Marly,

    Gostei da analogia com as frutas, realmente é uma comparação bem real.
    O amadurecimento não tem nada haver com a idade, tem haver com a cabeça de cada um.Mesmo maduros, nunca estaremos os suficiente.Existem pessoas maduras que parecem eternos adolecentes, e adolecentes que parece que envelheceu anos e nem se deu conta. Conheço tantos exemplos.

    Ótimo texto!
    Te ler pra mim sempre é um enorme prazer.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. não creias, acredita!

    a juventude e a velhice não são só as rugas que se vão notando no corpo, e muito menos denunciam imaturidade ou, maturidade com a vida. ela é interior e, tal como dizes, ela pode ser imatura mas precocemente matura e sem relevo na felicidade mas, pode ser matura e, saudávelmente imatura, na vivência (aproveitando todos os dias).
    é gostoso e invejável ver-se, ainda, imaturidade de espirito num corpo já com experiente maturidade de vida.




    a...té

    ResponderExcluir
  18. Amadurecer é compreender...
    Amadurecer é ter a presença de espírito para apreciar e sentir a beleza... e também descobri-la!
    Amadurecer é saber sorrir, por dentro e por fora!!
    Beijinhos.... amadurecidos, Marly!

    ResponderExcluir
  19. Olá Mar+ly,

    a maturidade parece mesmo impregnar uma doçura especial aos frutos da vida. Talvez seja que os rios deixam a impetuosidade de quererem a qualquer custo desaguar no mar, para irem lentamente, mas ainda de forma caudalosa, se entregando à profundidade. Aí é quando percebe-se de forma natural a fascinante mistura do doce e do salgado nos delicados beijos, nos carinhos mais sutis, que sendo mais remotos, alcançam mais intensidade...

    Um final de semana de doce encanto para você!

    ResponderExcluir
  20. A maturidade é uma característica que só alguns frutos conseguem atingir, os outros, ou são sempre verdes e ácidos, ou cai da árvore e apodrecem prematuramente.
    Bela e inteligente reflexão.

    Abraço

    Runa

    ResponderExcluir
  21. Olá Marly,

    Teu texto é muito rico, bem estruturado e "mexe" com o psicológico.
    Sem dúvida, que a maturidade, significa, quase sempre sabedoria.
    Não é por acaso, que nas civilizações antigas e mesmo actuais, os anciãos são os detentores do saber.
    Com o tempo vamos adqurindo experiência, que nos ajuda nos mais diversos sectores da nossa vida.

    Bom fim de semana.
    Beijos da Luz.

    ResponderExcluir
  22. Tão real este seu texto! Gostei muito da analogia entre os homens e a fruta. beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Boa madrugada, amada amiga. Adorei o seu texto pela verdade tão bem expressa nele. Conheço pessoas jovens cronologicamente, e que são maduras emocionalmente, e o inverso também.
    Acho tão bom quando converso, lido com alguém mais jovem, mas que tem uma maturidade especial.
    Então, cronologia não diz muita coisa, pois se assim fosse não existiriam esses exemplos.
    A maturidade não é egoísta, ela para ouvir, discutir uma relação, e aproveitar do melhor modo as experiências conlitantes na prática.
    Existem pessoas que se negam a amadurecer, e isso é péssimo, pois não aceitam a ordem natural das coisas vivendo num tempo que propriamente não é o seu.
    Penso que devemos viver todas as fases da nossa vida com louvor.
    Idade avançada não significa maturidade.
    Um beijo no seu lindo coração!
    Tenha uma semana abençoada!

    ResponderExcluir
  24. Oi, Marly.
    Acho que a maturidade consiste em se poder ver a real dimensão das coisas, pessoas e acontecimentos, sem exageros hiperbólicos nem menosprezo.
    E o processo de amadurecimento é contínuo, então nunca seremos realmente maduros.
    E a velhice, graças , é relativa, só é velho quem quer.
    Abraço e bom fim de semana, Marly.

    ResponderExcluir
  25. É verdade todas essas coisas e ainda que nunca estamos prontos, sempre falta alguma coisa em nós para se conquistar. Queria hoje ter a maturidade dos 40 num corpo de 30 ou 25....kkkk....isso sim seria maravilhoso. No entanto temos que ser maduros até para ver nossos corpos modificando (disso eu não gosto não....kkkk)...bjim miga e ótimo e reflexivo texto.

    ResponderExcluir
  26. Uma excelente reflexão sobre a maturidade com muitos pontos de vista com os quais estou de acordo.
    Um beijo e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  27. Oi Marly,

    adorei a analogia. Somos frutas maduras sim! Nem sempre saborosas, mas sempre preparadas e dispostas a saciar o outro!

    LIndo!

    beijos e bom fim de semana

    Leila

    ResponderExcluir
  28. ....somos o que podemos ser.

    [e as vezes o espelho é chato...né??
    haja cremes.............rs]

    beijo

    ResponderExcluir
  29. Aprecio a maturidade nas pessoas que já não são jovens.
    Marly, querida amiga, tem um bom fim de semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  30. Belo texto, Marly.

    Amadurecer é saudável, o problema é apenas ficar velho.

    Bjs

    ResponderExcluir
  31. A maturidade nos traz uma nova reflexão sobre a vida e nela percebemos que as coisas não são tão importantes assim.Aprendemos que o importante é o ser, aprendemos a tolerancia, aprendemos a perdoar, aprendemos que cada um é cada qual.
    No entanto eu acredito que é muito importante amadurecer sem perder o brilho dos olhos da juventude. Acumular anos sem perder o viço, mantendo a mente ativa e jovem.
    Ai sim a maturidade tem sentido.
    Maturidade acompanhada da ranzice, do mau humor, do autoritarismo do sabe tudo, da intolerancia, não é maturidade, é velhice mesmo.

    bjo procê

    ResponderExcluir
  32. Belo alvorecer minha bochechinha rosada!
    Maturidade é ter humildade. Uma pessoa madura consegue dizer:
    "Perdoe-me." E, quando fica provado que estava com a razão, não
    sente a necessidade de se vangloriar: "Eu não disse?"
    Os imaturos encontram pretexto para tudo. São os retardatários
    crônicos, os contadores de vantagens, que falham no momento das
    crises. A vida dessas pessoas é um emaranhado de promessas não
    cumpridas, assuntos inacabados e amizades desfeitas.
    Bjsssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  33. Querida Marly, que belo e consciente texto. Amadurecer é expandir a alma e saber "por que e para que?" estamos nesse mundo. Parabéns e bom domingo!

    ResponderExcluir
  34. Com certeza o vazio de nossa alma só pode ser preenchido por Jesus, mas essa vontade de ter alguém que valha a pena em nossa vida também é uma forma de nos sentirmos melhores pois não fomos feitos para sermos sós. Claro que nisso não se baseia nossa vida amiga, pois muitos aprendem a viver bem na própria solidão, mas que faz falta faz né. Ter um amor ao nosso lado, compartilhar, dialogar é tudo de bom e eu ainda não desisti e boa sorte pra nós. bjos.

    ResponderExcluir
  35. Excelente observação, com certeza idade não quer dizer responsabilidade. Cada pessoa tem suas características e forma-se o caráter desde muito jovem.

    Parabéns pelo blog.

    Bj

    ResponderExcluir
  36. Lindo!
    Obrigada pelo seu comentário.
    Tenha uma excelente semana

    ResponderExcluir
  37. querida marly,
    a maturidade é, provavelmente, um conceito individual e envolve a capacidade de encaixar a diferença no nosso próprio processo gnoseológico.

    beijinho e bom domingo!

    ResponderExcluir
  38. Ma, Muitas vezes a maturidade nao se relaciona com o cronologico.
    Nao da pra fizer..com tal idade ja esta maduro para isso ou para aquilo...

    Eu amadureci rapido.... mas só agora me sinto plena para assumir o que eu quero.
    Aprender a dizer nao requer maturidade..e muitas vezes dizer um sim também.

    Cada um encontra sua forma de viver ou de sobreviver.

    Um beijinho sua Linda!!

    ResponderExcluir
  39. Belo texto, Marly!
    Concordo integralmente, maturidade vem com as experiências vividas, isso que nos torna melhores e mais preparados.
    Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  40. Oi querida,
    Aproveitei que estava por aqui para ler esta belíssima crônica.
    Você escreve lindamente. Até comentei a respeito com a Marilene, já nesses oito dias de férias conversamos bastante.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  41. Perfeito seu texto. Maturidade e idade nem sempre têm estreita relação.
    Com as transformações que a vida nos impõe, se não nos renovarmos com frequência e usufruirmos das experiências, seremos eternos imaturos.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  42. Um texto que mostra a maturidade da própria poetisa, cada palavra escrita com a sensibilidade necessária para atingir o objetivo, foi contemplada pela sabedoria divina. Parabéns menina, bjos.

    ResponderExcluir
  43. Ser maduro e ter maturidade hoje em dia não esta ligado em relaçao a idade porque atualmente uma pessoa pode ser nova e ser madura pra idade e uma pessoa mais velha não ter maturidade e não ser maduro, Maturidade esta ligado ao ser evoluido e evoluir como pessoa e como individuo, o que mais quero nessa vida é crescer com meus erros e amadurecer a cada dia, sempre buscando aprender novas coisas e nem que para isso acontecer eu tenha que sofrer, pq todos nós para um dia chegarmos onde queremos temos que lutar pelos nossos objetivos e isso é uma maturidade ampla de saber o que quer para a vida, qual emprego deve ter como fazer para trabalhar com o se gosta e o que se quer, amar e ser amado o que hoje em dia é muito dificil e ter a sua propria vida e ser independente que atualmente eu to nessa transição de ser independente e ter a minha propria vida e nao cuidar da vida dos outros. e esse post me fez ver que eu to no caminho certo, Obrigado Marly.

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]