Total de visualizações de página

sábado, 28 de janeiro de 2012

A SOLIDÃO VIRTUAL


                As possibilidades tecnológicas alteram e transformam nossa sociabilidade. Tudo é modificado pela rapidez da comunicação virtual, transmutando nossas experiências, avançando nosso pensamento, alterando nossas relações pessoais, afetivas e profissionais. Há um choque entre gerações quando se fala nessas tecnologias de comunicação, pois vivemos uma mudança cultural muito rápida e com certeza e nela há ganhos, mas também há perdas, pois o uso da internet suscitou imensas esperanças e uma gama de previsões pessimistas. Uma dessas previsões é o isolamento do homem socialmente.

                É notório que a internet promove democracia, troca, educação, sociabilidade, tolerância, e isso tudo em tempo record. Todavia a internet faz as pessoas perderem contato com seu ambiente social, já que muitos abandonam a comunicação tradicional e até trabalham mais em casa do que no ambiente dito “de trabalho” ou em cooperação. Ela dá ao indivíduo a sensação de ubiqüidade, pois ele está aqui e ao mesmo tempo interagindo com outros indivíduos por esse mundo todo. Podemos trocar informações instantaneamente e assincronamente.  Não há ausência de distancia, quando se fala de tempo e espaço, mas não podemos dizer o mesmo quando a distancia é física, humana, social. A essa distância o sujeito se propõe e se lança sem notar, ao usar o recurso que ao mesmo tempo em que o aproxima de um mundo de informações e pessoas virtuais, o distancia do mundo em que vive e das pessoas que são sua família, amigos e colegas.

                O prejuízo que traz o uso da internet reside na finalidade do seu uso, quando o sujeito faz suas palavras servas da imagem pluralizada tentando enganar o real. Sacrificar as palavras, que é a arma mais poderosa do ser humano e a interlocução com o semelhante em função de imagens, dos jogos, das soluções prontas, das cópias, de distração solitária e conversas que flui horas com alguém que está a centenas ou milhares de quilômetros (e fica dias sem falar direito com as pessoas que estão à sua volta). Enfim, o prejuízo é quando o sujeito se isola, confina  e emudece para com os outros sujeitos à sua volta, personalizando o seu computador como melhor amigo e companhia.

                Ao buscar a internet para fugir da solidão, acaba-se mais só ainda... Diante das dificuldades de relacionamentos, medo de não ser aceito e insegurança, as pessoas buscam companhia na virtualidade se tornando escravo dela. A internet por dar uma sensação de refúgio, conforto, integração e anonimato. Ela vicia! Só que o objeto buscado (conforto, amizade, segurança, empatia grupal, companhia...) é virtual e isso causa com o tempo frustrações que podem levar a doenças e distúrbios psicológicos.

                O sujeito ao trocar o mundo real pelo virtual confunde o valor de uso pelo valor de gozo, fazendo da internet sua companhia ideal, retirando dela sua satisfação pessoal em detrimento da satisfação com o conjugue, com os filhos, com a família, com os amigos e até com Deus. Dessa forma, ao fazer a troca do que é verdadeiramente humano pela “Dama maior da tecnologia virtual” acaba ficando solitário em meia a uma multidão.
                                                                    Marly Bastos

49 comentários:

  1. Olá querida,

    Um texto bem colocado e muito verdadeiro.
    O equilíbrio se faz necessário. Nada substitui o bem estar do convívio real. A vida acontece no mundo real e o que se perde com o afastamento dele é irreparável.
    Vamos viver as maravilhas que a tecnologia nos oferece sem, contudo, afastarmo-nos dos verdadeiros valores da vida.

    Tenha um ótimo final de semana.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Uma verdade inconstentável. Mas a tendência é essa. As crianças já crescem nesse mundo virtual. Quando há equilibrio ainda é saudável, mas engraçado é que a internet vicia de um modo, como bebidas e as drogas, é sério!

    "Ao buscar a internet para fugir da solidão, acaba-se mais só ainda..."

    Acredito em relações criadas na internet, mas elas possuem uma barreira, nada se compara ao olho no olho, presenã física faz sim a diferença.

    ResponderExcluir
  3. Nota 1.000 para esse texto real e contundente. Se a gente não vigiar... acontece sim essa inversão. Beijos, xexuda

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Marly querida


    Adorei o post, concordo com você.
    Quando a net é um distração nos faz muito bem, mas quando ela se torna a única opção é porque está acontecendo alguma coisa errada.

    Beijos e um lindo final de semana pra você.
    Ani

    ResponderExcluir
  5. Minha querida Marly, seus cometários inteligentes e edificantes em meu jardim faz com que meu jardim fique bem mais florido. Seus textos tão cheios de sabedoria e verdadeiros acrescentam aos nossos dias um conhecimento a mais. Obrigada por sua presença sempre.

    A internet é tudo isso que vc relatou, traz coisas boas mas ao mesmo tempo precisamos de vigiar. Vejo pais, (eu também já fiz isso) que já não prestam atenção nas gracinhas de seus filhos, no sorriso e no apelo por atenção porque estão ocupados demais na net. Filhos que já não escutam os conselhos de sabedoria dos pais porque estão com fones de musica, bem alto para os ouvidos.... Usada com sabedoria a internet é uma benção de conhecimentos, mas ao contrário também uma armadilha do diabo. Nos isolamos, nos refugiamos...mas também há momentos que acordamos. Bjim querida e tenha um ótimo fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. Marly,

    Grande texto!!!
    O pior é que esse isolamento as vezes se instala e a pessoa nem percebe.

    bjo procê

    ResponderExcluir
  7. Ñ é regra geral, não vejo desta forma. Acredito ser muito mais seguro a amizade virtual que vc manda embora com um clique. Nunca sabemos quem está do outro lado, por este motivo o virtual precisa ficar no virtual.

    Para muitos é apenas um momento de diversão.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Sim. Mas é quase que impossível uma pessoa SADIA, trocar o real pelo virtual somente.
    Este seu texto é muito bom.
    Um beijo grande

    ResponderExcluir
  9. Realmente o que vc escreveu de fato acontece...
    Sabe que às vezes a pessoa tem vários "amigos" nas redes sociais e, na vida real, está sempre sozinha. tristes tempos...
    bjs querida

    ResponderExcluir
  10. Texto impecável e autêntico!Amiga, estamos vivendo essa solidão e poucos percebem tal fato. Muitos deixam de sair para ficarem a frente de um computador. E você detalhou com muito veracidade esse contexto. Beijos e Parabéns! Sou sua fã incondicional!

    ResponderExcluir
  11. Marly, não poderia estar mais de acordo com seu texto.
    Muitas pessoas me criticam e me rotulam insensível por não nutrir amizades virtuais e duvidar delas. Porém, como acreditar?
    Lembro-me bem da época em que o Orkut era o que o Facebook é agora em popularidade e eu presenciava amigos meus fazendo perfis falsos, criando vidas ilusórias e igualmente sendo iludidos. Os famosos fakes.
    Admito, eu tive alguns fakes por ser exigido em uma comunidade de otakus (pessoas que curtem animes e mangas) a criar um personagem, no entanto, todos ali tinham consciência que eram fakes e os criavam para escrever histórias, os famosos fanfics dos quais participei. Ou seja, não era enganoso, éramos desenhos, caricaturas.
    Entretanto, vi muitos usarem imagens de outras pessoas, denúncias de pessoas que tiveram perfis "clonados" por pessoas que, por alguma razão, acredito que baixa auto-estima, se faziam passar por elas e viviam a vida delas. Era doentio.
    O Facebook parece-me que deu um alívio ao menos nisso, a impressão que tenho, visto que meu contato ali é apenas profissional e ainda tenho o meu perfil no orkut, onde restaram 16 pessoas apenas. ahahaahahaha.
    Não estou aqui fazendo uma crítica aos fakes, apenas a aqueles que não assumem ser e acabam magoando pessoas com amores virtuais. Sem perceber que as maiores prejudicadas nesta história foram elas, que criaram e viveram uma mentira e, como dizia Renato Russo "mentir para si mesmo é sempre a pior mentira". Não duvido que, ao desligar o pc e encarar a realidade que certamente deveria ser difícil para chegarem a este ponto, não ocorriam sentimentos de frustrações.
    Foi observando este tipo de coisa que aprendi a usar o mundo virtual ao meu favor, apenas para divulgação do meu livro e, ainda assim, tomo umas certas pedradas mesmo com boas intenções. Basta ler os últimos comentários "discretos" que venho recebendo ultimamente nos Lisérgicos, insinuações maldosas por eu publicar meu livro e cobrar pelo meu trabalho. Mas estou acima disto, tanto que publico na íntegra tais comentários. Eu sei o que estou fazendo, sei que não estou cometendo nenhum crime em valorizar o que me fez perder noites de sono só porque acreditam que um autor tem que ceder tudo gratuitamente, para eles poderem investir em literaturas estrangeiras.
    Não, lamento. Eu não cederei a isto. Eu uso como meio de divulgação do meu trabalho, com muito prazer, cedendo minha extensa série Ironia do Destino. Não sou um oportunista. Sou um escritor. Desde criança e isto não vai mudar. Eu não vou mudar porque uns e outros da internet querem que eu vire Papai Noel. Não querem comprar, não comprem. Não estou obrigando ninguém, somente deixo a parte minha divulgação para os que realmente se interessam pelo meu trabalho.
    E nunca, jamais deixarei de ir a uma balada, um cinema, para ficar preso a uma máquina como vejo muitos de meus amigos recusando convites assim para ficarem "brincando de vida real".
    Excelentes colocações Marly e desculpe me estender. Gosto muito de você e precisava, de algum modo, desengasgar certas coisas deste mundo virtual que, a cada dia vem ficando mais mesquinho, infelizmente. Eu não o trocaria por minha vida por nada neste mundo.
    Bom final de semana minha querida.

    ResponderExcluir
  12. Foi comprovado que pessoas que usufruem da internet de forma descontrolada.
    Tem sintomas de depressão.
    Hoje pondero meu uso.

    Um Beijo

    ResponderExcluir
  13. Esta amizade, dita virtual, não é uma amizade de substituição. Ela não pretende, nem pode substituir nada.
    É uma amizade que acrescenta... que não subtrai!
    É uma amizade tão positiva como as outras e tão negativa se for obsessiva!
    Gosto de estar por aqui. Gosto de falar contigo. Gosto de gostar de te ler.
    Obrigado.
    Muitos beijinhos.

    ResponderExcluir
  14. Você descreveu muito bem a realidade atual.
    A internet tornou-se a grande vilã dos relacionamentos, de qualquer natureza.
    Tudo se resume a tela e a digitar as palavras.
    As pessoas precisam entender que nada substitui o convívio, o toque, o olhar.
    Parabésn pelo texto.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. O seu texto é soberbo, mesmo que eu não penso que a internet seja a culpa, apenas fica o médio. Todos os inventos da humanidade reflectem duma maneira uma carência mas depois podem aumentar essa carência mesma, neste caso a comunicação.
    Certo que somos uma espécie gregária mas isso não pode excluir o direito a uma solidão desejada, desde o tonel de Diogenes até o computador, a nossa historia fica plena de instrumentos para manter essa solidão como sinal de independência numa sociedade cada vez mais absorvente. Outra coisa é a solidão como imposibilidad de relacionar-se com essa sociedade, mas para isso não precisamos dum computador, isso é latente no mundo "real".
    Numa entrada anterior você escrevia que na rede os laços são de chita, certo, mas na vida diária também são de chita mesmo. Na internet é um invento dos homens e é feito á sua semelhança.
    Na Venecia havia gente que não utilizava máscara nem disfarce no baile do carnaval, hoje há muitas pessoas que utilizam a rede sem 'avatar' nem nome fictício. Cambia a época mas resta o jeito.
    Para ficar solitário numa multidão não precisamos do ipod, para esquecer as pessoas o aos deuses não necessitamos a rede (no seu momento já tivemos os filmes de terror e a tv).
    Não creio que haja uma solidão virtual o real, há uma única solidão que fica no coração das pessoas, e somente elas podem renunciar a ela o não, independente do instrumento que utilizem.
    Desculpa que eu fiquei tão tagarela, menina. Eu preciso praticar o meu portunhol e a gramática que é difícil demais :):)
    Um beijo muito real e sem virtualização, mas pleno de saudades :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edu fofinho,
      Eu adoro a internet e todos os recurso que ela oferece e eu possar usar.Ela me deu oportunidade de conhecer pessoas como você que mesmo longe é uma pessoa sempre presente e tantas outras pessoas que me são muito queridas. Eu acho que ela traz prejuízo para o indivíduo quando ele usa-na compulsivamente, de forma desmedida, chegando a ficar conectado interruptamente por 30 horas ou mais esquecendo de comer, beber, tomar banho e de se relacionar com outras pessoas a sua volta.Eu falo de uma solidão que vai além de querer ficar só, de opção. Eu falo de solidão que é provocada por um vício tão forte como drogas fazendo a pessoa se perder de si mesmo e viver em função de uma máquina e dela fazer sua vida...
      E quanto a tagarelice... Pode falar o quanto queira querido, você é sempre um fofo e sabe disso.Sinto falta das suas escritas, portanto, quando voltar a postar me avisa tá? E a gramática que eu te falei que sou apaixonada por ela, não é ótima? Difícil sim, mas uma lindeza de gramática.
      Beijokas doces Edu, volte logo pro seu blog tá? Saudades também.

      Excluir
    2. Minha menina, vejo que o meu mail não te chegou, é por isso volto a comentar. O meu blogue fica aberto de novo, mesmo que não posso postar com a mesma frequencia.
      Você é certa, a internet pode ser tão perigosa como uma droga. Qualquer dependencia é perjudicial...
      excepto aquela que provocam os seus olhares :):)
      Olha, a gramãtica é ótima, até divertida, o problema é a cabeza dura do aluno :):)
      Mais beijos pr vc

      Excluir
  16. Ôi! Fiquei super feliz que você voltou! Muito obrigada pelas palavras gentis e carinhosas!Um domingo iluminado e repleto de bênçãos! Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Bom dia.
    Concordo com você.
    A internet faz parte da minha vida a 10 anos.Aprendi muito aqui é meu refúgio.Pega que muitas vezes a maioria das pessoas não sabem aproveitar o que há de bom.
    Grande abraço
    se cuida

    ResponderExcluir
  18. Passa lá no blog! Tem uma brincadeirinha p/vc! Ótimo domingo! Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Bom dia, Marly.

    Seu texto está perfeito.Tudo que é demais, faz mal.

    Beijinhos e um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  20. Olá! Bom dia!
    Mais um texto belíssimo! Muito bem elaborado,articulado, linguagem simples, clara e objetiva!
    Sim! Concordo! À partir do momento que usamos as Redes Sociais,de forma desmedida, viciante, substituindo ações reais por virtuais,ficando mercê, e se afastando da sociabilização "real" é um mal! Porém, penso que, se utilizarmos de forma correta e moderada, como alternativas e não soluções, sempre será uma ótima ferramenta de sociabilização, divulgação, lazer, informações etc!Penso eu!
    Obrigado pelo carinho! Doce, é bem melhor, rsrs!
    Bom domingo!
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  21. Ola Marly:
    Belissimo texto,
    palavras profundas e reais!
    Acho que é inevitavel que algumas pessoas façam uso da internet
    de forma desmedida e incontrolavel,porem para estas pessoas talves seja melhor a escolha da internet para atender sua patologia , pois para elas se não for a internet vai ser a bebida, ou qualquer outra forma de doping!
    Grande abraço
    Paulo

    ResponderExcluir
  22. Um texto muito real. Descreve bem o que está acontecendo com muitas pessoas. Por vezes fico pensando quais serão as futuras doenças, inclusive mentais, que surgirão deste novo comportamento.
    Busco equilibrar os contatos virtuais com os reais, porém percebo o quanto o virtual fascina.

    abraço

    ResponderExcluir
  23. Tens carradas de razão.
    O mundo virtual não pode fazer desaparecer o mundo real.
    Parabéns pelo teu excelente texto de opinião.
    Querida amiga, tem um bom domingo e uma boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  24. Apesar de estarmos cercados de possibilidades, o mundo virtual as vezes é muito frio, distante,,,viciante,,,,beijos de boa semana pra ti amiga.

    ResponderExcluir
  25. Muito verdadeiro e pertinente seu texto. Um caminho que se inicia no entusiasmo e, como as drogas, acaba envolvendo em demasia. Passa-se a trocar o afago real pelo virtual. A companhia diária que se pode tocar, pela que vem da telinha. Pode haver prazer no uso internet, desde que não se abdique de tantos outros, próximos e reais. Vejo mais perigosa a escolha quando feita por crianças e jovens, que ainda não percorreram os trajetos pelos quais passamos.

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  26. Eu acho que tem que haver equilibrio em tudo.
    As vezes as pessoas quem suprir suas carencias com os contatatos que a internet propicia.
    Seu testo como sempre hiper bem escrito e pertinente!!!
    marlinha..um beijo..

    ResponderExcluir
  27. Oii gostei do texto, realmente tem que haver equilíbrio.

    bjs
    http://cosmeticosbelezasaude.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Belo e lúcido seu texto! O computador nos ajudou de um lado, mas nos embotou do outro. Temos acesso a todos os cantos do planeta; a pessoa escolhida pode vir da Austrália - após trocarmos afetos virtuais -, mas custamos a visitar um parente ou levarmos nossa solidariedade a um amigo hospitalizado. Desacostumamos com atitudes mais atenciosas, com emoções concretas, de poder acreditar, de compartilhar, de não esconder lágrimas e de poder estar perto de alguém dividindo o peso da vida sem precisar balbuciar algo, apenas sentir e levar conforto. De estar presente.

    Ainda não sei a dimensão disso tudo.
    Beijos pra você.
    Tais Luso

    ResponderExcluir
  29. Concordo com você, mas existem aqueles que por um motivo ou outro entram em contato com o mundo deles através da internet. Foi o caso do dia da neve em Nova York, onde faltou luz e os notebooks deram o recado. Houve uma propaganda, não me lembro qual, que dizia das vantagens de se usar um produto com parcimônia, penso que este é o caso quando se trata da internet. Amei o seu texto. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  30. Marly, eu sou um dos que se sentem mergulhados na Solidão Virtual. Se antes já tinha dificuldades em me relacionar com as pessoas, agora, depois da Internet, essa dificuldade aumentou. Como sair disso? Meu beijo.

    ResponderExcluir
  31. Um segunda feira repleta de paz pra ti amiga...beijos.

    ResponderExcluir
  32. Ola, encontrei seu blog passeando pela internet e achei muito bonito e interessante...

    Se puder, venha conhecer o meu. Sigo de volta se me seguir com certeza!

    Bjo grande
    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  33. Bom dia, amiga.É, você está certa. A facilidade em criar amigos na internet é muito fácil. Esperamos contudo, que eles não sejam falsos como as pessoas que em sua maioria nos cercam.
    Confesso, que tenho muito mais empatia por quem eu conheci na net, do que pelos meus próprios vizinhos.
    Prefiro abrir o meu coração para pessoas que entendo como amigas, que conheci virtualmente, mas que são humanas como eu.
    Já fiz isso com algumas, e você está incluida.
    Pessoas com as quais eu abri o meu coração, chorei, e através de e-mail, conversas, me apoiaram.
    Sei que o contato pele, olho no olho, é muito importante, mas eu sinto prazer em acordar e comentar, ler, conversar com vocês!
    Sinceramente? Eu me sinto muito bem, e espero que quem converse comigo, também!
    Sei por outro lado, que tudo requer um equilíbrio, e este eu tento considerar, pois existem outros afazeres.
    Toda a sua colocação foi PERFEITA!
    Um beijo na sua alma linda e doce, e tenha uma semana abençoada!

    ResponderExcluir
  34. Belissimo texto, que merece que todos reflitamos sobre ele!...

    Beijos!
    AL

    ResponderExcluir
  35. Oi Marly, concordo com sua postagem, muitas pessoas confunde o mundo virtual com o mundo real. Também fiz uma postagem de um texto da Rosimeire Zago."Mesmo quem diz não ter tempo para se sentir sozinho, que solidão é sinal de depressão, doença, coisa para quem não tem amigos, família, com certeza já se sentiu só em alguma fase da vida, em alguma situação".
    O Solitário continua sendo solitário mesmo com toda essa tecnologia. Você entra numa comunidade e lá estão milhares de pessoas, mas todos estão por trás de uma tela, muitos você nem sabe quem são de verdade. Pode não ter a solidão ali, mas do seu lado sim.
    Ja fui apaixonada pelo virtual no começo, tudo tinha um brilho diferente, muitas novidades, muitas coisas pra aprender. Hoje sei dividir o meu mundo virtual pelo meu mundo real. Não deixo de fazer nada no meu real pelo virtual.
    "Nunca me senti só. Gosto de estar comigo mesmo. Sou a melhor forma de entretenimento que posso encontrar.”(Charles Bukowski)
    Parabéns pelo excelente texto Marly.
    Ótima semana cheia de coisas especiais pra ti minha amiga.
    Beijos grande!

    ResponderExcluir
  36. Oi minha querida MESTRE Marly. Que texto profundo, realmente é assim, exatamente assim que vejo a internet. Por isso procuro ficar o mais longe dele possível, mesmo deixando muitas vezes de visitar meus amigos virtuais em seus blogs. Não posso, não devo e não quero virar uma MANÍACO NA INTERNET. Eu apenas USO ELA, não pretendo deixar que ELA me USE. Concordo plenametne com todas as tuas palavras, infelizmente a internet virou um vício e todo vício é fatal. Num futuro não muito longiquo veremos as consequencias dela. Falamos, damos bom dia para milhares de pessoas pela net mas quando passamos por alguém na rua fazemos de conta que o outro não existe. Visitar os vizinhos? os amigos? prá que... temos tantos amigos virtuais né... Por isso estou saindo nesse momento para visitar uma tia e vários primos. Eu uso a net, mas não pretendo deixar que ela me use. Um grande beijo, FIQUE COM DEUS. Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  37. Marly, excelente exposição.
    Quanto a mim, que já sou crescida, das novas tecnologias só retirei vantagens.
    Tornei-me uma pessoa mais informada, pratico a escrita que me apaixona e tenho criado verdadeiros laços de afeto.
    No global, concordo com a tua posição que encara as duas faces da moeda.
    Brilhante, como já nos habituaste!

    ResponderExcluir
  38. Olá, Marly. O seu texto realmente diz tudo... pois corremos esse risco. Tem que haver equilibrio, moderação. Obrigada amiga pela partilha. Agradeço o carinho da sua visita! Desejo uma boa semana. Bjos!

    ResponderExcluir
  39. Realmente estamos na era exagerada da tecnologia, mas isso não teremos como parar, afinal a tendência é cada dia mais e mais... Sorte nossa que fomos agraciados pela experiência aliada ao momento presente. Agora é ter sabedoria pra ensinar nossos filhos a não valorizar a máquina, e sim o ser humano que é quem interessa. Bj e grata pela companhia sempre. Fica com Deus

    ResponderExcluir
  40. Um texto muito atual que toc problemas reais: nos distanciarmos do mundo real e nos refugiarmos nesse mundo virtual acentua a nossa solidão...é contra a natureza himena...
    MUITO BOM:
    BJ

    ResponderExcluir
  41. Oi, Marly,

    Você abordou bem a questão da virtualização da vida. Acho que o desequilíbrio acontece por falta de limites, embora pouca gente admita isso.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  42. MARLY,

    fiquei um tempinho sem vir aqui por motivos outros e independentes da minha vontade e , como já me arrependo disso.

    Que senhor blog minha amiga e que postagens, em forma e conteúdo, sempre muito competentes.

    O virtual Marly, também eram as cartas, telegramas, telefonemas quando estes eram ainda de difícil acesso e esporádicos e o que, a internet fez, foi provovocar a concentração de todas as formas possíveis de comunicação e criar a convergências de todas as possibilidades de interatividade virtual de forma instantânea entre qualquer ser humano, em qualquer parte do mundo.

    Mas, como ainda gosto de mandar e receber cartas de amor manuscritas e perfumadas.

    Delicia, não é?

    Fala sério!

    Um abração carioca.

    ResponderExcluir
  43. Aconteceu comigo, vivi um tempo tão envolvida com esse mundinho virtual, que até "paixão eu senti sem conhecer... era uma neurose, nem gosto de lembrar; depois me afastei totalmente e agora voltei, mas sentia "pânico ao pensar em ligar o computador. Sofri, mas penso que tô curada. Como disse alguém aqui, tem que haver equilíbrio e muito cuidado, principalmente os solitários, como eu.
    Beijos, tô te seguindo.

    ResponderExcluir
  44. Bom dia minha bochechinha rosada!
    Se não fosse a net eu jamais teria a chance de viver dias tão felizes com meus seguidores.Estava lendo os comentários deles,vejo que alguns fazem parte do meu universo virtual.No resumo eles falam de uma frieza que realmente eles não se dão conta,que por traz da telinha temos o coração pulsante,que fala por nós nas escritas.eu amo esse mundo,amo todos meus seguidores,tenho como pessoas do meu círculo de amizade.Aqui conheci e construi amigos,filhos,afilhados,e para vc que não sabe.Hoje meu único e verdadeiro amor veio desse veículo,ele anda por aqui fazendo amigos tbm como eu.Nos encontramos para sermos felizes e estamos sendo.então eu não posso falar nem comentar do seu post.Eu só quero te adiantar que vc existe e é real e eu te amo e te adimiro pela tua inteligência.És uma menina porreta,falas,dizes,escreves com à alma,e eu te amo neste mundo virtual.E sei e sinto que tbm tenhes por mim uma grande afeição.então vamos mudar a direção desse barco,kkkkkkkkkkkkk
    Linda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  45. Olá!
    É sexta-feira? É o fim da semana?
    Esta é uma razão pela qual eu também estou feliz por vir um pouco de tempo em seu blog.
    Fico feliz também que você tem lealdade ao meu blog, na verdade, a diferença de cultura, diferentemente continente, a diferença da língua, traz para blogs, toda uma nova dimensão, ele permite que as pessoas saibam, de conversar com pessoas que nunca teria conhecido no mundo real, e é isso que eu acho incrível
    Então, obrigado por sua presença.
    Desejo-lhe um fim de semana agradável
    beijos
    cordialmente
    C
    http://nsm01.casimages.com/img/2009/02/22/090222022826505743194630.jpg

    ResponderExcluir
  46. gostei muito do teu blog estou a seguir

    ResponderExcluir

Se leu-me até aqui, deixe uma palavreseadinha aqui [blogueiros adoram comentários rsrs]